Um estudo composto de 10 pesquisas confirma que estudar traz sim felicidade. E essa sensação é 18% maior entre os mais escolarizados.

Um estudo recente abordando alguns aspectos da educação mostrou que quem estuda tem mais possibilidade de ser feliz e ter uma expectativa de vida bem melhor que os demais. Essa pesquisa "what are the social benefits of education?" (quais são os benefícios sociais da educação?) feito pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 15 países membros, não incluindo o Brasil. Essa pesquisa afirmou que "a educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidade, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais" afirmam os autores.

Segundo o estudo, as pessoas que estudam mais são mais felizes, sobretudo os universitários e que em relação aos que estão no ensino médio esta sensação de satisfação é, em média, 18% maior.

Em relação ao crescimento da expectativa de vida, o estudo mostrou que homens de 30 anos podem viver mais 51 anos, por exemplo, caso tenham o ensino superior. Já aqueles que têm o ensino médio viveriam por volta de 43 anos, uma expectativa de vida 8 anos maior para quem cursa uma graduação.

Outro aspecto da mesma pesquisa mostrou que dos 27 países que a OCDE pesquisou, 80% dos jovens universitários têm mais ânimo para votar, enquanto que aqueles que não têm a formação, este número cai para 54%. Ou seja, os adultos mais escolarizados também são mais engajados quando o assunto é voluntariado, interesse político e confiança interpessoal. "A educação tem o potencial de trazer benefícios para as pessoas e para a sociedade, e isso vai muito além da contribuição para a empregabilidade dos indivíduos ou de renda", afirmam os autores da pesquisa, que dá maior ênfase na importância que o estado tem com a educação. "Os políticos deveriam levar em conta que a educação pode gerar benefícios sociais muito mais amplos, desde que haja mais investimento em políticas públicas".

Então, o caminho é estudar, llanejar e seguir o objetivo com muito foco.

Sucesso a todos!

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE) é uma organização internacional de 36 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE é composta por economistas com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano.