Nas últimas semanas, pessoas ao redor do mundo foram surpreendidas com o anúncio da quarentena como método para controlar e reduzir o contágio do coronavírus. Com mais tempo livre e a impossibilidade de sair de casa, a solução é aproveitar o período para desenvolver uma nova habilidade - e tem até ferramentas para estudar de graça! Conheça o app que está oferecendo cursos gratuitos para quem quer aprender um novo idioma.

Recentemente, a Babbel divulgou que vai oferecer um mês do aplicativo de forma gratuita para todos os estudantes do Brasil. Essa iniciativa tem como objetivo causar um impacto positivo para o período de isolamento social, que é tão importante para amenizar as crises nos sistemas de saúde, mas impede que as pessoas mantenham suas rotinas normais.

Fonte: Babbel
Fonte: Babbel

Aprendendo uma língua por aplicativo

Uma das grandes vantagens da tecnologia, especialmente em momentos como este em que o isolamento social se faz necessário, é a possibilidade de realizar diferentes tarefas de forma virtual, incluindo aprender um idioma. Um dos apps mais reconhecidos neste segmento é a Babbel, que ensina mais de 10 línguas com uma metodologia exclusiva. Aprender o idioma francês, inglês, espanhol, italiano e alemão são algumas das opções do app.

No aplicativo, o usuário pode fazer lições com duração de cerca de 15 minutos, com áudios gravados por nativos do idioma e um sistema de reconhecimento de voz que permite notar erros de pronúncia. Além disso, a estrutura de revisão permite manter sempre na memória as palavras e frases que foram aprendidas. Não é à toa que a Babbel está entre os 50 melhores aplicativos da categoria educação e acumula feedbacks positivos dos usuários.

A importância de manter-se ativo na quarentena

Para a maior parte da população, é difícil saber como agir em uma crise de saúde sem precedentes. Em nossa história recente, não existem casos em que a quarentena foi imposta à todos, o que significa que não temos exemplos do passado de como adaptar a rotina para uma nova realidade. Por isso, seguir alguns conselhos de especialistas pode ser a melhor escolha para manter a saúde mental em dia.

Se em nenhum ponto dos últimos anos vivemos algo parecido com o isolamento causado pelo coronavírus, em nenhum momento da história tivemos tantos recursos para aproveitar o tempo da melhor forma possível. Basta pensar que há dez anos, aprender um idioma sem precisar se deslocar para uma escola presencial era completamente impossível.

Em entrevista recente para a TV Diário, de São Paulo, o historiador, professor, escritor e palestrante Leandro Karnal defende que "o isolamento social é oportunidade para aprender". Para quem tem a possibilidade de ficar em casa, o especialista recomenda ler, praticar atividades físicas em casa, assistir filmes e fazer cursos pela internet, incluindo um curso de idioma.

Uma boa motivação para abrir o aplicativo e começar a treinar, é ter em mente que aprender uma segunda língua é um grande aliado para o bem-estar mental - fundamental para que a quarentena seja mais leve. Ao dedicar alguns minutos do seu dia para esse tipo de atividade, é possível ter um conforto nos pensamentos, reduzindo a ansiedade e a preocupação. E claro, quem aprende outro idioma tem melhor memória e menos riscos de desenvolver doenças cognitivas.

Além disso, saber um segundo idioma é imprescindível para quem quer melhores posições no mercado de trabalho. Ainda que exista a previsão de uma estagnação econômica nos próximos meses, estar bem preparado com conhecimento de outra língua pode ser um fator de diferenciação importante pós quarentena.

Curso de idioma de graça

Se os benefícios para a saúde ainda não forem suficientes para te motivar a estudar nessa quarentena, saiba que é possível aprender sem desembolsar um centavo. A Babbel está dando um mês do curso de idioma grátis para os estudantes brasileiros. Vale instalar o app e descobrir as funcionalidades, para conferir se o estilo de ensino combina com as suas preferências.

De fato, é a Babbel é uma ferramenta prática e dinâmica, para que você aproveite as horas em casa para ampliar seus conhecimentos. Já que sair para dar um passeio não é uma possibilidade, nos resta utilizar nosso tempo da melhor forma possível.