Saíram os gabaritos preliminares do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro para 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial. A seleção teve provas aplicadas no último domingo (7) e as respostas das questões saíram no Diário Oficial do Estado da edição de hoje (10), página 28, e estarão disponíveis para consulta também no site da organizadora no decorrer do dia. Veja os gabaritos.

A prova aplicada teve 100 questões distribuídas em 3 módulos sobre língua portuguesa, conhecimentos específicos e conhecimentos de informática, onde será considerado aprovado na etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de pontos, em cada um dos módulos isoladamente.

Serão convocados para a 2ª etapa (Prova de Capacidade Física), os melhores classificados dentro do número de vagas previstas no edital, sendo: os primeiros 225 de ampla concorrência, os 60 primeiros nas vagas para negros e índios e os 15 primeiros na lista PNE. Além desta etapa haverá exame psicotécnico, de caráter eliminatório; exame médico, de caráter eliminatório; e curso de formação profissional.

O concurso está sendo organizado e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e reserva 20 vagas para candidatos negros e índios e 5 para pessoas com deficiência. A função exige curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros requisitos. O salário do cargo é de R$ 4.830,63 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.