Questões filtradas por: cargo de assistente administrativo

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Português
Órgão: UFRN
Ano: 2015

imagem-001.jpgO texto, em seu primeiro parágrafo, resgata uma situação fictícia presente no conto Profession, de Isaac Asimov. Considerando as possíveis relações de sentido existentes entre o texto de Asimov e o de Wood Jr., é correto afirmar que

002
Matéria: Administração Pública
Órgão: IF-GO
Ano: 2014

O documento oficial firmado por autoridade competente, certificando, autorizando ou aprovando atos ou direitos é o

003
Matéria: Administração Geral
Órgão: IF-GO
Ano: 2014

É um dos propósitos do orçamento conhecido como “balanço pró-forma”

004
Matéria: Português
Órgão: SUSAM
Ano: 2014

País precisa racionalizar consumo de eletricidade?

Há previsão de chuvas para a maior parte das regiões do país nos próximos dias. Ainda assim, por força da longa estiagem que afetou o Sudeste e o Centro-Oeste, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) trabalha com uma estimativa de que no atual período úmido o volume de chuvas não ultrapasse 67% da média histórica nas áreas que abrigam os principais reservatórios das hidrelétricas.

No Sudoeste, o volume de água acumulada nos reservatórios caiu para o mesmo patamar registrado em igual período em 2001 (34%), ano em que o país teve de recorrer a um programa de racionamento de eletricidade. Desde então muita coisa aconteceu para reduzir a necessidade de um novo racionamento.

Linhas de transmissão foram instaladas, aumentando a capacidade de transferência de eletricidade de uma região para outra (em 2001, de fato, a energia que sobrava no Sul ou no Norte não pôde ser transferida para o Sudeste e o Nordeste). O parque gerador também recebeu considerável reforço de usinas termoelétricas e há uma crescente contribuição da energia eólica, ainda que em termos relativos essa participação não ultrapasse 1% da eletricidade consumida.

Mas a verdade é que a oferta de energia depende agora dos humores de São Pedro. A hidroeletricidade responde por mais de 70% da capacidade de geração, e praticamente todas as novas usinas hidráulicas operam a fio d’água, ou seja, dependem da vazão dos rios. Se estivessem concluídas, as usinas de Jirau e Santo Antônio, no Madeira, e Belo Monte, no Xingu, poderiam estar operando a plena capacidade em face da grande cheia dos rios que as abastecem.

Os reservatórios remanescentes não mais asseguram o suprimento de eletricidade do país por vários anos, e sim por meses.

Em pleno período úmido, quando a ocorrência de chuvas abundantes ainda é possível, talvez não faça sentido a adoção já de um plano de racionamento de energia. Com a economia crescendo pouco, o racionamento precipitado poderia ter impacto negativo desnecessário sobre a produção, já debilitada por outros fatores. No entanto, como a situação dos reservatórios está em ponto crítico e a previsão de chuvas é incerta, o mínimo que se deveria esperar das autoridades seria um esforço em prol da racionalização do uso de energia, como primeira iniciativa. No passado, a população e os setores produtivos deram provas de que respondem com presteza aos estímulos à racionalização do consumo de eletricidade. E, se preciso for, todos estariam preparados para o racionamento, em um segundo momento.

O que não pode é o governo ficar de braços cruzados, por causa do ano eleitoral, fingindo que não há qualquer risco de desabastecimento. Por causa de seus interesses políticos, o governo não deveria jogar com a sorte e expor a população a uma situação com consequências muito sérias se o país tiver de ser submetido, mais tarde, a um forte racionamento de energia.

(Opinião, O Globo, 07/03/2014)O texto aconselha ao governo que 

005
Matéria: Administração Pública
Órgão: SUSAM
Ano: 2014

A  Administração  Pública,  ao  respeitar  a  ordem  cronológica  de  apresentação  dos  precatórios  para  evitar  privilégios,  está  cumprindo o princípio fundamental da 

006
Matéria: Princípios, Normas e Atribuições Institucionais
Órgão: CREF - 12ª Região ( PE-AL)
Ano: 2013

Com base na Resolução nº 46/2002 do CONFEF, que dispõe sobre a intervenção do Profissional de Educação Física, assinale a alternativa incorreta acerca dos significados da Educação Física.

007
Matéria: Raciocínio Matemático
Órgão: CREFITO-8ª Região(PR)
Ano: 2013

Em uma progressão aritmética, em que o 1º termo é 292 e o 21º termo é 2502, a diferença entre o 30º termo e o 1º termo dessa progressão será de

008
Matéria: Conceito e classificação dos atos administrativos
Órgão: MI
Ano: 2013

No que se refere a atos administrativos, julgue os itens seguintes.


O conceito de ato administrativo não se confunde com o conceito legal de ato jurídico.

009
Matéria: Administração Geral
Órgão: SEBRAE-PA
Ano: 2010

O gráfico que corresponde à representação dos passos de um processo é o

010
Matéria: Aspectos gerais da Comunicação Oficial
Órgão: MI
Ano: 2009

Imagem 018.jpgTendo como referência o texto apresentado, julgue os itens subsequentes quanto à diagramação (alinhamento na página) ou ao emprego dos pronomes de tratamento recomendado na redação de documentos oficiais.


No âmbito do Poder Executivo, conforme normatização incidente sobre a redação de fórmulas de saudação, é desaconselhável o emprego da expressão “reitero meu sentimento de apreço e estima por Vossa Excelência” (l.8-9).