A Caixa começou a pagar o Bolsa Família na sexta-feira para quem tem NIS final 1 e para quem teve a parcela antecipada, como os moradores dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades de outros 5 estados.

O maior programa de transferência de renda do Brasil passou por um corte drástico em Julho, quando mais de 900 mil pessoas irão sair do programa. O governo justifica que é devido ao fim do período na regra de proteção e porque muitas famílias tiveram aumento de renda.

Assim, agora serão menos de 20 milhões de famílias de todo o país que vão receber. A parcela média neste mês será de R$ 671,52.

Para este mês, os repasses feitos pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) estão previstos para ir de 18 a 31 de julho. Entretanto, parte dos beneficiários, que recebem na semana que vem, já podem ter o valor disponibilizado neste fim de semana.

Bolsa Família e pagamento neste sábado (19); veja quem

Mesmo que não esteja no regulamento oficial do Bolsa Família, um movimento realizado frequentemente pela CAIXA, banco responsável pelo gerenciamento do programa, é antecipar alguns pagamentos. Neste caso específico, quando o beneficiário possui o recebimento da parcela previsto para uma segunda-feira, o valor já pode ser disponibilizado no sábado anterior.

Sendo assim, os brasileiros que tiverem a previsão de pagamento para a próxima segunda-feira (21), ou seja, aqueles com NIS final 2, terão o valor na conta já neste sábado (19). Vale lembrar que esta possibilidade também ocorrerá para quem tem NIS final 7 e recebe na outra segunda-feira, podendo ter acesso ao dinheiro já no sábado do dia 26 de julho.

Confira o calendário do Bolsa Família de Julho, abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de julho Sexta-feira
2 21 de julho (19 de julho) Segunda-feira (sábado)
3 22 de julho Terça-feira
4 23 de julho Quarta-feira
5 24 de julho Quinta-feira
6 25 de julho Sexta-feira
7 28 de julho (26 de julho) Segunda-feira (sábado)
8 29 de julho Terça-feira
9 30 de julho Quarta-feira
0 31 de julho Quinta-feira

A divisão das datas de pagamento de cada calendário do Bolsa Família é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). O método já era praticado pelo MDS nos últimos anos e foi mantido para o exercício de 2025.

Pagamento antecipado para mais de 500 cidades em julho

Uma situação que já foi confirmada oficialmente pelo Governo Federal é o pagamento antecipado para todos os beneficiários residentes no Rio Grande do Sul e de mais 5 estados.

Em 516 municípios brasileiros, que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal, mais de 703,15 mil famílias podem movimentar os recursos do Bolsa Família a partir de sexta-feira (18.06). Os recursos são repassados no primeiro dia de pagamento de julho, sem a necessidade de seguir o escalonamento.

Para ser integrada na lista de locais com pagamento antecipado, o município ou estado precisa ter sido afetado por eventos climáticos de grande proporção. Por conta destes acontecimentos, é necessário emitir o pedido de situação de emergência ou de calamidade pública.

Em São Paulo, que reside em Diadema terá o pagamento antecipado. Já no RS todos os 497 municípios terão pagamento unificado. No Paraná, são três municípios contemplados com a medida: Quedas do Iguaçu, Céu Azul e Novo Itacolomi. Em Roraima: Amajari; Alto Alegre; Boa Vista; Caracaraí; Iracema; e Mucajaí e no Amazonas, os beneficiários de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. Por fim, em Alagoas, famílias dos municípios de Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres já podem movimentar os recursos no Caixa Tem.