Estudar para concursos requer muita disciplina, paciência e persistência. Alguns obstáculos do dia a dia podem atrapalhar a sua produtividade e seu desempenho nos estudos. No entanto, você pode começar a desenvolver hábitos hoje mesmo para aumentar o rendimento e logo ali na frente  alcançar a almejada aprovação.

Nessa matéria trazemos 10 hábitos importantíssimos na sua caminhada que podem aumentar a sua produtividade. Confira.

1. Comece o planejamento da sua semana

Isso é de extrema relevância caso queira que as coisas aconteçam do jeito certo. Tudo começa com planejamento, desde a hora de acordar até a hora de dormir. Saiba quais os compromissos terá que cumprir, quais matérias terá que estudar, o que pode ser eliminado da rotina e quando começar ou finalizar determinada tarefa. Com planejamento prévio, você não levantará mais da cama sem saber o que fazer ou pra onde ir. Uma boa dica é, como de praxe, elaborar um cronograma, calendário, bloco de notas para anotar as atividades, metas e compromissos a serem cumpridos nos dias da semana. Faça isso e perceba a diferença.

2. Pratique alguma atividade física 

Evite o sedentarismo o máximo que puder. Além de estimular o bom humor, a prática frequente de atividades físicas pode beneficiar o aumento da concentração, auxiliar no controle da ansiedade e melhorar o seu sono.

Conforme John J. Ratey, Neuropsiquiatra Harvard, o exercício não só beneficia a saúde do corpo e bem-estar como ele pode aumentar a saúde do cérebro, porque ele depende do corpo para fornecer o seu combustível (oxigênio e glicose), pois quanto mais se encaixa no corpo, melhor o seu funcionamento. De fato, o exercício pode aumentar a cognição, estimular o crescimento de novas células cerebrais e melhorar a sua memória.

Obviamente, é importante consultar um profissional para fazer uma avaliação antes de começar os exercícios.

3. Afaste-se de energias negativas

Uma das coisas importantes é não deixar pensamentos ruins se consolidarem na sua mente. O desânimo e a falta de esperança tendem a alimentar diversos pensamentos negativos de que nada vai mudar, que tudo dá errado e sempre será assim. Já ouviu falar que pensamentos ruins atraem coisas ruins? Se você coloca na sua mente que nunca vai passar no concurso, que nunca vai ter a vida que deseja realmente não vai! Além disso, esse tipo de hábito pode afetar a sua saúde e afetando a sua saúde, afeta o seu desempenho com os estudos e em tudo no seu dia a dia. 

Nutra a sua mente com coisas boas, tome consciência dos seus pensamentos, aceite que tudo de "ruim" que possa acontecer você sempre traz algum aprendizado. 

Outra maneira é envolver-se com pessoas positivas e alegres, pois mesmo sem querer somos influenciados por aqueles com os quais convivemos. Pessoas negativas e pessimistas tendem a "puxá-lo" para baixo. Portanto, absorva somente as boas energias das pessoas.

 

4. Busque uma fonte de motivação

Motivação é aquela força que faz com que se tenha vontade de vencer todos os dias. Pense o seguinte: por que quero isso da vida? como faço para conseguir isso? Onde me imagino daqui a 10 anos? quero continuar na vida que estou hoje? Coloque na sua mente que tudo o que deseja será realizado. Se está ruim, não hesite em mudar. Tudo depende apenas de você. Encontre sua fonte de motivação fazendo essa análise sobre a sua situação atual.

5. Aprenda a dizer não

Dizer não parece desconfortável e contrangedor, mas saiba que faz parte do desenvolvimento humano. Não se pode aceitar tudo o que lhe pedem. Muita gente não entende que a rotina do concurseiro é pesada e cansativa, acham que por estar "apenas estudando" (como dizem) podem pedir tudo em qualquer momento. Muitos acabam aceitando por sentir necessidade de agradar a todos, só que esquecem de que isso pode sobrecarregar. Saiba que não precisa aceitar tudo que solicitam a você, lembre-se dos seus objetivos e prioridades antes de tudo. Seja educado e compreensivo acima de tudo; como muitos não entendem o estilo de vida do estudante concurseiro, é possível que para você isso pareça falta de respeito e de consideração, mas muitas vezes não é nada disso. Converse e explique para as pessoas a sua volta, quando lhe fizerem pedidos, que no momento você não poderá atender. 

6. Respeite seus limites

Você é capaz de fazer muita coisa, sabemos, mas não é de ferro! Respeite os seus limites, saiba aonde pode chegar e o que pode fazer. Se estiver cansado, descanse! Se estiver estressado, desestresse! Se precisar pausar, pause! Apenas não pare.

Não adianta querer ir além daquilo que você pode, respeite seu corpo, sua mente e sua sanidade mental.

7. Esteja de bem com a vida

Nem sempre terá um dia bom, nem sempre as coisas vão acontecer da maneira que quer, nem tudo vai sair como o esperado, mas lembre-se de que o mundo não está contra você! Aproveite as oportunidades e aprendizados que esses momentos podem lhe trazer.

8. Faça uma coisa de cada vez

Não há necessidade de sair "atropelando" tudo e pegando toda e qualquer tarefa para fazer. Falta de planejamento diário pode resultar em excesso de tarefas. A consequência de querer fazer tudo é a de não conseguir cumprir com nada. 

Se pretende fazer as coisas bem feitas, faça uma coisa de cada vez e conclua as tarefas, não as deixe pela metade, isso só vai causar frustração e estresse.

9. Mantenha uma alimentação equilibrada

Não estamos falando em fazer dietas rigorosas e ficar neurótico com a comida. Mantenha o equilíbrio na sua alimentação, pois ela apresenta uma relação direta com a concentração e memória.

Invista em alimentos que sejam fontes de vitaminas, proteínas e gorduras boas. Evite alimentos ricos em açúcares, gorduras ruins e conservantes, pois podem aumentar o cansaço e diminuir a concentração.

10. Nunca esqueça seus objetivos

Os objetivos não se limitam a passar no concurso e construir uma carreira simplesmente; vai muito mais além disso. Estabelecer pequenas metas ajudam a manter o foco no objetivo. Saiba o que está fazendo e aonde quer chegar.

Com isso, é possível concluir que manter hábitos saudáveis, estar organizado e manter a motivação podem afetar positivamente a sua produtividade e no alcance de resultados.