Questões filtradas por: cargo de professor - matemática

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001 Matéria: Lei nº 11.502, de 11 de Julho de 2007 Órgão: MEC Ano: 2009

Conforme a Lei nº 11.502, de 11/07/2007, no âmbito da educação superior a Capes terá como finalidade

002 Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2011

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A palavra como tem valor semântico de conformidade no segmento:

003 Matéria: Português Órgão: Prefeitura de Itabirito - MG Ano: 2013

Comissão do Senado aprova limite de peso de mochilas de estudantes

(1§) Com o objetivo de minimizar danos à saúde dos estudantes, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que limita o peso das mochilas dos alunos de ensino fundamental e médio. O projeto ainda precisa passar por outro turno de votação na comissão. Depois, segue para nova votação na Câmara porque os senadores fizeram mudanças no texto. Pela proposta, os estudantes não poderão carregar mochilas mais pesadas do que 15% que o seu peso corporal.

(2§) Uma criança que tenha o peso de 25 quilos não poderá carregar mais de 3,7 quilos na mochila. Já um jovem que pese 45 quilos terá que transportar na mochila o peso máximo de 6,7 quilos.

(3§) O projeto determina que o peso do estudante deve ser informado pelos pais ou responsáveis à escola por escrito, no caso de alunos da educação infantil ou ensino fundamental, ou pelos próprios estudantes do ensino médio.

(4§) Pela proposta, as escolas ficam obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O texto diz que os armários são "insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem".

(5§) No caso das escolas públicas, o custo da instalação dos armários deve ser incluído no cálculo do custo mínimo por estudante previsto em lei.

(6§) O projeto também determina que o poder público promova ampla campanha educativa sobre o peso máximo permitido nas mochilas. A proposta, no entanto, não estabelece sanções para as escolas que desrespeitarem a regra.

(7§) Relatora do projeto disse que o objetivo da limitação do peso é evitar problemas de saúde para estudantes que ainda estão com sua formação física incompleta - especialmente para crianças e jovens entre 10 e 16 anos.

(8§) "Basta ver a saída de uma escola pública ou particular para constatar o tamanho avantajado das mochilas que as crianças e os adolescentes são obrigados a transportar diariamente, com evidentes prejuízos à saúde de quem ainda tem constituições físicas em formação", afirmou.

(9§) Autor do projeto disse que a Sociedade Brasileira de Ortopedia prevê que cerca de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados pelo carregamento de peso excessivo e por esforços repetitivos na adolescência.

(10§) "Essa situação tem ensejado iniciativas em várias partes do mundo, como na Argentina, no estado norte-americano da Califórnia e também no Brasil, onde alguns municípios já aprovaram leis para limitar o peso do material escolar a ser transportado", disse o deputado.

(www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1370885-projeto-estipula-limite-de-peso-de-mochilas-de-estudantes.shtml. Acesso: 14/11/2013. Adaptado.)

Qual dos argumentos retirados do texto serviu para ratificar a importância do projeto de lei?

004 Matéria: Matemática Órgão: SEPLAG-DF Ano: 2008

Considerando os ângulos a e ß, em graus, tais que a + ß = 90º, e a" e ß > 0º, julgue os itens subseqüentes.Nas condições apresentadas, tg α sempre existe.

005 Matéria: Matemática Órgão: SAEB-BA Ano: 2011

Razão áurea é um dos conceitos matemáticos que têm aplicação em projetos de construção. Quando se desenvolvem obras que levam em conta essa razão, são usados princípios com os quais o cérebro humano já está familiarizado, o que cria, assim, uma linguagem mais natural, compreendida e reconhecida facilmente pelo cérebro humano. A expressão a seguir permite calcular a razão áurea (F) para a sequência de números naturais 1, 1, 2, 3, 5, ..., cujo termo de ordem n, an , satisfaz a seguinte propriedade:    a1 = a2 = 1  e  an = an-1 + an-2 , se n = 3 . A razão áurea é definida como F = Imagem 012.jpg.

