O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou na segunda-feira, 25, o calendário da folha de pagamento do mês de outubro. Neste mês, cerca de 36 milhões de segurados vão receber o benefício do INSS entre os dias 25 de outubro e 08 de novembro.

Quem recebe nesta terça-feira (26) são os segurados com Número Final de Benefício 2 e a tabela completa dos pagamentos você confere logo abaixo, neste post.

Como já é habitual, o INSS libera os pagamentos dos benefícios em dois calendários distintos. O primeiro calendário é para os segurados que recebem até um salário mínimo e em outubro esse grupo vai receber entre os dias 25/10 e 08/11.

O segundo calendário determina as datas de pagamento para aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 1.100. Para esses, a folha de pagamento referente ao mês de outubro será depositada entre 1º e 8 de novembro.

Para saber a data em que o segurado irá receber basta observar o número final do cartão do benefício. O número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (número que vem depois do traço) é o que irá indicar a data de depósito do seu benefício.

Confira a tabela de pagamento do INSS nesta semana para quem recebe um salário mínimo:

  • 25 de outubro (segunda-feira): depósito do benefício para segurados com final 1;
  • 26 de outubro (terça-feira): depósito do benefício para segurados com final 2;
  • 27 de outubro (quarta-feira): depósito do benefício para segurados com final 3;
  • 28 de outubro (quinta-feira): depósito do benefício para segurados com final 4;
  • 29 de outubro (sexta-feira): depósito do benefício para segurados com final 5;

O calendário de pagamento do INSS em 2021 continua na próxima segunda-feira, 1º de novembro, com pagamento para os segurados com final 6. Veja:

Calendário de pagamento do INSS em outubro (até 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
6 01 de novembro
7 03 de novembro
8 04 de novembro
9 05 de novembro
0 08 de novembro

Na mesma data inicia o calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. Para esse grupo o cronograma de depósito vai de 1 a 8 de novembro.

Calendário de pagamento do INSS em outubro (acima de 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
1 e 6 1º de novembro
2 e 7 3 de novembro
3 e 8 4 de novembro
4 e 9 5 de novembro
5 e 0 8 de novembro

14º salário do INSS será pago até 2023

Está avançando na Câmara dos Deputados o projeto de lei que prevê o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. O PL 4.367/20, de autoria do deputado Pompeo Mattos (PDT-RS), determina o pagamento do abono extra até dezembro de 2023.

A proposta foi aprovada no final de setembro pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e passará ainda por análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ir ao plenário.

Ainda não há um valor definido para o 14º salário do INSS. Para os segurados que recebem benefício acima de um salário mínimo o valor do abono deve ser de um salário mínimo, acrescido de parcela proporcional à diferença entre o mínimo nacional e o teto do regime real da previdência.

Em 2020, a antecipação do 13º salário dos segurados deu início à discussão sobre o pagamento de um 14º salário para aposentados e pensuionistas do INSS, visto que esse grupo ficaria sem a renda extra no final do ano. Assim como no ano passado, em 2021 os segurados também receberam o abono extra adiantado, com depósito nos meses de maio e junho.

No senado, o projeto de lei 3657/20, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) também previa o pagamento do décimo quarto salário para que os aposentados, grupo de risco do coronavírus, não ficassem sem o abono extra e com objetivo de movimentar a economia. "Antes da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas já dependiam da renda dos idosos para viver. Arcam com a maior parte das despesas, socorrendo filhos e netos. Tendo gastos com alimentação, vestuário, escola, transporte, remédios, luz, gás, entre outros", explicou Paim.