O período de inscrições para o grande Vestibular da Fuvest 2025, principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), já está oficialmente aberto. A edição deste ano trouxe mudanças importantes para os candidatos. Entre elas, a possibilidade de escolher o local da prova na primeira fase, uma demanda antiga dos vestibulandos que, pela primeira vez, será atendida.
A Fuvest, responsável pela aplicação do exame, abriu inscrições na segunda-feira (18) e segue com o prazo até o dia 7 de outubro. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo site da fundação, onde o candidato deverá criar uma conta, enviar documentos obrigatórios e escolher a carreira e curso desejados.
A taxa de inscrição é de R$ 211, com possibilidade de redução de 50% para quem atende aos critérios de desconto.
Neste ano, a USP oferece 8.147 vagas em cursos de graduação, distribuídas da seguinte forma: 4.888 para Ampla Concorrência, 2.053 para candidatos de escolas públicas e 1.206 para egressos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Uma das principais mudanças no edital 2025 é a possibilidade de o candidato indicar a escola de preferência para a realização da prova da primeira fase, quando houver mais de uma instituição aplicadora na mesma cidade ou região.
A indicação deverá ser feita entre 13 e 17 de outubro, dentro da Área do Candidato no site da Fuvest.
A seleção seguirá uma ordem escalonada, respeitando a data de confirmação da inscrição:
- 13/10: candidatos que fazem parte dos primeiros 20% confirmados;
- 14/10: do 21% ao 40%;
- 15/10: do 41% ao 60%;
- 16/10: do 61% ao 80%;
- 17/10: do 81% ao 100%.
A medida tem como objetivo dar mais autonomia aos estudantes e reduzir deslocamentos longos até os locais de prova, especialmente na capital paulista, onde há grande concentração de candidatos.
Outra novidade anunciada para este ciclo é a criação do Programa Fuvest Escuta, iniciativa que busca oferecer suporte emocional aos vestibulandos. A ação é resultado de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Por meio do programa, serão realizadas rodas digitais de conversa com psicólogos, com capacidade de atendimento a até 10 mil candidatos. Nessas sessões, os estudantes poderão compartilhar angústias, aprender técnicas de controle da ansiedade e receber orientação profissional.
Inclusão e recursos específicos
A Fuvest também reforça seu compromisso com a acessibilidade. Candidatos que necessitam de condições especiais para a realização da prova como tempo adicional, provas em braile ou ampliadas, versões adaptadas para daltônicos ou suporte para amamentação e uso de cadeiras de rodas, podem solicitar os recursos no ato da inscrição.
Para 2025, quem perdeu prazos anteriores terá uma nova chance: os pedidos poderão ser feitos até 1º de setembro, dentro dos primeiros 15 dias do período de inscrições.
Etapas de inscrição
O candidato deve apresentar CPF, documento de identidade com foto, e uma fotografia recente sem acessórios ou filtros, além de informar um e-mail válido. Na sequência, é necessário selecionar até quatro opções de curso.
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa e a escolha do local de prova, o que garante o registro oficial do estudante no vestibular. Para auxiliar os vestibulandos, a fundação disponibilizou guias digitais no site oficial, incluindo informações detalhadas sobre carreiras, provas e a jornada universitária.
Calendário do vestibular da Fuvest 2025
- Inscrições: até 7 de outubro de 2025 pelo site da FUVEST
- Indicação de local de prova: 13 a 17 de outubro de 2025
- Divulgação dos locais de prova: 31 de outubro de 2025
- Primeira fase (prova de conhecimentos gerais): 23 de novembro de 2025
- Convocação para segunda fase e divulgação de locais: 1º de dezembro de 2025
- Segunda fase (provas discursivas): 14 e 15 de dezembro de 2025
- Provas de competências específicas - Música: 9 a 12 de dezembro de 2025
- Provas de competências específicas - Artes Visuais: 11 de dezembro de 2025
- Provas de competências específicas - Artes Cênicas: 5 a 9 de janeiro de 2026
- Primeira chamada de matrícula: 23 de janeiro de 2026
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: