Questões filtradas por: cargo de analista previdenciário - contabilidade

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Contabilidade Pública Órgão: INSS Ano: 2005

Observe o seguinte enunciado: “...receita derivada que o Estado arrecada mediante o emprego de sua soberania, nos termos fixados em lei, sem contraprestação diretamente equivalente, e cujo produto se destina ao custeio das atividades gerais ou específicas que lhe são próprias.” Este conceito define:

002 Matéria: Contabilidade Pública Órgão: INSS Ano: 2005

A Lei Complementar no 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, tem como um dos seus fundamentos a rigidez na previsão das receitas dos entes públicos. Sobre o assunto, o artigo 12 da mesma lei reza o seguinte:

Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

Dessa forma, considerando-se a importância que a Lei atribui à previsão de receitas, poderá ser admitida uma alteração nesta previsão?

003 Matéria: Auditoria Órgão: INSS Ano: 2005

O auditor externo verificou que o controle da empresa sobre as contas a receber é muito bom, existindo muitas duplicatas a receber com valores pequenos, o que reduz o risco de inadimplência da empresa. Nesse caso, o procedimento de auditoria adotado pelo auditor deverá ser:

004 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: INSS Ano: 2005

A Cia. Gama, empresa de extração de areia, utiliza uma máquina que, por problemas de corrosão, tem sua depreciação alocada em função da matéria-prima processada. A máquina foi adquirida por R$ 850.000,00 e tem sua vida útil limitada ao processamento de 500.000.000 kg de matéria- prima. Num determinado período, a empresa retirou 2.000.000 kg de areia lavada e 500.000 kg de areia de frigir, tudo processado pela mesma máquina.
Pelo método de depreciação das unidades produzidas, o valor da depreciação do período, em reais, será de:

005 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: INSS Ano: 2005

Pode-se conceituar “Custo de Oportunidade” como o(a):

006 Matéria: Contabilidade Pública Órgão: INSS Ano: 2005

A despesa orçamentária compreende o conjunto dos créditos ou autorizações consignadas na Lei de Orçamento e se realiza por meio da denominada administração de créditos, percorrendo os estágios:

007 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: INSS Ano: 2005

Analise a tabela abaixo.

imagem-002.jpg

Sabe-se que:

⋅ os Departamentos A, B, C, D e E são de serviços;
⋅ os Departamentos Alfa, Beta e Gama são de produção;
⋅ já foi realizado o rateio primário (rateio dos custos indiretos de fabricação aos diversos departamentos);
⋅ o Departamento A serve a todos os demais departamentos, utilizando como critério de rateio o número de empregados de cada um.

As bases de rateio são apresentadas a seguir.

imagem-003.jpg

Com base nos dados acima, os valores, em reais, rateados do Departamento A para os Departamentos Alfa, Beta e Gama, respectivamente, são:

008 Matéria: Contabilidade Pública Órgão: INSS Ano: 2005

A Contabilidade Pública tem como campo de investigação:

009 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: INSS Ano: 2005

Durante o processo denominado “Padronização das Demonstrações Financeiras”, cujo objetivo é preparar as demonstrações para a análise, a conta “Duplicatas Descontadas”, se existir, deverá ser:

010 Matéria: Auditoria Órgão: INSS Ano: 2005

A amplitude dos testes de auditoria realizados pelo auditor externo numa determinada empresa será calibrada pelo(a):

Siga nossas redes sociais