Questões filtradas por: cargo de administrador

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Tipos e Modalidades ? Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão
Órgão: DPE-MT
Ano: 2015

Relacione as modalidades de licitação às respectivas características.
1. Concorrência
2. Tomada de Preços
3. Convite
4. Concurso
( ) Realizada entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório.
( ) Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
( ) Licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial.
( ) Realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

002
Matéria: Gestão de Pessoas
Órgão: EMPLASA
Ano: 2014

Quanto aos objetivos, os planos de benefícios podem ser: assistenciais – provêm o empregado e sua família de certas condições de segurança e previdência em casos de imprevistos ou emergências, fora de seu controle ou de sua vontade; recreativos – proporcionam ao empregado condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo; supletivos – proporcionam aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida.

Assinale a alternativa que contém um benefício supletivo.

003
Matéria: Administração Financeira e Orçamentária
Órgão: IBAMA
Ano: 2013

Com base nas leis que regulam o sistema tributário nacional e nas normas gerais de direito financeiro, julgue os itens que se seguem.


O balanço financeiro deve demonstrar as receitas e as despesas previstas, em confronto com as receitas e as despesas realizadas.

004
Matéria: Morfologia
Órgão: UNIFESP
Ano: 2013

A forma que substitui adequadamente a palavra mas, no trecho " Mas será quo é só na quimica que podemos errar em dosagens a ponto de causar algum mal quem sabe até a morte? ". mantendo o sentido original, com coerëncia e coesão e:

005
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: ANATEL
Ano: 2012

Imagem 001.jpg

Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Infere-se da leitura do texto que o autor contrapõe a conquista pelo Brasil da quarta colocação mundial em número de linhas ativas à insatisfação dos consumidores com a prestação dos serviços de telefonia no país.

006
Matéria: Administração Geral
Órgão: UFBA
Ano: 2012

Responda:

C, se a proposição for certa;
E, se a proposição for errda.
O poder pode ser definido como a capacidade de exercer influência, havendo cinco formas básicas de fazer isso, quais sejam: coação, sugestão, persuasão, emulação e motivação, sendo a persuasão o ato de incitar, com vigor, uma pessoa ou um grupo para que possa igualar ou superar um modelo tomado como padrão.

007
Matéria: Denotação e Conotação
Órgão: Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano: 2011

Texto: A melhor resposta à dor

As cidades constituem-se como o maior artefato da cultura. E, justamente, se opõem à natureza. Qualquer condição urbana é um intervento sobre as condições naturais, o que desequilibra o status quo.
O convívio é algo necessariamente conflituoso, tenso, perigoso. E, como não temos o controle sobre a natureza, precisamos trabalhar com o imponderável e revesti-lo de cuidados compatíveis com as possibilidades do universo em convivência.
A ocupação das margens de rios é um modelo convencional na produção urbana. Todas as culturas o fizeram. Muitas cidades já sofreram com enchentes - e mesmo assim se mantiveram no mesmo lugar. É que razões mais determinantes foram escolhidas.
Também a ocupação de encostas e de morros é outro modelo universal. Mas há encostas firmes, há encostas frágeis. Há encostas que rompem sem ação antrópica e outras onde é a ação do homem que causa a derrubada.
No entanto, as cidades vitoriosas foram aquelas que souberam ajustar suas razões às da natureza. Mas, para o fazerem, planejaram, escolheram, construíram sistemas próprios, capazes de alcançar um patamar de confiança e conforto em que pudessem superar as incertezas do meio.
O Rio de Janeiro é uma cidade que tem aprendido. Das tragédias da década de 60, emergiu o serviço de geotecnia extremamente bem-sucedido da GeoRio. Nesses 40 anos, a cidade tem investido poderosamente na contenção de encostas e na eliminação de risco.
O Rio também tem investido na proteção a famílias em risco. É claro que não é simples, considerando-se que a falta de política habitacional é uma realidade no nosso país. Mas é considerável o esforço do município no reassentamento de famílias, pelo menos desde a década de 90, através do programa Morar Sem Risco.
O monitoramento das condições meteorológicas é outro trabalho importante que obviamente não previne as chuvas, mas pode ser útil na prevenção do dano. Monitorar e informar, alertar as famílias em risco, é tarefa complexa, de grande exigência tecnológica, que hoje já pode ser feita com bom resultado.
Agora, ante a dor, a melhor resposta será a busca da cooperação.


(Sérgio Magalhães - O Globo, 16/01/2011- disponível em: http://www.cidadeinteira.blogspot.com/ - fragmento)
Em “Muitas cidades já sofreram com enchentes...” faz-se uso do recurso que consiste em designar partes (cidadãos, autoridades) pela palavra que nomeia o todo (cidades). O mesmo recurso é empregado em:

008
Matéria: Estudos de usuários
Órgão: ANEEL
Ano: 2010

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Sistemas de recuperação de informação que adotam a abordagem cognitiva aplicam o princípio da equivalência, segundo o qual a representação da necessidade de informação do usuário e a representação dos documentos são equivalentes.

009
Matéria: Receita Pública
Órgão: PGE-RJ
Ano: 2009

As receitas orçamentárias no Brasil são classificadas por categoria econômica, de acordo com o artigo 11 da Lei nº 4.320/64, em

010
Matéria: Tribunais de Contas
Órgão: ANATEL
Ano: 2009

Como princípio fundamental da administração pública, previsto
já no Decreto-lei n.º 200/1967, o controle da administração
pública federal envolve o exercido pela chefia imediata, pelos
órgãos próprios de cada sistema, pelos órgãos responsáveis pela
aplicação dos dinheiros públicos e guarda dos bens da União e
pelos órgãos próprios do sistema de contabilidade e auditoria.
Acerca do controle na administração pública federal e da atuação
do TCU nesse sentido, julgue os itens seguintes.Os certificados de auditoria interna são classificados em sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião.