Questões filtradas por: cargo de professor - matemática

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Trigonometria Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2011

A figura abaixo mostra o perfil de um muro construído para conter uma encosta pouco estável. A primeira parte da rampa tem 10m de comprimento e inclinação de 25° com a horizontal, e a segunda parte tem 10 m de comprimento e inclinação de 50° com a horizontal.

Imagem 020.jpg

Considerando sen25° = 0, 42 e cos25° = 0,91, o valor da altura total do muro (h) é, aproximadamente:

002 Matéria: Matemática Órgão: Prefeitura de Congonhas - MG Ano: 2010

 Natan deseja guardar 5 camisas de modelos diferentes nas gavetas de um guarda-roupa, de tal forma que cada uma seja colocada em uma gaveta distinta. Se o guarda-roupa possui 7 gavetas, de quantas maneiras Natan poderá guardá-las? 

003 Matéria: Lei Orgânica do Distrito Federal Órgão: SEAP-DF Ano: 2013

Analise as seguintes afirmações, referentes à disciplina da Administração Pública, na Lei Orgânica do Distrito Federal:

I. Ressalvada a legislação distrital aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greve.

II. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo poderão ser idênticos aos pagos pelo Poder Executivo.

III. É vedada a exigência do exame psicotécnico para ingresso no serviço público, mas é assegurado ao servidor o acompanhamento psicológico para progressão funcional.

Está correto o que se afirma em:

004 Matéria: Matemática Órgão: Prefeitura de Salvador - BA Ano: 2010

A média harmônica de dois números é o inverso da média aritmética dos inversos desses números. Se a média harmônica das raízes da equação 8x2 +px+p+17=0 é igual a 3/7, então,

005 Matéria: Matemática Órgão: SEE-AL Ano: 2013

O preço de uma corrida de táxi convencional é calculado somando o valor da bandeirada (inicial e fixo) com o valor da distância percorrida. Essa relação pode ser representada, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, por uma função da forma y = f(x) , em que y é o preço cobrado pela corrida de x quilômetros. Considerando que o valor da bandeirada seja de R$ 5,00 e R$ 0,50 por quilômetro percorrido, julgue o próximo item.

A função y = f(x) que fornece o preço, em reais, da corrida do táxi que percorreu x quilômetros pode ser corretamente escrita na forma 2xy + 5 = 0.

006 Matéria: Matemática Órgão: SEPLAG-DF Ano: 2008

Dois colegas decidiram comprar um par de rádios-
comunicadores para poderem se comunicar quando um deles
estivesse em casa e outro na escola. Para isso, precisaram saber
qual o raio de alcance dos rádios a serem comprados. Sabendo
que as distâncias de suas casas à escola são iguais, observaram
que, colocando a casa de um deles na origem de um sistema de
coordenadas cartesianas ortogonais xOy, a escola estaria no ponto
de coordenadas (40, 30). Observaram também que era possível
determinar uma circunferência cujo centro estivesse localizado na
escola e que passava por cada uma das casas.

Com relação a essa situação, julgue os próximos itens.

O rádio precisa ter alcance mínimo de 50 m.

007 Matéria: Matemática Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2013

O gráfico da função R(x) = ax + b é uma reta. A função R representa a receita, em reais, obtida na venda de x unidades do produto P. Sabendo que os pontos A(3, 2574) e B(4, 3724) pertencem à reta, a receita, em reais, obtida com a venda de 6 unidades é igual a:

008 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

As equações diferenciais têm um importante papel no que diz respeito à aplicação do cálculo diferencial e integral, pois podem ser modeladas a partir de problemas de várias áreas do conhecimento.
Considerando as equações diferenciais ordinárias de 1a ordem abaixo, é correto afirmar, EXCETO:

009 Matéria: Matemática Órgão: SEE-AL Ano: 2013

Quando se ensina geometria analítica, o estudo as cônicas desperta interesse pela possibilidade de se descreverem analiticamente determinados lugares geométricos, como é o caso da parábola. Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, a parábola é descrita como o lugar geométrico dos pontos P = (x, y) cujas distâncias a um ponto fixo F = (0, y0) denominado foco da parábola e a uma reta r: y = d denominada diretriz da parábola são iguais.
Tendo como referência o texto acima e a parábola y = 28 – 7/25 x2 , julgue o item abaixo.

Para essa parábola, o foco F tem coordenadas da forma (0, 28 – d) e a reta diretriz tem equação da forma y = 28 + d, em que d é uma constante maior que 1.

010 Matéria: Matemática Órgão: Prefeitura de Natal - RN Ano: 2013

A figura representa uma pirâmide de base quadrada de altura igual a 6 m e uma seção transversal paralela à base localizada a 3 m do vértice, cuja área mede 9 m2 . O volume do tronco de pirâmide definido pela seção é  


                                                     

Siga nossas redes sociais