Questões filtradas por: disciplina educação física

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Educação Física
Órgão: EBSERH
Ano: 2015

Em movimentos rápidos que não duram mais do que 10 segundos, utiliza-se o sistema

002
Matéria: Educação Física
Órgão: Prefeitura de Suzano - SP
Ano: 2015

Os campos teóricos, denominados “Estudos Culturais” e “História do Corpo”, afirmam que o corpo humano é algo produzido na e pela cultura.

Tendo como referência esses dois campos de conhecimento, leia o trecho a seguir extraído do capítulo “A produção cultural do corpo” de Goellner (2003):

O corpo é uma construção sobre a qual são conferidas diferentes marcas em diferentes __________ , espa ços, conjunturas econômicas, grupos sociais, étnicos, etc. […] O corpo é provisório,_________ e mutante, suscetível a inúmeras intervenções consoante o desenvolvimento científico e tecnológico de cada cultura […].

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

003
Matéria: Educação Física
Órgão: Prefeitura de Suzano - SP
Ano: 2015

Nas aulas de Educação Física daquele bimestre, o tema de estudo é a aptidão física. Para estudar o tema, o professor decide submeter seus alunos a alguns testes objetivando que eles se conheçam melhor e se interessem pelo assunto.
O primeiro teste foi de velocidade máxima no qual os alunos percorriam a distância de 50 metros no menor tempo possível. Após alguns minutos de descanso, os alunos realizaram um teste de velocidade prolongada, onde tentavam percorrer a maior distância possível em um período de tempo de 1 minuto e 30 segundos.
Dois dias depois, o professor aplicou o terceiro teste, o teste de Cooper, cujo resultado dos alunos é a maior distância percorrida em 12 minutos.

Em relação ao metabolismo energético, assinale a alternativa que contém os sistemas de transferência de energia requeridos em cada teste, respectivamente.

004
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Imagem 004.jpg

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Caso se opte por trabalhar com situações-problema para a ampliação de competências, as atividades de educação física poderão, por exemplo, estimular o desenvolvimento do respeito, do trabalho em grupo, da cooperação, da responsabilidade e da confiança. Todos são valores sociais que regulam as relações entre os indivíduos ou instituições.

005
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes
nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como
conteúdo da educação física porque possui um significado social de
grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser
garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode,
em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou
segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar
como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com
relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um do papéis do esporte é o de reproduzir e reforçar a ideologia política vigente, fazendo que os valores nela inseridos sejam aceitos como normais e desejáveis.

006
Matéria: Educação Física
Órgão: IFB
Ano: 2011

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes
nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como
conteúdo da educação física porque possui um significado social de
grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser
garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode,
em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou
segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar
como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com
relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O esporte é um elemento de integração social quando a participação é valorizada em favor dos alunos menos talentosos.

007
Matéria: Educação Física
Órgão: ABIN
Ano: 2010

Nas aulas de educação física e esporte, tanto a entorse quanto a luxação são acidentes comuns. Os dois são considerados incidentes nas articulações, cabendo ao professor de educação física saber lidar com essas situações de imprevisto. Considerando o atendimento de primeiros socorros, julgue o próximo item.

No caso de uma luxação no tornozelo, deve-se solicitar assistência especializada.

008
Matéria: Educação Física
Órgão: ABIN
Ano: 2010

Com referência às adaptações fisiológicas mais comuns à atividade física sob altas temperaturas após aclimatação, julgue o próximo item.
A pressão arterial não se altera, pois haverá distribuição mais efetiva do débito cardíaco.

009
Matéria: Educação Física
Órgão: ABIN
Ano: 2010

Julgue o item subsequente , a respeito das orientações que devem ser consideradas no planejamento do processo de ensino-aprendizagem em programas de educação física para turmas de iniciantes.
Para turmas de iniciantes em hidroginástica, a superfície da água deve ficar na altura do tórax do praticante, para que os benefícios relacionados ao aumento das suas capacidades aeróbias e anaeróbias sejam potencializados.

010
Matéria: Educação Física
Órgão: Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano: 2010

Imagem 006.jpg

Com relação às diversas etapas de avaliação do processo ensino-aprendizagem na educação física, é INCORRETO afirmar que