Questões filtradas por: cargo de professor - educação física

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Educação Física
Órgão: SEE-AC
Ano: 2014

Com base nos aspectos musculares, os rolamentos e saltos são classificados como movimentos de:

002
Matéria: Pedagogia
Órgão: SEE-AC
Ano: 2014

Observe as seguintes manchetes:

Acre avança em resultados do IDEB 2013 “O Acre se destaca por estar entre os três melhores do país, junto com São Paulo que tem o maior PIB brasileiro.”

(Disponível em: < ht tp: / /batelaodojurua.com/por tal / educacao/acre-avanca-em-resultados-do-ideb-2013 >)

“O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).”

(Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/webportal-ideb/ como-o-ideb-e-calculado >)

Assim, essas avaliações em larga escala têm como objetivos gerais:

I. identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino.
II. oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.
III. produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciamo desempenho dos alunos.
IV. revelar atrasos e dificuldades de regiões, municípios, estados para que medidas punitivas sejam tomadas no sentido de se reverter a situação apresentada.
V. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos.

Está correto somente o que se afirma em:

003
Matéria: Educação Física
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

“Por meio das danças e das brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades dos movimentos expressivos.”
(Darido & Rangel. Educação Física na Escola – Implicações para a prática pedagógica, 2005).

Das opções a seguir, assinale a que não é uma qualidade dos movimentos expressivos.

004
Matéria: Educação Física
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

De acordo com a Federação Internacional de Natação, na maioria das provas, os atletas com melhor tempo devem largar

005
Matéria: Educação Física
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

As opções a seguir apresentam provas que fazem parte do decatlo no atletismo, à exceção de uma. Assinale-a.

006
Matéria: Educação Física
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2014

“... o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da ‘vida cotidiana.’”
(Huizinga, 1980, p. 33).

Com base no texto acima e no conceito de jogo, assinale a afirmativa correta.

007
Matéria: Educação Física
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2013

O esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta como uma dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o prática. Os esportes coletivos, como o basquete, futebol, handebol e voleibol fazem parte da cultura desportiva contemporânea. Quando a prática dos esportes coletivos é corretamente orientada, contribui para o1 desenvolvimento de competências, em várias dimensões, EXCETO:

008
Matéria: Educação Física
Órgão: SEAP-DF
Ano: 2013

A estimulação das adaptações estruturais e funcionais que aprimoram o desempenho em tarefas específicas constitui o principal o principal objetivo do treinamento com exercícios (McARDLE, KATCH e KATCH,2003). O planejamento das ações visando estas adaptações deve respeitar entre outros aspectos a determinados princípios de condicionamento fisiológico com vistas a aprimorar o desempenho.
Relacione os princípios relacionados na coluna da esquerda aos seus conceitos apresentados na coluna da direita.


I - Princípio de Sobrecarga A - Refere-se às adaptações nas funções metabólicas e
fisiológicas que dependem do tipo de carga imposta.
II-Princípio de Especificidade B - Declínio ou perda das adaptações fisiológicas e de
desempenho decorrente da diminuição ou encerramento
da participação no exercício regular.
III - Princípio de Diferenças
Individuais C - Exercício realizado com intensidade acima dos níveis em
relação aos quais o indivíduo encontra- se adaptado,por
meio da manipulação das variáveis como
frequência, intensidade e duração.
IV - Princípio da Reversibilidade D - Os benefícios ótimos do treinamento são conseguidos
com programas de exercícios ajustados à necessidades
e capacidades próprias do participante.

009
Matéria: Pedagogia
Órgão: IFB
Ano: 2011

Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil,
julgue os itens subsequentes.

A introdução da educação física nas escolas brasileiras, sob a denominação de ginástica, foi influenciada pelos métodos alemão, francês e sueco, que valorizavam o desenvolvimento físico e moral a partir do exercício.

010
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Imagem 002.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir.

Ao se assistir a mesma modalidade esportiva praticada por grupos sociais diferentes, não se percebem textos e diálogos diferentes, por exemplo, o jogo de basquete da NBA e da NBB. Isso acontece porque a linguagem, entre elas a corporal, é uma construção da cultura e, por isso, é uma estrutura estável.