Vai começar no dia 25 de julho o próximo pagamento do BPC pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS confirmou o cronograma de pagamentos da nova parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC) referente ao mês-base de julho. Os repasses começam a ser feitos a partir de sexta-feira, dia 25 de julho, e seguem até o dia 7 de agosto. A consulta aos valores estará disponível na semana antes do início dos depósitos.
Mas o que é o BPC? o BPC é um benefício assistencial destinado a idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer idade, desde que a renda familiar por pessoa não ultrapasse 1/4 do salário mínimo (R$ 379,00). Por sua natureza, o benefício não é considerado uma aposentadoria, e sim uma assistência garantida por lei para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas que atendem a critérios específicos de idade ou condição de deficiência, além de exigirem comprovação de baixa renda familiar.
Quem pode pedir o BPC
Para solicitar o BPC, o cidadão deve acessar exclusivamente os canais digitais do INSS, seja pelo site oficial ou pelo aplicativo Meu INSS. O login é feito usando CPF e senha cadastrados no portal GOV.BR.
Durante o processo, o solicitante deve escolher a opção correspondente ao seu perfil: "Benefício Assistencial ao Idoso" ou "Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência". Após o envio do pedido, o INSS realiza uma análise minuciosa para confirmar se o candidato atende a todas as exigências.
O prazo médio para conclusão da análise do BPC costuma ser de 45 dias, mas pode variar conforme a demanda e o volume de pedidos em andamento.
Para pessoas com deficiência, é obrigatória a realização de perícia médica. Além disso, todos os solicitantes passam por avaliação social e análise administrativa detalhada.
valor do BPC em julho
Quem já teve o benefício aprovado e está apto a receber a parcela de junho pode consultar o valor e demais informações diretamente no Meu INSS, acessando a opção "Extrato de Pagamento". Outra alternativa é ligar para a Central 135.
Nessa consulta, é possível verificar o valor a ser pago, o cronograma de depósitos e conferir eventuais pendências no cadastro. O valor do BPC corresponde ao salário mínimo nacional, que atualmente está fixado em R$ 1.518,00.
Como saber o dia do pagamento
O pagamento do BPC segue o mesmo cronograma dos beneficiários do INSS que recebem um salário mínimo. O critério de ordem é definido pelo penúltimo dígito do número do benefício (NB), localizado antes do traço final.
Por exemplo, no número fictício 000.000.001-0, o penúltimo dígito é 1.
Quem possui penúltimo dígito 1 receberá primeiro, com pagamento previsto para 25 de julho. Os demais pagamentos seguem em ordem crescente, até o penúltimo dígito 0, respeitando o calendário oficial do INSS.
Calendário do BPC de Julho
Confira as datas completas do BPC que será pago a partir de 25 de julho:
- Dígito 1: 25/7
- Dígito 2: 28/7
- Dígito 3: 29/7
- Dígito 4: 30/7
- Dígito 5: 31/7
- Dígito 6: 1/8
- Dígito 7: 4/8
- Dígito 8: 5/8
- Dígito 9: 6/8
- Dígito 0: 7/8
Os depósitos serão feitos diretamente na conta bancária informada no cadastro do beneficiário, como ocorre tradicionalmente em todas as rodadas do BPC. Confira as demais datas do INSS para o mês e para o restante do ano.

Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: