Na última terça-feira (7), o Governo Federal realizou a divulgação das informações atualizadas sobre o próximo ciclo de pagamentos do Bolsa Família. Entretanto, muitos beneficiários reclamaram publicamente sobre erros na apresentação dos dados do extrato de cada família após a verificação dos cadastros.

É bastante comum que, em alguns casos, o aplicativo oficial do Bolsa Família apresente erro nas informações divulgadas ou até mesmo aconteça a falta de atualização dos dados do extrato. Por isso, já existem alguns procedimentos que o beneficiário pode colocar em prática para corrigir este problema.

App do Bolsa Família não atualizou? Veja o que fazer

Caso o valor atualizado da próxima parcela não esteja correto ou não tenha sido atualizado, o beneficiário pode realizar os seguintes passos:

  • Verifique sua conexão: Confirme se o aparelho está conectado e se a internet está funcionando da forma correta;
  • Atualização manual do aplicativo: Abra a loja de aplicativos (Play Store ou App Store) e confira se existe alguma atualização pendente no aplicativo do Bolsa Família. Geralmente, em caso de identificação de problemas, os mesmos são corrigidos em pequenas atualizações;
  • Limpar o cache (procedimento exclusivo para aparelhos com sistema Android): Acesse as Configurações > Apps > [Nome do app] > Armazenamento > Limpar cache.

Se os passos listados acima não resolverem o problema, outras possibilidades são:

  • Forçar parada e abrir novamente o aplicativo: Feche o app completamente (forçar parada, se possível) e abra novamente. Se o erro for momentâneo, pode ser corrigido ao reiniciar a abertura;
  • Verifique se o serviço do aplicativo está indisponível: Alguns aplicativos dependem de servidores. Quando existem problemas nos mesmos, o acesso fica indisponível para todos os usuários por algumas horas.

Em último caso, reinstale o aplicativo. O único cuidado a ser tomado é com alguns dados que podem ser perdidos neste processo.

Beneficiários já sabem informações sobre o ciclo de outubro do Bolsa Família

Como abordado no início desta matéria, a folha de pagamentos do Bolsa Família para a parcela de outubro foi atualizada na última terça-feira (7). A partir disso, todos os cadastrados já receberam a informação se estão aptos ao recebimento dos valores.

Além da autorização, de fato, outras informações também já foram confirmadas aos beneficiários, como a data de pagamento e se haverá alguma antecipação de acordo com as condições previstas.

De qualquer forma, o repasse da próxima parcela do programa acontecerá entre os dias 20 e 31, seguindo a divisão natural de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

Confira o calendário de outubro completo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 20 de outubro Segunda-feira
2 21 de outubro Terça-feira
3 22 de outubro Quarta-feira
4 23 de outubro Quinta-feira
5 24 de outubro Sexta-feira
6 27 de outubro Segunda-feira
7 28 de outubro Terça-feira
8 29 de outubro Quarta-feira
9 30 de outubro Quinta-feira
0 31 de outubro Sexta-feira

Caso o pagamento não seja autorizado, o beneficiário é informado através do aplicativo e também com o detalhamento do motivo para que a suspensão do pagamento foi realizado. Nesta situação, pode ser necessário que o titular do cadastro vá até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município para correção do cadastro e em um prazo de, pelo menos, 30 dias, o pagamento pode ser retornado.

Em outros casos, como por exemplo as famílias unipessoais ou residentes de locais com difícil acesso, é necessário aguardar a visita de um funcionário do CRAS na residência para a averiguação dos dados e se certo, o pagamento é retomado.