"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo" - Winston Churchill

É muito comum em nós, seres humanos, desistirmos de nossos sonhos mediante o primeiro fracasso. Alguns ainda vão um pouco mais longe e depois do segundo ou terceiro, diz: chega! Não era para mim! Falo que é errado pensar assim. Se seu sonho é o que sempre te motivou a seguir em frente, por que então, desistir?

Nessa caminhada em que nos debruçamos para passar em um concurso público, encontraremos muitas dificuldades assim como em tudo na vida, todavia, é preciso muita disciplina e determinação e isso também, todos nós, no fundo de nossas almas temos.

Lembro-me da história do jogador Cafú. Bicampeão mundial pela seleção brasileira, participando de duas finais de copa, o único jogador a participar de duas finais jogando. Um atleta de muita repercussão mundial, muitos títulos por onde passou e muito sucesso, mas o que é comum, no começo não foi sempre assim. É preciso saber que o sucesso não cai de paraquedas. Tudo é com muito trabalho e persistência.

Segundo o blog Chico Maia, em 13 de fevereiro de 2012, Cafú concedeu-lhe uma entrevista em que afirmou mais uma vez que havia participado de 9 peneiras até ser aprovado por um clube de futebol. Não foram uma ou duas, foram nove. Qualquer pessoa nesse caso teria desistido. É possível imaginar as brincadeiras de mau gosto que sofreu; os bullying, as perturbações de forma geral e pesada, brincadeiras como: - ai fazer um curso de informática que futebol não dá pra você! Tudo isso fez parte da vida inicia do Cafú.

Mas não foi isso que o mesmo fez. Ele continuou. Cada derrota é mais uma lição recebida. Mesmo com o "não" sendo a tônica de sua vida, sempre procurou o "sim" da vitória.

O mesmo tem que ser você que sempre sonhou em ter uma vida melhor, mais digna através de um concurso público. Seus sonhos não podem ser negligenciados apenas pelo fracasso que, por hora, talvez esteja testando sua capacidade, desafiando você a continuar lutando.

Ao longo de sua empreitada, você vai encontrar amigos para te tirar do foco. Irão te chamar para festas, baladas, e todo tipo de entretenimento, mas as lágrimas de hoje, a renúncia de hoje serve para desfrutares amanhã. É preciso lembrar que o tempo corre e que amanhã poderás se arrepender de tudo que deixaste de fazer, por causa do capricho do ego momentâneo.

Ai após tudo isso, você se esforça e faz uma prova, muito ansioso, com muita expectativa, cheio de esperança de que gabaritou bem e aí, não conseguiu a classificação suficiente para entrar de imediato. É normal o abatimento. Aí você lembra de todo o esforço, toda dedicação e naturalmente vai ter ódio, vai ficar com muita raiva e é comum também o pensamento em desistir.

Aí os dias vão se passando e no fundo do seu coração ainda tem uma chama viva, inata, pura... É ela que vai dizer: Vamos tentar novamente? Vamos mudar de estratégia? Vamos fazer um mais fácil? Vamos fazer um menos concorrido? Milhões de pensamentos surgem em sua cabeça e aí você começa a motivar novamente. Isso é o princípio que Cafú sempre levou para vida dele. É preciso acreditar que uma hora vai chegar, mas para isso, continue na dedicação, seguindo um planejamento e com muito foco. A vitória é certa.

Charles Dickens, um pensador inglês (1812-1870) chegou a dizer que "cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender". É a realização de seu sonho seu maior motivador e não o fracasso. O fracasso só nos ensina algumas maneiras de evitar novos erros na caminhada até o sucesso. Muitos homens caíram no meio do caminho, mas tantos outros se levantaram e seguiram em frente porque a felicidade e realização em nossa vida é o nosso destino e nada mais.

Um antigo provérbio africano diz que: "é melhor lançar-se á luta mesmo exposto aos insucessos do que ficar na penumbra com aqueles que não conhecem nem a vitória nem a derrota". Então. De que lado você quer estar? Siga em frente porque como disse anteriormente, a vitória é certa. Caiu? Levante-se! Nada acabou... O futuro é logo ali e enquanto você se levanta, refaça os meios de chegar até lá. Mude de estratégias, focalize ainda mais, renuncie os supérfluos que atrapalham sua vida e você irá conseguir como muitos já conseguiram.

Para isso conte com um apoio de grupos e pessoas que têm a capacidade pela experiência em ajudar e nós do ACHE CONCURSOS seguiremos com você, dando todo apoio necessário para que alcances o tão sonhado concurso de teus sonhos. Força e Honra!

Marzo Deutsch