Nas próximas semanas, o Governo Federal e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) iniciam oficialmente mais um ciclo do Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda existente no país. A partir do dia 18, as 19 milhões de famílias brasileiras receberão os valores de uma nova parcela do programa.

Todos os meses, surgem novas informações sobre o calendário e principalmente sobre quais beneficiários receberão o valor na primeira data estipulada pelo Governo. De acordo com alguns fatores, a ordem natural pode ser modificada para muitas famílias.

Bolsa Família: Quais cidades terão pagamento antecipado em agosto?

A cada novo ciclo, o Governo Federal define algumas cidades ou estados do Brasil nas quais os moradores terão o pagamento da parcela do Bolsa Família disponibilizado no 1º dia do calendário. A seleção desses locais é feita conforme a ocorrência de eventos climáticos consideráveis e que tenham capacidade de afetar a rotina de prefeituras e governos estaduais.

No mês passado, em julho, por exemplo, 516 cidades do país foram beneficiadas por esta medida. Entretanto, a tendência é que para o atual ciclo, o número de locais seja consideravelmente menor.

Isso porque o Rio Grande do Sul teve, nos dois últimos meses, o repasse antecipado garantido por conta das fortes chuvas ocorridas no estado. Para agosto, a tendência é de que a maioria das cidades gaúchas seja removida da lista, mas algumas podem permanecer, a depender do pedido das prefeituras e da comprovação da situação de calamidade.

No RS, vários municípios possuem maior chance de manutenção do pagamento do Bolsa Família antecipado, após a Caixa liberar o saque calamidade para várias cidades.

Outro indicativo importante é o reconhecimento de situação de emergência em alguns municípios. Nas últimas semanas, as seguintes cidades foram oficializadas através do Diário Oficial da União:

  • Bahia: Canudos;
  • Ceará: Acopiara, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa e Jaguaribe;
  • Maranhão: Palmeirândia;
  • Paraíba: Camalaú, Remígio e São José do Sabugi;
  • Rio Grande do Norte: Lagoa de Pedras

Por outro lado, existem outras cidades que foram incorporadas no pagamento antecipado de julho e que podem permanecer:

  • Alagoas: Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres;
  • Amazonas: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira;
  • Paraná: Quedas do Iguaçu, Céu Azul e Novo Itacolomi;
  • Roraima: Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí;
  • São Paulo: Diadema

A indefinição sobre os locais que permanecem na lista acontece por conta da duração de cada pedido de situação de emergência ou calamidade pública. Em casos normais, o prazo pode variar entre 30 e 90 dias.

A divulgação da lista oficial de cidades e estados contemplados é feita através dos canais oficiais de comunicação do MDS no dia de início dos pagamentos.

Calendário do Bolsa Família começa dia 18

Como já abordado acima e definido pelo MDS, o próximo ciclo de pagamentos do Bolsa Família se inicia no dia 18 e se estende até o dia 29 de agosto. A divisão das datas segue sendo de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de agosto Segunda-feira
2 19 de agosto Terça-feira
3 20 de agosto Quarta-feira
4 21 de agosto Quinta-feira
5 22 de agosto Sexta-feira
6 25 de agosto Segunda-feira
7 26 de agosto Terça-feira
8 27 de agosto Quarta-feira
9 28 de agosto Quinta-feira
0 29 de agosto Sexta-feira

Antes do início dos pagamentos, o Governo Federal realiza a atualização da folha de pagamentos e também anuncia aos beneficiários se a próxima parcela será paga ou se foi encontrado algum erro no cadastro.

Para o atual ciclo, a previsão é de que esta atualização seja oficializada já nesta terça-feira (5), através do aplicativo oficial do Bolsa Familia, pelo aplicativo CAIXA Tem e também nos demais canais de atendimento ao beneficiário.