Questões filtradas por: cargo de professor - matemática

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001 Matéria: Pedagogia Órgão: Prefeitura de Patos - PB Ano: 2010

O papel da avaliação decorre das próprias metas estabelecidas para uma proposta educativa. Assim a avaliação se destina a

002 Matéria: História e Geografia de Estados e Municípios Órgão: Prefeitura de Itabirito - MG Ano: 2013

“A saúde, em Itabirito, vem recebendo melhorias para atender a população com mais eficiência. Recentemente foram realizadas obras em três UBS’s (Unidade Básica de Saúde). As unidades beneficiadas são: UBS da Nossa Senhora de Fátima, UBS da Vila Gonçalo e UBS do São José. As melhorias envolvem modificação de consultórios, construção de salas de espera, reforma de salas de curativo, ampliação de sala de odontologia, construção de nova sala de vacina, reforma de elevador, nova sala de acolhimento, construção de novo banheiro, etc. Além dessas melhorias, foi também construída uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”.

(Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabirito. Disponível em: http://www.antenados.net.br Acesso em 15/10/2013.)

A inauguração dessa UPA aconteceu em

003 Matéria: Pedagogia Órgão: SEAP-DF Ano: 2013

De acordo com a teorização da Pedagogia histórico-crítica e histórico-cultural, julgue os itens a seguir:

I. A Teoria Histórico-Cultural, que tem em Vigotski seu precursor, tem como elementos a gênese social da formação das funções psicológicas superiores, a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, o conceito de zona de desenvolvimento proximal e o papel da intervenção pedagógica. Já a Pedagogia Histórico-Crítica tem como elementos a natureza da educação, seu objeto e sua especificidade, a função social da escola, o método dialético e o papel do professor.

II. A Teoria Histórico-Cultural empenha-se em colocara educação a serviço da transformação das relações sociais, ao passo que a Pedagogia Histórico-Crítica explica o aprendizado humano a partir de sua natureza social.

III. A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. Não há primazia do princípio social sobre o princípio natural-biológico, quanto ao desenvolvimento psíquico do homem, uma vez que Vigotski dá igual valoração à influência da parte biológica ao aspecto social no desenvolvimento das funções psicológicas.

IV. Na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, o papel do professor consolida-se na garantia da apropriação dos conteúdos pelos alunos, com vistas ao atendimentos dos interesses das camadas populares e à democratização da sociedade brasileira. Este papel será tanto mais eficaz quanto mais o professor for capaz de compreender os vínculos da sua prática social global.

É correto o que se afirma em:

004 Matéria: Matemática Órgão: IF-RS Ano: 2015

A área do quadrilátero formado pelas raízes quartas do número complexo Z = - 2 + 2√3i  é em unidades de área igual a: 

005 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

Considere os limites abaixo:

 imagem-041.jpg

Em relação aos valores representados por M, L, J e K, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

( ) M = K e K > J
( ) M = L = J
( ) J = L e J < M
( ) L < K
( ) M = J e K < M

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

006 Matéria: LUCKESI Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2011

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

007 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

''Quindim é um doce que tem como ingredientes: gema de ovo, açúcar e coco ralado . A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis, que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa. Normalmente, o doce pode ser preparado em formas pequenas como as de empadinhas ou em formas grandes de pudim. As versões maiores podem receber o nome de quindão.''

Disponível em: imagem-007.jpg. Acesso em: 21 set. 2014.

Um aluno do curso técnico em gastronomia do IFSC produziu um quindim que tem a forma de um tronco de cone com bases paralelas.
As dimensões do quindim são: 3 cm de altura, raio menor igual a 2 cm e raio maior igual a 3 cm.

É CORRETO afirmar que a área lateral do quindim, em centímetros quadrados, é igual a:

008 Matéria: Equações Polinomiais Órgão: MEC Ano: 2009

A solução da equação diferencial y''(x) + 5 y'(x) = 5x pode ser um(a)

009 Matéria: Matemática Órgão: SEDUC-PI Ano: 2009

Qual é o valor da integral Imagem 016.jpg

010 Matéria: Matemática Órgão: SEE-AL Ano: 2013

Maria comprou 300 balões, nas cores vermelha, azul e amarela, para decorar o salão de festas onde ocorreria a festa de aniversário de seu filho. Metade dos balões vermelhos comprados, 1/5 dos azuis e 2/5 dos amarelos, totalizando 106 balões, foram usados para decorar as colunas do salão. O restante foi utilizado em outros lugares do salão. Antes de começar a festa, metade dos balões amarelos, 2/5 dos vermelhos e 1/5 dos azuis estouraram, sobrando 186 balões cheios. Uma convidada para festa queria saber quantos balões de cada cor Maria havia comprado. Para tentar responder à convidada, Maria chamou de x a quantidade de balões vermelhos comprados, de y, a de amarelos e de z, a de azuis, montou o seguinte sistema:


imagem-007.jpg


Com base no texto e no sistema de equações apresentado acima, julgue o seguinte item.

O sistema montado por Maria é possível e indeterminado.

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