Questões filtradas por: cargo de professor - educação física

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Educação Física Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental da Educação Física, dividem a avaliação em três fases. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação diagnóstica, ao final do curso, possibilita diagnosticar o alcance, ou não, dos objetivos propostos.
II. A avaliação somativa pode ser utilizada como momento de formalização do processo, expressando o ponto em que o aluno se encontra em relação aos objetivos propostos.
III. A avaliação formativa fornece dados para a decisão quanto à continuidade ou alterações do programa.

Assinale:

002 Matéria: Educação Física Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

As opções a seguir apresentam provas que fazem parte do decatlo no atletismo, à exceção de uma. Assinale-a.

003 Matéria: Educação Física Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Sobre os esportes coletivos, assinale a afirmativa incorreta.

004 Matéria: Educação Física Órgão: SEDUC-RO Ano: 2010

Os movimentos que podem ser incluídos na categoria de movimentos de estabilidade fundamentais são:

005 Matéria: Educação Física Órgão: SEAP-DF Ano: 2013

No desenvolvimento dos jogos o professor de Educação Física, além dos aspectos relacionados às habilidades motoras, pode ater-se às questões de ordem moral, como justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito. Portanto, as situações decorrentes dos jogos são oportunidades para vivência e discussão da construção conjunta das regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:

006 Matéria: Educação Física Órgão: SEAP-DF Ano: 2013

Segundo Gallahue e Donnelly (2008) a estabilidade é o aspecto fundamental do aprendizado de movimentar-se. Por ela crianças obtêm e mantêm um ponto de origem para as explorações que azem no espaço. A estabilidade envolve a disposição de manter em equilíbrio a relação indivíduo/força da gravidade. O professor de Educação Física, ao selecionar atividades para o desenvolvimento do ajuste postural e do equilíbrio deve, EXCETO:

007 Matéria: Educação Física Órgão: Prefeitura de Salvador - BA Ano: 2010

Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)

008 Matéria: Educação Física Órgão: IFB Ano: 2011

Imagem 004.jpg

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Recortar algo aberto como um domínio complexo é sinônimo de reduzir. Por isso, a situação-problema é importante para manter o momento e o fluxo de suas realizações, por exemplo, elaborar uma proposta e argumentar.

009 Matéria: Educação Física Órgão: IFB Ano: 2011

A aprendizagem motora é uma área de intervenção profissional
necessária ao professor de educação física para, quando estiver no
ambiente de ensino, aplicar seus componentes e variáveis. Com
relação às características dessa área de intervenção, julgue os itens
que se seguem.

Seu nível de análise do movimento humano é sociocultural.

010 Matéria: Educação Física Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

As lutas fazem parte da história da humanidade. Apesar de seu caráter eminentemente físico e de sua estreita ligação com todos os aspectos da história da sociedade humana, este conteúdo tem sido subestimado no contexto da Educação Física escolar. Entretanto, assim como em outras modalidades da cultura do movimento, é possível trabalhar as três dimensões dos conteúdos através das lutas.

Com base nisso, identifique a dimensão que está sendo trabalhada em cada situação.

1. Atitudinal
2. Conceitual
3. Procedimental

( ) Para que servem as técnicas de queda?
( ) Aplicar o golpe sem a intenção de “ferir” o oponente, com segurança.
( ) Vivenciar golpes básicos de diferentes tipos de luta.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Siga nossas redes sociais