O início de mais um pagamento do Bolsa Família se inicia nos próximos dias. A partir desta sexta-feira (18) mais de 20 milhões de famílias recebedoras do benefício poderão movimentar a parcela de julho de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). O critério, que já é praticado há muitos anos, segue sendo a principal forma de divisão dos pagamentos feitos pela CAIXA.

No entanto, desastre climáticos em cidades podem antecipar os pagamentos. Neste caso, o governo unifica os pagamentos para o primeiro dia de liberação para moradores destas cidades. Veja quem pode ser contemplado pela antecipação agora no mês de Julho.

Bolsa Família de julho antecipado em mais de 500 cidades

A principal situação que gera a antecipação da parcela do Bolsa Família é a ocorrência de eventos climáticos. Se considerados de grande proporção, esta situação pode fazer com que seja necessário o pedido de situação de emergência ou de calamidade pública.

Caso estes pedidos sejam reconhecidos pelo Governo Federal, os beneficiários residentes nestas cidades / estados receberão a parcela do mês correspondente, já no primeiro dia do calendário.

Para o ciclo de junho, 527 cidades foram contempladas pela medida. Já para o atual ciclo, a previsão é de que mais de 500 municípios brasileiros sejam inseridos na lista de pagamento antecipado mais uma vez.

A lista preliminar de locais tem as cidades de:

  • Alagoas (5): Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo e São Luis do Quitunde
  • Amazonas (3): Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira
  • Roraima (6): Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí
  • São Paulo (1): Diadema
  • Rio Grande do Sul (497): Todas as cidades do estado

Por que a lista é preliminar? A divulgação oficial da lista de locais com o pagamento antecipado do Bolsa Família é feita sempre via canais de comunicação do Governo e do MDS no dia de início dos pagamentos. Ou seja, a lista oficial sairá só no dia 18/07.

Calendário do Bolsa Família em julho

De acordo com o cronograma original do programa, os pagamentos da parcela de julho do Bolsa Família se iniciam nesta sexta-feira (18) e se estendem até o dia 31. Confira as datas abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de julho Sexta-feira
2 21 de julho Segunda-feira
3 22 de julho Terça-feira
4 23 de julho Quarta-feira
5 24 de julho Quinta-feira
6 25 de julho Sexta-feira
7 28 de julho Segunda-feira
8 29 de julho Terça-feira
9 30 de julho Quarta-feira
0 31 de julho Quinta-feira

Todos os repasses do Bolsa Família e de outros programas sociais gerenciados pelo Governo Federal são realizados através da CAIXA. Por isso, para quem já possui conta no banco, o valor é disponibilizado nesta conta.

Já para quem não é cliente ativo, é automaticamente criada uma conta poupança social digital e por isso, os pagamentos são feitos através do aplicativo CAIXA Tem. Nesta plataforma, o beneficiário pode transferir a quantia para outros bancos ou realizar pagamentos, se necessário.

O custo do Bolsa Família para os cofres públicos em 2025 é de aproximadamente R$ 160 bilhões. Mensalmente, o custo projetado é de cerca de R$ 13 bilhões ao Governo.