Questões filtradas por: cargo de técnico bancário

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.
001 Matéria: Sistema Financeiro Nacional Órgão: Caixa Ano: 2010

As competências privativas do BACEN incluem

002 Matéria: Títulos de Crédito Órgão: Caixa Ano: 2010

Em relação à transmissão do cheque, julgue os próximos itens.

I O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa à ordem, é transmissível por via de endosso.

II O endosso deve ser puro e simples, reputando-se não escrita qualquer condição a que seja subordinado.

III O endosso transmite todos os direitos resultantes do cheque. Se o endosso é em branco, pode o portador: completá-lo com o seu nome ou com o de outra pessoa; endossar novamente o cheque, em branco ou a outra pessoa; transferir o cheque a um terceiro, sem completar o endosso e sem endossar.

IV O endosso em um cheque passado ao portador torna o endossante responsável, nos termos das disposições que regulam o direito de ação, mas nem por isso converte o título em um cheque à ordem.

V O mandato contido no endosso se extingue por morte do endossante ou por superveniência de sua incapacidade.

Estão certos apenas os itens

003 Matéria: Economia Internacional Órgão: Caixa Ano: 2012

O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.
Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado.

Esse comprometimento norte-coreano tem como contra- partida estrangeira o recebimento de

004 Matéria: Parte Geral Órgão: BANESE Ano: 2004

Julgue os itens a seguir, com relação a fatos jurídicos, tutela,
curatela e capacidade jurídica.A personalidade civil da pessoa começa do seu nascimento com vida.

005 Matéria: Conhecimentos Gerais Órgão: Banestes Ano: 2012

Há 20 anos, após amplas manifestações de rua, o Brasil realizou o primeiro impeachment presidencial de sua história, destituindo do poder o “caçador de marajás”, denominação com a qual ficou conhecido

006 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: BANESE Ano: 2004

Julgue os itens seguintes, acerca da classificação das receitas e
despesas de acordo com o regime de competência.As receitas (ou rendas) e as despesas (ou custos) dos bancos deverão ser reconhecidas no regime de competência anual.

007 Matéria: Contabilidade Geral Órgão: BANESE Ano: 2004

Acerca das diversas espécies de operações bancárias e suas
contabilizações e da apuração de seus resultados contábeis, julgue
os itens subseqüentes.Em caso de operação de depósito à vista, feita por um cliente X, a contabilização deverá ser feita levando-se a débito da conta-corrente-cliente X e a crédito da conta caixa, pelo valor do déposito.

008 Matéria: Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos. Órgão: Banestes Ano: 2012

Texto I

Diploma garantido
Muitos pais têm contratado planos de previdência para os filhos menores de idade. A diferença é que, ao fazer isso, não estão pensando em investir na aposentadoria dos rebentos, mas sim em oferecer condições para que, ao atingir a maioridade, eles tenham dinheiro para arcar com despesas relacionadas à educação, como uma boa faculdade, um curso de especialização ou um intercâmbio no exterior. Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada Vida (FenaPrevi), entidade que reúne empresas do setor, os planos de previdência para menores arrecadaram só no ano passado, 1,7 bilhão de reais – 24% a mais do que em 2010.
Falta de disciplina para fazer os depósitos e saques não programados prejudicam quem quer poupar para o futuro. “A contribuição deve ser encarada como uma despesa da casa, assim como as contas de água e luz", diz Carolina Wanderley, consultora sênior de previdência privada da empresa de investimentos Mercer. Ou seja, não se deve “pular" o investimento na previdência em meses de dinheiro curto, muito menos usar o montante reservado nela para cobrir despesas acima do normal.

Para contornar imprevistos desse gênero, os especialistas recomendam pedir ao banco que as mensalidades sejam postas em débito automático ou cobradas via boleto e manter um segundo investimento – como uma poupança – destinado a “apagar incêndios".(Veja, 9 de maio 2012. Com adaptações)“Ou seja, não se deve ‘pular’ o investimento...” (3º§) A expressão grifada indica

009 Matéria: Sociedades não personificadas Órgão: Caixa Ano: 2006

A atividade empresarial pode ser vista como a de articular os fatores de produção, que no sistema capitalista são quatro: capital, mão-de-obra, insumo e tecnologia. As organizações em que se produzem os bens e serviços necessários ou úteis à vida humana são resultado da ação de empresários, ou seja, nascem do aporte de capital - próprio ou alheio -, da compra de insumos, da contratação de mão-de-obra e do desenvolvimento ou da aquisição de tecnologia. As instituições bancárias têm muito interesse em ter sociedades e empresários como seus clientes. A respeito dos tipos societários e firmas individuais, julgue os itens que se seguem, tendo o texto acima como referência inicial.Na sociedade em nome coletivo, somente se admitem como sócios pessoas físicas, enquanto na companhia e na sociedade limitada, podem ser sócios pessoas físicas e pessoas jurídicas.

010 Matéria: Matemática Órgão: Caixa Ano: 2014

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.

Para adquirir um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Carlos dispõe das seguintes opções de pagamento:

opção A – pagamento à vista, com desconto de 3% do valor de tabela; ou

opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra e a segunda vencendo 2 meses após a compra. Nessa situação, a opção A é financeiramente mais vantajosa para Carlos.

Siga nossas redes sociais