Todos os meses, o Governo Federal e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), através da Dataprev, realizam a fiscalização e verificação de todos os cadastros para definir quais famílias receberão ou não o pagamento de cada parcela dos programas sociais e dentre eles está o Bolsa Família, por exemplo.

E por conta da redução no orçamento do programa em 2025, que foi consideravelmente reduzido, o rigor adotado está sendo bem maior, tendo o objetivo de impedir fraudes e também respeitar os limites orçamentários estabelecidos. Entretanto, é possível que a situação seja revertida e uma família bloqueada possa voltar a receber o benefício.

Confira abaixo todos os detalhes, como resolver o problema e também alguns dados sobre o programa.

Bolsa Família: Como regularizar bloqueio no CRAS em 2025?

A maneira correta de regularizar a situação do cadastro em caso de pendência é se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do município para apresentar informações atualizadas e com isso, tentar reverter a decisão.

As situações mais comuns e que geram notificações do Bolsa Família são:

  • Renda mensal acima dos limites estabelecidos para pessoas em condição de vulnerabilidade;
  • Discordância de informações do cadastro após cruzamento de dados;
  • Descumprimento de processos envolvendo dependentes / filhos (vacinação, pesagem ou frequência escolar)

Entretanto, também vale destacar que o bloqueio dos valores ou cancelamento do benefício é somente a última etapa de um longo processo de notificações e avisos, que passam por 4 etapas diferentes:

STATUS DETALHES
Alerta O pagamento é realizado normalmente, mas há um aviso sobre o descumprimento de regras
Bloqueio O pagamento é bloqueado no mês da irregularidade. Após a regularização, o valor pode ser pago retroativamente
Suspensão O benefício é suspenso por até dois meses. O pagamento só é retomado após a regularização, mas sem valores retroativos
Cancelamento O benefício é cancelado, e a família deve realizar um novo cadastro para tentar voltar ao programa

Pelo grande rigor nas fiscalizações, é essencial que, desde a primeira notificação, o beneficiário já regularize o cadastro. E o processo para isso também é rápido e fácil, mas varia de acordo com cada tipo de família inserida no programa.

Para a maior parte dos beneficiários, a regularização é feita através da ida ao CRAS portando um documento com foto e, se possível, o cartão do seu benefício. A partir disso, o funcionário irá solicitar o NIS (Número de Inscrição Social) e serão identificados os pontos necessários para atualização no cadastro.

Unipessoais e residentes de locais difíceis esperam visita

Enquanto a maior parte dos recebedores do programa podem se dirigir diretamente ao CRAS, duas categorias de beneficiários passam por um processo diferente, que é a visita de funcionários nas residências.

Os unipessoais (famílias com apenas 1 integrante na residência) precisam aguardar a visita de funcionários do CRAS para a conferência do cadastro e atualização das informações. A mudança foi imposta neste ano com o objetivo de diminuir o número de fraudes e recebedores irregulares.

Já a outra parte que precisa aguardar a visita envolve os municípios de difícil acesso e que não possuem um CRAS em seu município. Por isso, os funcionários de unidade de outras cidades fazem o processo de visita.

Desde o início deste ano, o Governo Federal está praticando um rigor maior nas verificações e com isso, mais de 400 mil famílias foram retiradas da folha de pagamentos do programa. Atualmente, o número de beneficiários ativos é de cerca de 20,4 milhões.