Estudar para concurso nem sempre é fácil. Seja por questões de tempo, esforço ou dinheiro, é sempre necessário administrar alguns elementos da vida pessoal de forma a manter o ritmo, sem perder o gás.

É preciso ter força, garra e, sobretudo, estímulos constantes. As motivações pessoais contam majoritariamente como estimulantes nesse processo. Porém, outros fatores também podem ajudar.
Um fator bastante estimulante é descobrir facilidades e maneiras de melhorar o estudo, tornando-o mais eficiente. Atualmente, alguns recursos do meio digital ajudam na organização e na agilidade do estudante.

O Ache Concursos é o local ideal para comentar sobre as facilidades do meio digital: reúne notícias, atualizações sobre concursos, notícias de âmbito do Governo e até mesmo questões. Mas é na hora de se organizar no próprio computador que alguns obstáculos podem aparecer - veja a seguir como superá-los.

Imagem: Pixabay
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Materiais didáticos online

As redes sociais permitem a estudantes de concursos travarem contatos com outras pessoas dedicadas a entrar numa carreira, professores e especialistas. O diálogo pode ser muito frutífero e é comum que resulte na troca de arquivos.

É possível ter acesso a arquivos muito enriquecedores dessa maneira, inclusive livros e outros materiais que já não são mais editados, mas que têm grande qualidade. Alguns deles, porém, contam com obstáculos desagradáveis. Os dois problemas mais recorrentes são encontrar marcas d’água num arquivo e ter um livro inteiro com as páginas dispostas num sentido ruim para a leitura - horizontalmente ou de ponta-cabeça para ler na tela de um computador, por exemplo.

A ferramenta digital PDFelement, da Wondershare, é uma boa maneira de retirar marcas d’água de PDF e mudar a orientação das páginas. Para solucionar o primeiro problema, basta importar o arquivo com a marca d’água no programa. O usuário somente precisa identificar o menu sobre marcas d’água e selecionar a opção para removê-la.

Quanto à rotação das páginas de um arquivo PDF, basta localizar a opção de rotacionar páginas no menu lateral do programa e selecionar a página que deve ser alterada. Inclusive, é possível girar todas as páginas de uma só vez, se o leitor assim preferir. Assim, tropeços que podem inutilizar um material de estudos valioso podem ser eliminados com meia dúzia de cliques.

Anotações digitais

Embora muitas pessoas ainda apreciem a mecânica de escrever e manter calendários e anotações em papel, o meio digital agiliza a busca de tópicos relevantes. O recurso de localizar palavras-chave num documento abrevia o tempo de busca em momentos de revisão, por exemplo.

Além disso, cada vez mais, o meio digital permite a reprodução de processos "analógicos" na tela - grifar conteúdos, recortar, customizar páginas etc. Por isso, é conveniente anotar conteúdos de aulas e palestras na forma digital. O PDFelement, novamente, é uma ferramenta providencial para lidar com essas notas: oferece o painel para visão geral dos arquivos, permite listá-los, grifá-los e fazer buscas rápidas.

Outra vantagem do programa é poder criar suas próprias brochuras ou cartilhas digitais. Você pode compor cadernos que combinem anotações próprias com conteúdos escaneados - textos ou imagens - e manipular livremente a paginação e até a diagramação do arquivo.

Ao final, é possível até mesmo configurar o peso final do arquivo para salvar. Esse cuidado é especialmente interessante para quem precisa abrir o arquivo em máquinas com capacidade de processamento menor ou tem pouco espaço para gravar arquivos no celular, tablet ou leitor digital.

Organize os arquivos

Por fim, não adianta ter vários arquivos academicamente impecáveis jogados de maneira dispersa em gavetas com meias e cuecas. O óbvio precisa ser dito: nomeie e grave os arquivos de estudo corretamente. De preferência, com o nome da matéria, o assunto e o número da aula/palestra (se acompanhar um curso) e na mesma pasta. Por exemplo: "ECO - 01 - Item 1" ou "ECO - 01 - Macro" - É o arquivo da aula 1, de um curso de Economia, com o tema Macroeconomia (item 1 do edital do concurso).

Essa organização facilita a identificação dos arquivos tanto no computador quanto no celular ou tablet. Assim, você poderá pesquisá-los mais facilmente na busca de arquivos do computador.

Internet produtiva

Uma desvantagem de estudar no computador é a possibilidade de dividir atenção com vídeos e outras distrações. Aliás, a concentração necessária para coisas úteis parece ser redobrada quando lidamos com a vastidão de recursos da internet.

Além do uso de rotinas de organização de tempo como aliadas, há ferramentas que praticamente "obrigam" o estudante a se concentrar no que é importante. A extensão Productivity Owl, para Google Chrome, permite estabelecer horários de acesso no navegador.

Você pode adequar o uso do navegador às suas horas de estudo, bloquear certas páginas temporariamente e fazer outros ajustes. Assim, se o estudante decidir "dar uma espiada" e abrir o navegador durante o tempo selecionado, a corujinha dá um "pito" e frustra a tentativa do gaiato - de volta à produtividade!