Os concursos públicos movimentam livros e apostilas de estudo para milhares de estudantes no Brasil. As vagas oferecidas favorecem todos os níveis, desde fundamental incompleto até superior com diversos níveis de aperfeiçoamentos e pós-graduações. Já trouxemos na semana passada, um artigo com dicas de estudo para concurso dos Correios, que abrirá em breve. Além disso, montamos uma matéria com todos os concursos públicos previstos para 2013, para lhe deixar a par deste grande mercado que atrai milhares de estudantes todos os anos. Neste pequeno artigo vamos trazer algumas dicas importantes para que você possa se preparar bem para os concursos organizados pela Vunesp.

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - VUNESP, é uma fundação pública, sem fins lucrativos, criada em 26 de outubro de 1979 pelo Conselho Universitário da UNESP. As principais atividades da Vunesp são: planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso vestibular da Unesp, realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições públicas ou privadas, além de desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades.

Uma das organizadoras mais prestigiadas e solicitadas na organização e coordenação de concursos públicos realizados pelo país, principalmente na região sudeste, Fundação Vunesp tem o hábito de colocar em sua bibliografias conteúdos programáticos muito parecidos em provas realizadas para diversos órgãos. Com o intuito de auxiliar o estudante que tem desejo de ser aprovado nos concursos realizados pela Fundação, fizemos um comparativo esclarecedor para lhe ajudar na hora dos estudos, visando otimizar seu tempo junto aos livros. Confira a seguir, uma lista com o conteúdo programático de três grandes concursos recentes organizados pela Fundação:

Secretaria de Justiça-ES

Agente de Escolta e Vigilância e Agente Penitenciário (nível médio)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
Sinônimos e antônimos.
Sentido próprio e figurado das palavras.
Pontuação.
Classes de palavras:substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal.
Colocação pronominal.
Crase.

MATEMÁTICA

Operações com números reais.
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
Razão e proporção.
Porcentagem.
Regra de três simples e composta.
Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Equação do 1º e 2º graus.
Sistema de equações do 1.º grau.
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
Sistemas de medidas usuais.
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.
Raciocínio lógico.
Resolução de situações problema.

ATUALIDADES

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1º semestre de 2012, divulgados na mídia local e/ou nacional.

 

Polícia Civil-SP

Auxiliar de Papiloscopista Policial (nível fundamental)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
Sinônimos e antônimos.
Pontuação.
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal.
Colocação pronominal.
Crase.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

MS-Windows 7: instalação e configuração, conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos.
MS-Office 2010.
MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras, numeração de páginas e inserção de objetos.
MS-Excel 2010: definição, barra de ferramentas, estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, inserção de objetos e classificação de dados.
Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.
Internet: Conceito, provedores, protocolos, navegação na Internet, links, sites, buscas, vírus.

São Paulo Transporte (SPTrans) 

Agente de Informações e Mensageiro (nível médio)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos.
Sentido próprio e figurado das palavras. 
Pontuação.
Classes de palavras:substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal.
Colocação pronominal.
Crase.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

MS-Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. 
Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

MATEMÁTICA

Operações com números reais.
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
Razão e proporção.
Porcentagem.
Regra de três simples e composta. 
Média aritmética simples e ponderada. Juros simples. Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1.º grau.
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
Sistemas de medidas usuais.
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.
Raciocínio lógico.
Resolução de situações-problema.

ATUALIDADES

Fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2011, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Conclusão

Comparando os diferentes concursos realizados, podemos ver que a Fundação Vunesp utiliza o mesmo conteúdo programático para formulação das questões de suas provas. Isto não significa, em momento algum, que as provas serão iguais, ou que as respostas serão idênticas, apenas exemplificamos que a metodologia empregada na criação das provas e os conteúdos envolvidos são os mesmos, o que facilita o estudo do concurseiro, que pode focar nestes assuntos.

Podemos, então, crer que na rotina de estudos, é crucial que o candidato faça e refaça inúmeras vezes as provas anteriores ao concurso no qual ele está se preparando, além de outros concursos, abrangendo outros níveis de escolaridade, com objetivo de se qualificar e familiarizar com questões de maior complexidade.

Desta forma, somando os conhecimentos específicos de cada disciplina ao conhecimento adquirido sobre a formulação das provas da organizadora, o candidato terá maior tranquilidade na realização do teste, e, consequentemente, maior chance de ser aprovado.