Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

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001 Matéria: Pedagogia Órgão: SESC-BA Ano: 2012

Observe a charge a seguir.

imagem-003.jpgA charge de Francesco Tonucci (1997) reflete sobre o pensamento do arquiteto em relação ao espaço ideal para a criança se desenvolver. Um professor sociointeracionista pensaria esse espaço (sala de atividades) de forma que:

002 Matéria: Português Órgão: SESC-BA Ano: 2012

imagem-001.jpgNo sexto parágrafo, os adjetivos sujos, semiesfomeados, agressivos, concordam com:

003 Matéria: Pedagogia Órgão: SESC-PE Ano: 2010

“Tomando como base a referência da educação popular, a EJA, historicamente, tem-se caracterizado por articular processos de aprendizagem que ocorrem na escola, segundo determinadas regras e lógicas do que é saber e conhecer, com processos que acontecem com homens e mulheres por toda a vida — em todos os espaços sociais, na família, na convivência humana, no mundo do trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, em entidades religiosas, na rua, na cidade, no campo, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais, nos ambientes virtuais multimídia etc., cotidianamente, e o tempo todo. A EJA deve perceber esses processos tão presentes no cotidiano, revelando-os por meio de estratégias didáticas que valorizem esses aprendizados. São frutos da experiência e da ação inteligente de sujeitos no mundo, segundo a ordem de necessidade e expectativa em relação ao que se quer ou se precisa aprender”.

(MEC/SECAD. Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA, Brasília, set/2008, p.17).

Fazendo um paralelo entre as orientações apresentadas no trecho acima e o processo de Planejamento Educacional, percebe-se que, na EJA, há princípios fundamentais no ato de planejar.
Mediante tais observações, assinale o que na EJA não se deve abraçar como princípio:

004 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de São José de Princesa - PB Ano: 2013

O conceito de aprendizagem significativa, central na perspectiva construtivista, implica necessariamente:

005 Matéria: Pedagogia Órgão: SESC-BA Ano: 2012

A concepção de avaliação contemplada na Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais nos orienta a reconhecer os resultados obtidos por meio da avaliação como indicadores:

006 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP Ano: 2013

No conceito de cultura estão implicados os significados que o homem produz a partir das relações que ele estabelece na sua vida em sociedade. Vygotsky fala da atividade humana como um ato criador. E a criação se torna possível principalmente porque o homem é um ser de linguagem, e a linguagem é fundamental na constituição da consciência e do próprio homem. Através da linguagem, o homem constitui-se como ser humano, participante da cultura na qual está inserido. Então, se a cultura está ligada à possibilidade da criação do homem e de sua capacidade de significar o mundo a partir da linguagem, pode-se afirmar que os seres humanos são os únicos seres

007 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Salvador - BA Ano: 2010

A relação escola-comunidade tem sido destacada para o sucesso escolar. Vários motivos vêm sendo apontados como fatores que geram sucesso, em termos de aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, analise os motivos a seguir.

I - A escola e seus gestores como articuladores do bom relacionamento entre alunos e famílias.

II - O projeto político-pedagógico representa um documento básico para firmar a relação escola-comunidade.

III - Criação de espaços comunitários pelas famílias substituindo as atribuições do Estado, por meio do trabalho voluntário.

IV - Representantes comunitários como protagonistas nos processos de relação escola-comunidade.

São motivos que conduzem ao sucesso escolar APENAS os expostos em

008 Matéria: Pedagogia Órgão: IBC Ano: 2013

Sobre o processo de construção da linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.

009 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Lages - SC Ano: 2013

De acordo com o documento elaborado pelo MEC, que apresenta as orientações para a inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental, é correto afirmar:

010 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP Ano: 2013

O trabalho com a música na Educação Infantil compreende muito mais do que ouvir boas músicas ou aprender a cantar cantigas infantis. Envolve apreciar e produzir música e aprender a ouvir. Sendo assim, é correto afirmar que é importante compreender o papel

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