O benefício do Auxílio Taxista está indo para seu quarto pagamento desde que foi instituído através da Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentar o aumento do preço dos combustíveis, decorrentes do estado de emergência. Aqueles taxistas que ainda não se inscreveram, podem realizar as inscrições, mas o prazo termina no próximo dia 10 de outubro.

O Benefício Taxista segue até dezembro de 2022 e o número de parcelas poderá ser ajustado de acordo com o número de trabalhadores beneficiados cadastrados e o limite global de recursos. O valor máximo é de R$ 1 mil por parcela.

É válido lembrar que o Taxista ainda não cadastrado precisa procurar a prefeitura local para pedir o ingresso no benefício. Apenas a prefeitura pode fazer a inscrição pelo site do Governo.

Quem recebe o Benefício Taxista

Tem direito ao pagamento, motoristas de táxi que estejam registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, titulares de concessão, permissão, licença ou autorização que tenha sido emitida pelo poder público municipal ou distrital.

Para receber o benefício, o profissional deve estar ainda com seu CPF e CNH regulares.

Para acompanhar o andamento e os motivos do não pagamento do benefício, o trabalhador deve acessar o Portal Emprega Brasil, ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

As informações aparecerão apenas para taxistas informados pelas prefeituras.

Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato com o telefone 158 ou então pelo Formulário de Contato do MTP, opção "2 - Benefício Caminhoneiro TAC/Taxista".

Calendário de pagamentos Auxílio Taxista

No dia 16 de agosto, foram realizados os pagamentos das duas primeiras parcelas de R$ 1 mil cada para o Benefício Taxista aos motoristas de táxi relacionados nos arquivos enviados até às 19h do dia 02 de agosto de 2022.

Agora, o prazo final para o envio das informações do quarto lote é até às 18h do dia 10 de outubro de 2022. As demais parcelas serão pagas de acordo com o cronograma emitido pelo MTP - Ministério do Trabalho e Previdência (veja abaixo).

Quem se inscrever até o dia 10 de outubro, poderá receber ainda 3 parcelas, nos dias 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro. Veja a seguir:

Créditos: Divulgação/MTP.
Créditos: Divulgação/MTP.