Algumas pessoas estudam bastante, passam à metade da vida se preparando para prestar um concurso e entrar no mercado de trabalho, todavia, ao ficarem diante dos papéis, acabam tornando-se um HD vazio. Existem algumas explicações para esse fenômeno tão comum para uma grande maioria dos que se habilitam a prestar concurso. Antes de tudo é necessário observarmos que existem algumas técnicas que nos ajudam a fluir melhor os conhecimentos para as provas. Não é difícil para que alguém se torne um "expert" em concursos, basta guardar alguns princípios básicos e regrinhas infalíveis!

É bem sabido por todos nós, através da lógica, que a experiência é a mola propulsora para a realização de uma prova de concurso, mas, não é a regra que determina quem irá ser aprovado ou não. Um iniciante que nunca se deparou com uma situação de ter que preencher uma folha com respostas para muitas perguntas, nem mesmo redigir um texto, pode muito bem ser melhor que muitos experientes. O passo inicial para obter sucesso numa prova de concurso é ter um foco para estudar a temática que envolve os conhecimentos lógicos e básicos que serão requeridos. Depois, os cuidados necessários serão em torno do preparo para prestar à prova. Busque saber do histórico daquele concurso e das provas anteriores, assim, você catalogará detalhes importantes como resultados, técnicas utilizadas etc.

Não se esqueça de ler bem o edital e quais são os direitos e obrigações que você tem antes, durante e após a prova. Nunca se esqueça de chegar cedo ao local, assim você poderá respirar mais, ambientar-se e tornar-se mais envolvido com a prova. Não permita que o fato de outras pessoas estarem prestando o mesmo concurso, indicando um número bem maior de concorrentes para poucas vagas, possa desestimulá-lo. Um dos fatores mais importantes na hora de encarar um concurso é manter-se com uma boa motivação. Todos os concorrentes devem ter estudado também, mas, diga para si mesmo que os macetes e raciocínio que você possui, eles não adquiriram.

Já dentro da sala e diante da prova, não deixe que o pavor bloqueie seu raciocínio, aí está o grande segredo para manter-se ativo. Quando a ansiedade nos vence, ficamos sem a capacidade de pensar com inteligência e o raciocínio lógico perde-se. Respire fundo!Imagine que ela é apenas uma prova de um concurso e que mesmo tendo o poder de mudar a sua vida, para melhor, não é a única do universo e que se por algum motivo não for bem sucedido, outras virão! Ainda que em seu subconsciente essa idéia não floresça, não faz mal, ela é apenas um subsídio para que você se mantenha calmo. Leia atentamente cada palavra da prova, inclusive às que apresentam os detalhes e os locais que devem ser preenchidos com os seus dados.

Após ter lido toda a prova, leia pergunta por pergunta e responda certificando-se que não há nenhuma pegadinha. Atualmente tornou-se uma moda criar essas pegadinhas nas provas, sobretudo, nas perguntas que parecem ser fáceis demais. Vá deixando para depois àquelas respostas difíceis, até porque, elas podem desgastá-lo e acabam atrapalhando-o responder às demais. Por último responda cada uma delas e faça uma análise das respostas, para não ocorrer de você ter confundido.

Por último faça uma revisão geral, avaliando cada detalhe das provas, inclusive nas perguntas consideradas muito fáceis ou muito difíceis. Pode ocorrer de por causa do tempo algumas pessoas não fazerem a revisão e nem avaliar às respostas, por isso, é aconselhável que não gaste muito tempo nas respostas difíceis inicialmente. Todavia, não devemos acelerar nas respostas, porque a tentativa de correr e terminar primeiro, para demonstrar que dominamos o conhecimento acaba fazendo-nos errar por falta de atenção. O correto é utilizar todo o tempo que temos para fazer a prova, assim ficamos desacelerados e com o celebro funcionando normalmente. Um detalhe importante antes de entregar a prova, é avaliar se você preencheu os dados com nome completo, endereço, quando requisitado, para não ser um fantasma inteligente que foi aprovado numa prova, mas, não existe!

Em provas que ocorra a exigência de uma redação, busque realizá-la primeiro, antes de qualquer outra questão. Para se redigir bem, na maioria dos casos, com a mente menos acarretada, os seus conhecimentos fluem mais centralizados no tema proposto.

Assim, seguindo esses singelos conselhos você obterá bom resultado numa prova de concurso e poderá alcançar o cargo desejado. Pratique, não deixe de estudar e boa sorte!