A partir da próxima semana, 18 milhões de brasileiros receberão os valores da última parcela do Bolsa Família de 2025. Quem terá o direito de receber o pagamento já no primeiro dia do calendário e em quais cidades o Governo Federal vai autorizar o repasse unificado começam a ser reveladas.

O repasse unificado permite que moradores de cidades e estados afetados por eventos climáticos tenham o pagamento da parcela recebido no dia de abertura do ciclo. Neste mês, o primeiro grupo de beneficiários recebe no dia 10 de dezembro.

Embora o Governo Federal ainda não tenha apresentado o documento oficial com a lista de locais contemplados, uma pré-lista com algumas informações preliminares sobre o assunto já circulam. Estados e municípios que foram afetados por temporais em meses anteriores seguem com chance de ter a antecipação neste mês. Confira.

Bolsa Família de dezembro deve ser antecipado nestas cidades

A lista preliminar tem os seguintes locais:

ESTADO CIDADE
Amazonas Barcelos
Santa Isabel do Rio Negro
São Gabriel da Cachoeira
Paraná Barracão
Terra Rica
Inácio Martins
São João do Triunfo
Piauí Rio Grande do Piauí
Roraima Amajari
Alto Alegre
Boa Vista
Iracema
Mucajai
São Paulo Bastos
Botucatu
Cajamar
Laranjal Paulista
Pompeia
Porto Feliz
Teodoro Sampaio
Sergipe Carira
Frei Paulo
Monte Alegre do Sergipe
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Glória
Pinhão
Poço Redondo
Poço Verde
Tobias Barreto

Uma situação que ainda não está definida é a possibilidade de pagamento antecipado para o Rio Grande do Sul. Desde maio de 2024, o estado foi incluído em todos os repasses unificados, mas em novembro deste ano, o movimento só foi confirmado após o 3º dia após o início do calendário.

A tendência é que todos os 497 municípios gaúchos tenham o pagamento da parcela de dezembro antecipado novamente, mas a informação ainda não foi confirmada pelo Planalto.

Quando acontecem os pagamentos do Bolsa Família?

Além dos moradores de locais com o pagamento antecipado, o primeiro grupo de beneficiários do Bolsa Família receberá a parcela no dia 10 de dezembro. O cronograma operacional do programa deve se estender até o dia 23.

Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 10 de dezembro Quarta-feira
2 11 de dezembro Quinta-feira
3 12 de dezembro Sexta-feira
4 15 de dezembro Segunda-feira
5 16 de dezembro Terça-feira
6 17 de dezembro Quarta-feira
7 18 de dezembro Quinta-feira
8 19 de dezembro Sexta-feira
9 22 de dezembro Segunda-feira
0 23 de dezembro Terça-feira

Por conta das festas de fim de ano, o Governo Federal e o MDS optaram por antecipar o início dos pagamentos do Bolsa Família. Com isso, não teremos interrupção no ciclo por conta do natal.

Atualmente, cerca de 18 milhões de famílias são beneficiárias ativas do Bolsa Família. Ao longo de todo o ano, mais de 2 milhões de famílias foram retiradas do programa por conta das mudanças no regulamento do programa.

Dentre as modificações do benefício, a mais notável e que gerou a maior parte da suspensão dos pagamentos foi a redução no valor da renda per capita mensal da família, que agora passa a ser de, no máximo, R$ 218.

Além disso, outras regras são:

  • Frequência escolar e presença periódica para avaliações de saúde se tiver filhos;
  • Obrigatoriedade de atualização dos dados no Cadastro Único em um intervalo de, no máximo, 24 meses

Vale lembrar que a entrada de novas famílias na folha de pagamentos do Bolsa Família depende também dos limites orçamentários impostos pelo Governo Federal. Em 2025, a verba total de financiamento do programa foi de R$ 160 bilhões.

Todas as informações e documentos sobre o Bolsa Família são divulgados através do canal oficial de comunicação do MDS. Clique aqui para ser direcionado.