Questões filtradas por: cargo de agente administrativo

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Intervenção do Estado na Economia Órgão: AGU Ano: 2014

O processo democrático avança em vários segmentos da sociedade. A Lei Federal n° 12.815/13 contém a previsão de um órgão consultivo nos portos organizados. Assinale a alternativa que indica a denominação desse orgão.

002 Matéria: Conceito, competência legislativa, sujeitos e finalidades das licitações Órgão: MPOG Ano: 2009

O Diretor de Administração de uma Autarquia Federal, localizada no Rio de Janeiro, pretende alienar, através de leilão, veículos de propriedade da Autarquia. No tocante a necessidade e as exigências relativas a publicação do edital em Diário Oficial é correto afirmar:

003 Matéria: Lógica de Argumentação - Diagramas e Operadores Lógicos Órgão: SUDECO Ano: 2013

Fernando, Bruno, Gilberto, Sérgio e Cláudio são agentes administrativos da SUDECO e vão dividir, no setor onde trabalham não necessariamente nessa ordem, as tarefas de arquivamento, atendimento ao público, controle de materiais, avaliações de documentos e conferência. Para ser justo com todos, o chefe do setor fez um sorteio aleatório para definir uma única tarefa para cada um dos cinco agentes administrativos. Na hora do almoço, os cinco agentes administrativos fizeram as seguintes previsões a respeito do sorteio:

– Fernando disse: “Acho que eu farei a conferências, Bruno fará os arquivamento Sérgio fará o atendimento ao público e Cláud fará avaliações de documentos.”

– Bruno disse: “Acho que Fernando fará avaliaçõe de documentos ou fará atendimento ao público.”

– Gilberto disse: “Acho que Sérgio fará a conferências ou fará controle demateriais.”

– Sérgio disse: “Acho que farei avaliações d documentos.”

– Cláudio disse: “Acho que o atendimento a público será feito pormimou por Bruno.”

Considerando que, na hora do resultado, todos haviam errado todas as previsões, é correto afirmar que as tarefas sorteadas para Fernando, Bruno, Gilberto e Sérgio foram, respectivamente:

004 Matéria: Equivalência Lógica e Negação de Proposições Órgão: SUDECO Ano: 2013

Dizer que “Augusto é agente administrativo ou Simone não é supervisora” é logicamente equivalente a dizer que:

005 Matéria: Administração Geral Órgão: SEMED-MA Ano: 2008

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os requisitos necessários ao bom funcionamento de uma equipe ao significado que cada um deles assume para a manutenção e desenvolvimento do grupo. Após numerar a segunda coluna, marque a opção que apresenta a seqüência CORRETA.

1ª Coluna - Requisitos

( 1 ) Comunicação aberta

( 2 ) Aceitação das diferenças individuais

( 3 ) Disposição para aprender e compartilhar

( 4 ) Postura ética

( 5 ) Flexibilidade

2ª Coluna – Significados

( ) A riqueza das equipes está centrada na diversidade dos traços individuais e valores de seus integrantes. As diferenças devem servir para ampliar as habilidades e competências coletivas da equipe.

( ) É recomendável incentivar a troca de papéis e até mesmo a alternância dos postos de comando dentro da equipe, a fim de dar oportunidade a todos e aproveitar ao máximo as qualidades pessoais de cada um.

( ) O desenvolvimento profissional deve ser compreendido como um processo coletivo; os conhecimentos e habilidades pessoais devem ser compartilhados para engrandecimento da capacidade de trabalho da equipe.

( ) Deve prevalecer a liberdade de expressão e o livre acesso às informações, a fim de que todos se sintam responsáveis e tenham condições de propor melhorias ao trabalho.

( ) As relações entre as pessoas devem se fundar nos compromissos assumidos, na lealdade, na confiança e no respeito mútuo, sob pena de se ver ameaçada a coesão da equipe.

006 Matéria: Português Órgão: SUSAM Ano: 2014

Cafezinho

Leio a reclamação de um repórter irritado que precisava falar com um delegado e lhe disseram que o homem havia ido tomar um cafezinho. Ele esperou longamente, e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.

Tinha razão o rapaz de ficar zangado. Mas com um pouco de imaginação e bom humor podemos pensar que uma das delícias do gênio carioca é exatamente esta frase:

— Ele foi tomar café.

A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho". Para quem espera nervosamente, esse "cafezinho" é qualquer coisa infinita e torturante. Depois de esperar duas ou três horas dá vontade de dizer:

— Bem, cavalheiro, eu me retiro. Naturalmente o Sr. Bonifácio morreu afogado no cafezinho.

Ah, sim, mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago:

— Ele saiu para tomar um café e disse que volta já.

Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar:

— Ele está? - alguém dará o nosso recado sem endereço. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado será o mesmo:

— Ele disse que ia tomar um cafezinho...

Podemos, ainda, deixar o chapéu. Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo. Assim dirão:

— Ele foi tomar um café. Com certeza volta logo. O chapéu
dele está aí...

Ah! fujamos assim, sem drama, sem tristeza, fujamos assim. A vida é complicada demais. Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra. O melhor é não estar.
Quando vier a grande hora de nosso destino nós teremos saído há uns cinco minutos para tomar um café. Vamos, vamos tomar um cafezinho.

(Rubem Braga)"Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar:

Ele está? - alguém dará o nosso recado sem endereço. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado será o mesmo... "

Nesse segmento do texto, os elementos sublinhados correspondem a determinadas representações.

Assinale a opção que indica a representação incorreta.

007 Matéria: Conhecimentos Gerais Órgão: AGU Ano: 2014

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño.

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)

A comissão de chanceleres tem a(s) função(ões) de

008 Matéria: Forma, Sistema e Fundamentos da República Órgão: PRF Ano: 2012

Com relação aos princípios fundamentais, às classificações e ao
conceito de constituição, julgue os itens a seguir.
Considerando-se a diferença entre os fundamentos e os objetivos da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que a dignidade da pessoa humana é um fundamento e, não, um objetivo.

009 Matéria: Administração Financeira e Orçamentária Órgão: Polícia Federal Ano: 2004

Com relação a conceitos de administração financeira, especialmente no que se refere a balanço patrimonial, julgue os itens abaixo.

Lucros ou prejuízos acumulados são parte das reservas de lucros que ainda não teve seu destino final determinado.

010 Matéria: Lei Complementar nº 141, de 9 de fevereiro de 1996 (Lei Orgânica do do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte) Órgão: MPE-RN Ano: 2010

As questões de números 21 a 25 referem-se à Lei Orgânica e Estatuto do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.

Nas faltas ou impedimentos, o Corregedor-Geral do Ministério Público será substituído pelo

Siga nossas redes sociais