Questões filtradas por: cargo de oficial legislativo

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Português
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Felicidade não se compra?

Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

(Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)

A partir da leitura do texto, é correto concluir que os consumidores, hoje, ao adquirirem um produto, preocupam-se com

002
Matéria: Português
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Matusalém*
Não sei como, não sei quando, não sei por quê, fui incluída, à minha revelia, em um site de relacionamentos. Faz dias que meu e-mail é invadido por desconhecidos interessados em estabelecer contato comigo.
Na primeira vez que dei com a mensagem na tela, corri para as letras miúdas, a fim de cancelar a inscrição. Procedi como indicado, mas apareceu uma mensagem exigindo a senha. Eu não tinha a menor ideia do número da senha, eu não me lembro de ter cadastrado uma senha. Jamais, em hipótese alguma, eu me engajaria em um site de relacionamentos. Sou sociofóbica, nasci em meados do século passado e suspeito da massa de anônimos que povoam o ciberespaço.
Cliquei em “Esqueceu sua senha?”, e esperei pela nova, a ser enviada. Demorou, demorou, e nunca chegou. Escrevi para a entidade fantasma – cuja central de atendimento deve ser no México,na Rússia ou em Porto Rico –, exigindo a retirada do meu nome de
circulação. Não há números de telefones disponíveis, nem qualquer ser humano que dê atenção ao meu trauma. A cada contato, o cérebro eletrônico me lê como usuária assídua e redobra a seleção de contatos. Quem controla esse abuso? É o Procon?
Parei no e-mail. Eu amo e-mail. Você escreve quando pode e recebe quando é conveniente. É uma troca pessoal e intransferível, serve de documento e ainda obriga o cidadão a escrever alguma língua direito, com sujeito, verbo e predicado.
Usei o Twitter uma vez e saí batido, impressionada com o número de estranhos que passaram a me tratar como íntima. Não achei prudente a exposição.
A internet foi, e é, o estopim das manifestações de massa que explodiram mundo afora. Como sou antiga e uso meu computador como máquina de escrever e correio, só soube do acontecido depois que aconteceu. Meu filho de 13, não, esse estava informado sobre tudo.
Peco pelo conservadorismo, leio jornal impresso e me informo pela televisão. Ainda assim, ignorante, solitária e ultrapassada, troco toda a consciência pela glória da minha privacidade. Não nasci para o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Estacionei no caráter enciclopédico, epistolar*, matusalênico* das novas tecnologias.
(Fernanda Torres, Veja Rio, 15.07.2013, http://zip.net/bjlQrh, 17.12.2013. Adaptado)

* Matusalém: patriarca da Bíblia que teria morrido com 969 anos
* epistolar: relativo a cartas
* matusalênico: velho, antigo

Ao concluir o texto com a frase – Estacionei no caráter enciclopédico, epistolar, matusalênico das novas tecnologias. – a autora reforça

003
Matéria: Matemática
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Uma pesquisa identificou que um mesmo produto era comercializado nas lojas A, B, C, D e E pelos seguintes preços:

imagem-002.jpg

Sendo assim, pode-se afirmar corretamente que o preço médio desses produtos, considerando-se apenas essas lojas, é

004
Matéria: Ciência e Inovação Tecnológica
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Em outubro de 2013, o até então desconhecido Instituto Royal, em São Roque (SP), foi alvo de discussões acaloradas, invasões e várias reportagens da mídia porque uma de suas principais atividades era

005
Matéria: Política
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou a criação do partido da ex-senadora Marina Silva. Por seis votos a um, a maioria dos ministros entendeu que o pretendente não con- seguiu atingir o número suficiente de assinaturas. Com a decisão, o partido não poderá disputar as eleições de 2014.

(http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/10/tse-bnao-aprovab-novo- -partido-de-marina-silva.html. Adaptado)

O novo partido teria a designação de

006
Matéria: Editor de Textos - Microsoft Word e BrOffice.org Writer
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Observe a figura a seguir, parte do grupo Parágrafo, da guia “Layout da Página”, do MS-Word 2010, em sua configuração padrão.

imagem-011.jpg

Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual efeito de formatação está associado ao recurso apresentado na figura.

007
Matéria: Microsoft PowerPoint 2010
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Considere a figura a seguir, extraída do MS-Power Point 2010, em sua configuração padrão, para a resolução da questão. Ela apresenta uma forma, do tipo triângulo, em dois momentos: antes e depois da aplicação de recursos encontrados no grupo “Estilos de Forma”. Esse grupo pertence à guia “Formatar”, que aparece dentro da guia “Ferramentas de Desenho” quando uma forma é selecionada.

imagem-012.jpg

Assinale a alternativa que contém o nome do recurso utilizado, entre os dois momentos da figura, para colorir o interior do triângulo.

008
Matéria: Microsoft PowerPoint 2010
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Considere a figura a seguir, extraída do MS-Power Point 2010, em sua configuração padrão, para a resolução da questão. Ela apresenta uma forma, do tipo triângulo, em dois momentos: antes e depois da aplicação de recursos encontrados no grupo “Estilos de Forma”. Esse grupo pertence à guia “Formatar”, que aparece dentro da guia “Ferramentas de Desenho” quando uma forma é selecionada.

imagem-012.jpg

Assinale a alternativa que contém as opções do recurso “Contorno da Forma”, que foram modificadas, entre os dois momentos da figura.

009
Matéria: Legislação Municipal
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Ao Presidente da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, nos termos do Regimento Interno (Resolução n.º 322/2007), caberá, dentre outras atribuições,

010
Matéria: Legislação Municipal
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Sobre a ordem interna e o poder de polícia exercido no âmbito da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, é correto afirmar que o Regimento Interno (Resolução n.º 322/2007) prevê que