Questões filtradas por: cargo de professor - educação infantil

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001 Matéria: Pedagogia Órgão: UFSC Ano: 2010

As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. Em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem...

I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.).
III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil.
V. registrar os processos de avaliação realizados pelo(a) professor(a), privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas.

Assinale a alternativa CORRETA.

002 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP Ano: 2013

O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo

I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo.
II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.
III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita.
IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras.

É correto o que está contido em

003 Matéria: Pedagogia Órgão: SESC-PE Ano: 2010

Sobre o erro no processo de aprendizagem é correto afirmar:

1. Tentativa de acerto para evitar o conflito cognitivo, resultante do processo de elaboração particular de cada indivíduo.
2. Demonstração de como o aluno pensa, que dificuldades apresenta e o que é necessário aprender.
3. Evidência do processo extrínseco da aprendizagem do aluno, sendo parte do processo de aprender construtivamente.
4. Possibilita uma intervenção mais significativa, a partir da compreensão de como o aluno constrói suas hipóteses.
5. O erro está relacionado à estratégias reguladoras, devendo ser evitado mediante ações de auto-orientação e controle pelo professor.

Estão corretas:

004 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Araraquara - SP Ano: 2013

A deficiência mental desafia a escola comum no seu objetivo de ensinar, de levar o aluno a aprender o conteúdo curricular, construindo o conhecimento. Aprender é uma ação humana criativa, individual, heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem, independente de sua condição intelectual ser mais ou ser menos privilegiada. Com base nisto, e com o objetivo de construir uma escola inclusiva de qualidade para todos, ou seja, capaz de ensinar a turma toda, é necessário

005 Matéria: História Órgão: SESC-PE Ano: 2010

Observe a imagem.

imagem-009.jpgTrata-se do famoso quadro “Primeira Missa no Brasil”, pintado por Victor Meirelles, por volta de 1861. A imagem, que figura em muitos livros didáticos, por vezes funciona como “um registro visual da inauguração na nação brasileira”. Sobre o uso de fontes audiovisuais no ensino de história, como, por exemplo, no caso da “Primeira Missa”, considere as assertivas abaixo:

1. Em alguns casos, imagens figuram de forma descontextualizada, em diversos textos didáticos. No caso da “Primeira Missa”, por exemplo, nem sempre se informa que a obra foi pintada mais de três séculos após o evento que retrata.

2. Para professores e historiadores, textos e as imagens devem ser entendidos como recursos opostos; pois as imagens falam mais que as palavras.

3. É muitas vezes a nossa capacidade de articular o que se vê com o que se sabe que atribui um sentido às imagens. Por isso, imagens, como as que figuram em textos didáticos, não possuem um sentido fechado e capturado a priori.

4. As imagens começaram a ser utilizadas de forma mais intensa por professores e historiadores porque eles percebem que as fontes audiovisuais são mais completas e sua distorção se torna mais difícil.

Estão corretas apenas:

006 Matéria: Matemática Órgão: SESC-PE Ano: 2010

Em uma folha de papel, Sérgio desenhou e recortou 7 retângulos, todos formados por quadradinhos de 1 cm de lado, como mostra a figura abaixo.

imagem-005.jpgEm seguida, ele arrumou os sete retângulos, obtendo um novo retângulo, de menor perímetro possível. Quanto mede o perímetro do retângulo obtido por Sérgio?

007 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de São José de Princesa - PB Ano: 2013

A exposição lógica da matéria continua sendo um dos procedimentos necessários à consolidação do conhecimento pelo aluno. Um dos desafios para o êxito pedagógico e a apropriação dos saberes científicos é:

008 Matéria: Regime jurídico administrativo Órgão: IBC Ano: 2013

De acordo com o art. 37, caput, da Constituição Federal do Brasil, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de

009 Matéria: Migração e Demografia Órgão: Prefeitura de Lages - SC Ano: 2013

O IBGE publicou, em 4 de outubro passado, as estimativas de população para os municípios brasileiros, com data de referência em 1 o de julho de 2013.

Segundo esta publicação, a população de Lages era de aproximadamente:

010 Matéria: Português Órgão: Prefeitura de Lages - SC Ano: 2013

Texto

“O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer", afirmou Kurt Straif, chefe da seção de monografias da IARC. “Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer".

“Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga", destacou a IARC em um comunicado.

Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo. Os dados mais recentes da agência mostram que, em 2010, mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado à poluição do ar.

Fonte: < http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/10/ poluicao-do-ar-e-classificada-como-cancerigena-pela-oms.html> acesso em 17.10.2013.

Assinale a alternativa em que a análise sintática do termo sublinhado está correta.

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