Questões filtradas por: cargo de professor - matemática

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001 Matéria: Português Órgão: Prefeitura de Itabirito - MG Ano: 2013

Comissão do Senado aprova limite de peso de mochilas de estudantes

(1§) Com o objetivo de minimizar danos à saúde dos estudantes, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que limita o peso das mochilas dos alunos de ensino fundamental e médio. O projeto ainda precisa passar por outro turno de votação na comissão. Depois, segue para nova votação na Câmara porque os senadores fizeram mudanças no texto. Pela proposta, os estudantes não poderão carregar mochilas mais pesadas do que 15% que o seu peso corporal.

(2§) Uma criança que tenha o peso de 25 quilos não poderá carregar mais de 3,7 quilos na mochila. Já um jovem que pese 45 quilos terá que transportar na mochila o peso máximo de 6,7 quilos.

(3§) O projeto determina que o peso do estudante deve ser informado pelos pais ou responsáveis à escola por escrito, no caso de alunos da educação infantil ou ensino fundamental, ou pelos próprios estudantes do ensino médio.

(4§) Pela proposta, as escolas ficam obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O texto diz que os armários são "insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem".

(5§) No caso das escolas públicas, o custo da instalação dos armários deve ser incluído no cálculo do custo mínimo por estudante previsto em lei.

(6§) O projeto também determina que o poder público promova ampla campanha educativa sobre o peso máximo permitido nas mochilas. A proposta, no entanto, não estabelece sanções para as escolas que desrespeitarem a regra.

(7§) Relatora do projeto disse que o objetivo da limitação do peso é evitar problemas de saúde para estudantes que ainda estão com sua formação física incompleta - especialmente para crianças e jovens entre 10 e 16 anos.

(8§) "Basta ver a saída de uma escola pública ou particular para constatar o tamanho avantajado das mochilas que as crianças e os adolescentes são obrigados a transportar diariamente, com evidentes prejuízos à saúde de quem ainda tem constituições físicas em formação", afirmou.

(9§) Autor do projeto disse que a Sociedade Brasileira de Ortopedia prevê que cerca de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados pelo carregamento de peso excessivo e por esforços repetitivos na adolescência.

(10§) "Essa situação tem ensejado iniciativas em várias partes do mundo, como na Argentina, no estado norte-americano da Califórnia e também no Brasil, onde alguns municípios já aprovaram leis para limitar o peso do material escolar a ser transportado", disse o deputado.

(www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1370885-projeto-estipula-limite-de-peso-de-mochilas-de-estudantes.shtml. Acesso: 14/11/2013. Adaptado.)

Sobre o texto, foram feitos alguns comentários. Analise-os.

I – A exemplificação é um recurso utilizado na construção do texto e pode ser constatada no segundo parágrafo.

II – O autor do texto utiliza estratégias para garantir credibilidade ao seu texto, como a citação feita no décimo parágrafo.

III – Verifica-se, durante o texto, a existência de pelo menos dois discursos: o político e o pedagógico.

Estão CORRETOS os comentários

002 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2011

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Segundo o texto, os robôs existentes em laboratórios de alta tecnologia são capazes de:

003 Matéria: Matemática Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Em um cubo de aresta a, a distância do centro do cubo ao ponto médio de uma aresta é

004 Matéria: Matemática Órgão: Prefeitura de Salvador - BA Ano: 2010

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Uma torneira despeja água em um reservatório na forma de um cilindro reto, como mostra a figura acima. O volume de água que cai no reservatório a cada intervalo de tempo é sempre o mesmo, ou seja, não varia com o tempo. Supondo que o reservatório estivesse vazio antes de abrir a torneira, qual dos gráficos abaixo melhor representa o nível da água (altura) em função do tempo transcorrido?

005 Matéria: Matemática Órgão: Prefeitura de Salvador - BA Ano: 2010

Seja as funções reais ƒ(x) = -x² + 3x + 10 e e g(x) = x² -3x

Os valores de x tais que ƒ(x) ≥ 0 pertencem ao intervalo
g(x)

006 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

A área do Vestuário, em muitas ocasiões, tem utilizado meios digitais para concepção de suas representações gráficas, seja com a utilização de CAD, CorelDraw ou outro software similar. Ao elaborar uma logo de uma empresa a ser bordada, um profissional deseja atender ao seguinte pedido do cliente: “A logo deverá ser formada por um hexágono circunscrito a um círculo e, ainda, um quadrado inscrito a esse círculo. A área do quadrado deve ser maior ou igual a 45% da área do hexágono.” Considere √3 = 1,7 e √2 =1,4 .
Sobre essa situação, assinale a afirmação correta.

007 Matéria: Matemática Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

Seja C um conjunto de pontos do plano-xy (plano cartesiano).

Sabe-se que C é simétrico em relação ao eixo-x, em relação ao eixo-y e em relação à reta y = x.

Se o ponto (3,5) pertence a C, o número mínimo de pontos pertencentes a C é

008 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

''Quindim é um doce que tem como ingredientes: gema de ovo, açúcar e coco ralado . A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis, que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa. Normalmente, o doce pode ser preparado em formas pequenas como as de empadinhas ou em formas grandes de pudim. As versões maiores podem receber o nome de quindão.''

Disponível em: imagem-007.jpg. Acesso em: 21 set. 2014.

Um aluno do curso técnico em gastronomia do IFSC produziu um quindim que tem a forma de um tronco de cone com bases paralelas.
As dimensões do quindim são: 3 cm de altura, raio menor igual a 2 cm e raio maior igual a 3 cm.

É CORRETO afirmar que a área lateral do quindim, em centímetros quadrados, é igual a:

009 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

No projeto integrador, um grupo fez modelos de embalagens para os produtos desenvolvidos pelas fases superiores no curso de vestuário. As caixas são de formato esférico para armazenamento de camisolas, que são dobradas em formato cilíndrico com altura de 6 cm e raio de 2 cm. A caixa foi elaborada para que um cilindro fique inscrito em cada esfera.
Analise as afirmações I, II e III.

I. Considerando que o volume da roupa coincide com o volume total de um cilindro com essas medidas, o volume da embalagem não aproveitado é de 4 π ( 13√13 / 3 -6) cm3 .

II. O raio da esfera é de 2√13 cm .
III. Se o cilindro tem sua lateral envolvida por papel seda, são necessários, no mínimo, 24πcm2 por cilindro.

Sobre a veracidade das afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

010 Matéria: Matemática Órgão: SEDUC-AM Ano: 2014

André, Bianca e Carlota viajaram juntos em um final de semana e combinaram que, ao final da viagem, dividiriam as despesas igualmente entre os três.

Durante o final de semana, André pagou despesas no valor de R$ 360,00, Bianca pagou R$ 420,00 e Carlota pagou R$ 600,00. No acerto de contas, André e Bianca deram, respectivamente, x reais e y reais para Carlota.
O valor de x+y é

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