Questões filtradas por: cargo de escrevente técnico judiciário

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Disposições Gerais na Administração Pública Órgão: TJ-SP Ano: 2012

Tércio Romano é empregado na área administrativa de uma sociedade de economia mista e foi convidado para ser as­sessor de um Vereador do Município onde é domiciliado. Tércio tem dúvida se pode, legalmente, aceitar a indicação para este cargo em comissão remunerado.

Nessa situação, com base no que dispõe a Constituição Federal sobre a acumulação de cargos públicos, é correto afirmar que Tércio

002 Matéria: Direito Processual Penal Órgão: TJ-SP Ano: 2014

Nos termos do quanto expressamente prescreve o art. 366 do CPP, se o acusado, citado por edital, não comparecer nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes. Nessa hipótese, presentes os requisitos atinentes à respectiva moda- lidade detentiva e com base unicamente no dispositivo de lei citado, está autorizado o juiz a decretar a prisão do acusado?

003 Matéria: Morfologia - Pronomes Órgão: TJ-SP Ano: 2011

Imagem 001.jpg

Em: - mamãe está recortando o jornal. - ao se substituir o jornal por um pronome, de acordo com a norma culta, tem-se:

004 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: TJ-SP Ano: 2013

imagem-retificada-texto-001.jpg
No trecho – Nesse contexto, governos e empresas estão fechando o cerco contra a corrupção e a fraude, valendo- -se dos mais variados mecanismos: leis severas, normas de mercado e boas práticas de gestão de riscos. – o emprego de dois-pontos cumpre a função de

005 Matéria: Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Órgão: TJ-SP Ano: 2015

Consoante as Normas da Corregedoria Geral da Jus­ tiça, os mandados de prisão

006 Matéria: Coesão e coerência Órgão: TJM-SP Ano: 2011

Imagem 005.jpg

Garantindo a coesão e a coerência do texto, a lacuna deve ser preenchida com

007 Matéria: Fonologia Órgão: TJ-SP Ano: 2013

Leia o texto, para responder às questões de números 01 a 11.

Imagem 001.jpg

É correto dizer que a acentuação gráfica que o autor emprega tanto segue a norma-padrão quanto desobedece a ela, neste caso, numa tentativa de imitar a entonação oral do chamamento. Essa afirmação é baseada na acentuação, respectivamente, de



008 Matéria: Português Órgão: TJ-SP Ano: 2015

O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui­lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mun­ do for mundo -, ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das clas­ ses sociais, dos indivíduos.

Todos os direitos da humanidade foram conquista­ dos pela luta; seus princípios mais importantes tiveram de e nfrentar os ataques daqueles que a ele se opunham; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só se afirma por uma disposição ininterrupta para a luta. O direito não é uma simples ideia, é uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na o utra s egura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.

O direito é um trabalho sem tréguas, não só do Poder Público, mas de toda a população. A vida do direito nos oferece, num simples relance de olhos, o espetáculo de um esforço e de uma luta incessante, como o despen dido na produção econômica e espiritual. Qualquer pessoa que se veja na contingência de ter de sustentar seu direito participa dessa tarefa de âmbito nacional e contribui para a realização da ideia do direito.

É verdade que nem todos enfrentam o mesmo desa­ fio. A vida de milhares de indivíduos desenvolve­se tran­ quilamente e sem obstáculos dentro dos limites fixados pelo direito. Se lhes disséssemos que o direito é a luta, não nos compreenderiam, pois só veem nele um estado de paz e de ordem.

(Rudolf von Ihering, A luta pelo direito)

É correto concluir que, do ponto de vista do autor,

009 Matéria: Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) Órgão: TJ-SP Ano: 2010

imagem-retificada-texto-003.jpgAtente para as afirmações:

I. A frase - Se as pessoas se opuserem à minha opção pelo futebol, eu me defendia. - obedece ao princípio de correlação de tempo verbal.

II. A frase - Intelectuais, professores, governo, ninguém desmobiliza a prontidão que o brasileiro tem pelo futebol. - está correta quanto à concordância verbal.

III. No período - Como ao ler as lendas da mitologia ou os romances de aventura, projetamos no futebol um gosto pela façanha... - a oração ao ler pode assumir, no contexto, a seguinte versão: quando lemos.

Está correto apenas o que se afirma em

010 Matéria: Matemática Órgão: TJ-SP Ano: 2015

imagem-006.jpgDesse modo, é correto afirmar que a soma das medi­das dos ângulos α e β é igual a

Siga nossas redes sociais