A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) está se movimentando para a abertura de um novo concurso, e os concurseiros já estão em alerta. Nesta sexta-feira, dia 27, a corporação confirmou que a Fundação Vunesp será a banca organizadora da seleção para soldados, com a responsabilidade de conduzir um edital que oferecerá um total de 2.700 vagas. Vale ressaltar que a PM-SP possui autorização anual para preencher um total de 5.400 postos.

O procedimento de escolha da Fundação Vunesp foi realizado por meio de dispensa de licitação, agilizando o processo para atender à demanda por novos soldados na corporação.

Assim como em 2022, quando o primeiro edital foi publicado em junho, seguido pelo segundo em novembro, é possível que os mesmos trâmites sejam seguidos este ano. Isso significa que o segundo edital, com as 2.700 vagas restantes deve sair em novembro.

Veja a publicação oficial:

Créditos: Divulgação/Diário Oficial de SP
Créditos: Divulgação/Diário Oficial de SP

Novo edital vem aí

Para completar o preenchimento das 5.400 vagas autorizadas, será necessário a abertura de mais um concurso PM-SP. O primeiro edital, com 2.700 vagas, foi publicado em junho deste ano. O segundo edital, organizado pela Vunesp, também contará com 2.700 vagas e se destina ao cargo de soldado PM de 2ª Classe, com ganhos iniciais de R$ 4.852,21.

O cargo de soldado exige nível médio de escolaridade, idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos (exceto para quem já é policial militar), estatura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, além da posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "B" a "E".

Andamento do concurso PM-SP para 2.700 Vagas

Enquanto a expectativa para o novo concurso cresce, o último concurso da Polícia Militar de São Paulo ainda está em andamento. O edital, publicado em junho, ofereceu 2.700 vagas para o cargo de soldado de 2ª classe. As provas foram realizadas em setembro, abrangendo 37 cidades do Estado de São Paulo e 14 capitais. A avaliação consistiu em 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões)
  • Matemática (15)
  • Conhecimentos Gerais (15)
  • Noções Básicas de Informática (5)
  • Noções de Administração Pública (5)

Além disso, os candidatos precisaram escrever uma redação dissertativa.

Os aprovados nas provas escritas avançaram para as próximas etapas do concurso, que incluem:

  • Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório
  • Exames de saúde, de caráter eliminatório
  • Exames psicológicos, de caráter eliminatório
  • Avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, de caráter eliminatório
  • Análise de documentos, de caráter eliminatório

O exame de aptidão física envolve testes de flexão e extensão de cotovelos, resistência abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos. A realização dessas etapas pode ocorrer em diferentes cidades do estado, e a escolha da cidade de realização não implica necessariamente que o candidato será lotado naquela localidade.

Após a conclusão do processo, o concurso público terá uma validade de três meses, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.