Fica a cargo do Técnico Judiciário dos Tribunais Regionais Eleitorais espalhados pelo país, funções básicas, mas vitais para o bom andamento de processos nos Tribunais, como digitação de documentos, elaboração de certidões e relatórios, atendimento ao público, recursos humanos, materiais orçamentários e financeiros, entre outras atividades correlatas a função.

O Técnico do TRE atua em atividades de nível intermediário de complexidade, referentes a execução de tarefas na sua área de apoio como: execução de tarefas judiciárias, tramitação dos feitos, realização de abertura e encerramento de audiências, comunicação com as partes - dos advogados e das testemunhas -  e à guarda e conservação de bens e processos e outras atividades judiciárias correlatas.

Ele também deve participar de reuniões e comissões quando lhe for solicitado por um superior, bem como executar serviços de expediente, atender ao público e servir em audiências, quando solicitado.

São diversas atribuições, mas o salário do cargo compensa - e também torna o cargo bastante concorrido - somando R$ 5.425,97 por carga horária de trabalho de 40 horas semanais, além de ter direito a auxílio alimentação no valor mensal de R$ 799,00.

Em conjunto com o TSE, os TRE's atuam no planejamento e gestão do processo eleitoral no conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e condutas organizacionais com o objetivo de atender às expectativas dos cidadãos brasileiros em relação aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.