Já estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo seletivo oferece vagas em instituições públicas de ensino e utiliza como critério de seleção a nota do Enem. Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem acessar o resultado individual da prova desde a última sexta-feira.

- Resultado do ENEM 2019/2020 é divulgado: INEP divulga notas

No primeiro semestre de 2020 o Sisu vai oferecer 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior. Para concorrer a uma das vagas o estudante precisa ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota maior que zero na prova de redação.

Inscrição no SISU abre dia 21

Para realizar a inscrição o candidato deve acessar a página do Sisu - sisu.mec.gov.br - e preencher os campos com o número de inscrição e senha do Enem 2019. Caso o candidato não lembre destes dados é possível recuperá-los na página do Enem. A inscrição é feita exclusivamente pela internet e não possui cobrança de taxas. As inscrições do Sisu 2020 encerram às 23h59min do dia 24 de janeiro de 2020 (horário de Brasília/DF).

O candidato poderá escolher até duas opções de curso buscando por lista de municípios, instituições e/ou cursos que tem interesse nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnológico. Caso queira mudar as opções de cursos escolhidas o candidato terá somente o período de inscrições para fazê-la.

O resultado, que sairá no dia 28 de janeiro, poderá ser consultado no boletim do candidato, disponível na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC.

Cronograma Sisu 2020

21 a 24 de janeiro: período de inscrições
28 de janeiro: Resultado da chamada regular
29 de janeiro a 04 de fevereiro: Matrícula da chamada regular
29 de janeiro a 04 de fevereiro: Prazo para participar da lista de espera
07 de fevereiro a 30 de abril: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

Nota de corte - o que é?

A nota de corte é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição. Durante o período de inscrição, o Sisu calcula, uma vez por dia, a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O cálculo é feito para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte não serve como garantia de que o candidato será selecionado.

Nota do Enem 2019

As instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes para as provas do Enem 2019, de forma que a nota do mesmo candidato pode ser diferente para cada curso, conforme os parâmetros definidos pela instituição. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema de acordo com as especificações da universidade escolhida e uma nova nota é designada ao candidato.

Ainda é possível que o candidato obtenha notas diferentes para o mesmo curso dependendo da modalidade em que ele irá se inscrever (ampla concorrência ou ação afirmativa).

Lista de espera - como funciona?

Poderá participar da lista de espera apenas o candidato que não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso selecionadas. Assim, candidato deve escolher entre uma das opções de curso para esperar na lista. Para fazer isto o candidato deverá acessar o seu boletim na página do Sisu durante o período específico (29 de janeiro a 04 de fevereiro) e clicar no botão correspondente ao interesse de participar da lista de espera.