Questões filtradas por: cargo de oficial legislativo

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001
Matéria: Português
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Felicidade não se compra?

Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

(Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)

O autor relata uma iniciativa da Coca-Cola para

002
Matéria: Português
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Felicidade não se compra?

Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

(Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)

A partir da leitura do texto, é correto concluir que os consumidores, hoje, ao adquirirem um produto, preocupam-se com

003
Matéria: Português
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Felicidade não se compra?

Aconteceu de verdade, nos Estados Unidos – a Coca-Cola instalou uma daquelas máquinas que vendem refrigerante no refeitório de uma escola. Mas a máquina era especial. Quando os estudantes inseriam o dinheiro, não saía lá de dentro apenas uma garrafinha, mas várias. Com tantas Cocas na mão, os estudantes acabavam oferecendo aos colegas os refrigerantes a mais. Porém, a coisa não parou por aí. Um funcionário escondido dentro da máquina começou a passar pela fenda caixas de pizza, flores, balões, enfim, uma infinidade de agrados, para espanto e alegria da garotada.
Com essa iniciativa esquisita, a empresa quis reforçar a ideia de que, mais que comercializar produtos, sua missão é espalhar felicidade. Não foi à toa que ela batizou suas máquinas de “fábricas de felicidade”. Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos. Afinal, a questão aqui não se relaciona ao bem-estar do corpo e sim à busca do prazer,que hoje parece orientar boa parte de nossas escolhas. A verdade é que, de um jeito ou de outro, a felicidade agora pode ser encontrada em toda parte, pelo menos no que diz respeito à comunicação das marcas. A Best Buy, líder na venda de eletroeletrônicos nos Estados Unidos, também usou uma estratégia semelhante em suas campanhas de publicidade. Seu slogan é: “Você mais feliz”.
Essa guinada das empresas, que pararam de alardear a qualidade superior de seus produtos e passaram a vender felicidade, tem estreita relação com a mudança dos consumidores, hoje mais preocupados com os benefícios que as marcas trazem a suas vidas do que com o desempenho dos objetos que adquirem. Em outras palavras, mais que deixar limpas as roupas da família, uma nova lavadora economiza o tempo da dona de casa, o que se traduz em mais felicidade.
O diretor Frank Capra assinou, nos anos 40, uma verdadeira obra-prima, que em português ganhou o nome de “A Felicidade Não se Compra”. Hoje provavelmente esse título do filme não faria o menor sentido, porque o que as empresas oferecem é justamente a ilusão de felicidade, embutida nos produtos que vendem.

(Luiz Alberto Marinho, Vida Simples, 05.2010, http://zip.net/bplQ7v, 17.12.2013. Adaptado)

Considere a passagem do segundo parágrafo:

Não precisamos perder tempo discutindo se os produtos da multinacional americana podem, de fato, trazer felicidade, se são saudáveis ou nutritivos.

Assinale a alternativa que apresenta uma expressão que substitui, corretamente, o trecho destacado, por ter sentido semelhante.

004
Matéria: Matemática
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

A figura representa a vista superior de um jardim que será construído no andar térreo de um Shopping Center. Esse jardim tem a forma de um triângulo retângulo, com hipotenusa medindo 13 metros e um dos catetos medindo 12 metros.

imagem-004.jpg

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar corretamente que a área triangular, em metros quadrados, correspondente ao jardim, será de

005
Matéria: Conhecimentos Gerais
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encontrou-se com líderes republicanos e democratas no Congresso nesta quarta-feira, 02.10.13, para tentar romper um impasse que paralisou amplos setores do governo federal, mas não houve uma solução.
(http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-10-02/obama-e-congresso- -seguem-em-impasse-sobre-paralisacao-do-governo.html. Adaptado)

O problema enfrentado por Obama foi motivado pela dificuldade de os congressistas

006
Matéria: Microsoft PowerPoint 2010
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Considere a figura a seguir, extraída do MS-Power Point 2010, em sua configuração padrão, para a resolução da questão. Ela apresenta uma forma, do tipo triângulo, em dois momentos: antes e depois da aplicação de recursos encontrados no grupo “Estilos de Forma”. Esse grupo pertence à guia “Formatar”, que aparece dentro da guia “Ferramentas de Desenho” quando uma forma é selecionada.

imagem-012.jpg

Assinale a alternativa que contém o nome do recurso utilizado, entre os dois momentos da figura, para colorir o interior do triângulo.

007
Matéria: Internet Explorer
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

. No Internet Explorer 8, em sua configuração padrão, para testar se o item de uma página é ou não ____________, o usuário pode posicionar o mouse sobre o item, sem clicar.

A resposta será positiva, se o ponteiro do mouse mudar para uma mão com um dedo apontado.

Assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna do enunciado.

008
Matéria: Legislação Municipal
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Ao Presidente da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, nos termos do Regimento Interno (Resolução n.º 322/2007), caberá, dentre outras atribuições,

009
Matéria: Legislação Municipal
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

Sobre a ordem interna e o poder de polícia exercido no âmbito da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, é correto afirmar que o Regimento Interno (Resolução n.º 322/2007) prevê que

010
Matéria: Legislação Municipal
Órgão: Câmara Municipal de Sorocaba
Ano: 2014

A Lei Orgânica do Município de Sorocaba poderá ser emendada mediante proposta