Na construção de uma página da Internet, pode-se usar a razão áurea na definição dos tamanhos dos elementos retangulares como, por exemplo, a navegação ou o espaço para publicidade. Assim, as dimensões x e y do espaço retangular destinado a um desses elementos devem satisfazer a razão Imagem 013.jpg

Suponha que um web designer, ao criar uma página para a Internet, tenha usado a razão áurea para determinar um espaço retangular reservado para propaganda, cujo lado menor mede 300 pixels. Considerando o número com uma casa decimal que está mais próximo de F como valor aproximado para a razão áurea, a medida, em pixels, do lado maior desse retângulo é igual a

006 Matéria: Interpretação de Textos Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2011

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Pode-se afirmar que a charge apresentada tem implícita uma:

007 Matéria: Português Órgão: Prefeitura de Itabirito - MG Ano: 2013

Comissão do Senado aprova limite de peso de mochilas de estudantes

(1§) Com o objetivo de minimizar danos à saúde dos estudantes, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que limita o peso das mochilas dos alunos de ensino fundamental e médio. O projeto ainda precisa passar por outro turno de votação na comissão. Depois, segue para nova votação na Câmara porque os senadores fizeram mudanças no texto. Pela proposta, os estudantes não poderão carregar mochilas mais pesadas do que 15% que o seu peso corporal.

(2§) Uma criança que tenha o peso de 25 quilos não poderá carregar mais de 3,7 quilos na mochila. Já um jovem que pese 45 quilos terá que transportar na mochila o peso máximo de 6,7 quilos.

(3§) O projeto determina que o peso do estudante deve ser informado pelos pais ou responsáveis à escola por escrito, no caso de alunos da educação infantil ou ensino fundamental, ou pelos próprios estudantes do ensino médio.

(4§) Pela proposta, as escolas ficam obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O texto diz que os armários são "insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem".

(5§) No caso das escolas públicas, o custo da instalação dos armários deve ser incluído no cálculo do custo mínimo por estudante previsto em lei.

(6§) O projeto também determina que o poder público promova ampla campanha educativa sobre o peso máximo permitido nas mochilas. A proposta, no entanto, não estabelece sanções para as escolas que desrespeitarem a regra.

(7§) Relatora do projeto disse que o objetivo da limitação do peso é evitar problemas de saúde para estudantes que ainda estão com sua formação física incompleta - especialmente para crianças e jovens entre 10 e 16 anos.

(8§) "Basta ver a saída de uma escola pública ou particular para constatar o tamanho avantajado das mochilas que as crianças e os adolescentes são obrigados a transportar diariamente, com evidentes prejuízos à saúde de quem ainda tem constituições físicas em formação", afirmou.

(9§) Autor do projeto disse que a Sociedade Brasileira de Ortopedia prevê que cerca de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados pelo carregamento de peso excessivo e por esforços repetitivos na adolescência.

(10§) "Essa situação tem ensejado iniciativas em várias partes do mundo, como na Argentina, no estado norte-americano da Califórnia e também no Brasil, onde alguns municípios já aprovaram leis para limitar o peso do material escolar a ser transportado", disse o deputado.

(www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1370885-projeto-estipula-limite-de-peso-de-mochilas-de-estudantes.shtml. Acesso: 14/11/2013. Adaptado.)

Releia o quarto parágrafo do texto:

“Pela proposta, as escolas ficam obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O texto diz que os armários são ‘insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem’.”


Na construção argumentativa do parágrafo, nota-se

008 Matéria: Matemática Órgão: SEAP-DF Ano: 2013

Uma promoção da forma “ Compre um e leve outro pagando a metade “ oferece o mesmo desconto percentual que a promoção:

009 Matéria: Pedagogia Órgão: SEDUC-RJ Ano: 2011

Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:

010 Matéria: Matemática Órgão: IF-SC Ano: 2014

Um terreno em forma de paralelogramo foi usado para produção de uvas com cada espaldeira disposta paralelamente ao lado imagem-008.jpg . O sistema de condução em espaldeira é muito comum para produção de uvas finas e, nele, as plantas são conduzidas na forma vertical, de maneira semelhante a uma cerca.

imagem-009.jpg

Essas cercas devem ocupar todo o comprimento dos segmentos tracejados paralelos a imagem-010.jpg no terreno, conforme a figura acima. Os pontos A, E e B estão alinhados e a distância do ponto D à reta AB é dada pelo comprimento do segmento imagem-011.jpg .
Considere √13=3,6 .

Analise as afirmações I, II e III.

I. O comprimento de cada espaldeira é de 13 m.
II. Com as informações dadas, não é possível calcular a distância do ponto D à reta AB .
III. O segmento imagem-012.jpg tem medida de 6,5m.

Sobre a veracidade das afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

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