O governo do estado do Ceará lançou nesta quarta-feira (13) a CNH Popular para a população de baixa renda. O chefe do executivo, Camilo Santana, divulgou as regras do programa que vai beneficiar cerca de 25 mil pessoas. A transmissão foi feita nas redes sociais do governo.

A iniciativa vai ofertar gratuitamente o processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). A previsão é atender 20 mil pessoas em cidades do interior do estado e outras 5 mil na capital Fortaleza/CE.

Desde sua criação, o programa CNH Popular já beneficiou cerca de 139.665 pessoas. A distribuição das 25 mil CNH's se dará conforme o tamanho do município.

Quem vai receber?

O programa será destinado para pessoas com deficiência, beneficiários do Bolsa Família e ainda para pessoas egressas do Sistema Penitenciário.

Participará do programa o município que tiver sua própria autarquia de trânsito ou que tenha pedido aberto de municipalização do trânsito junto ao governo. Além disso, será levado em conta o número de habitantes pelo número de veículos registrados na cidade para distribuição.

Como fazer o cadastro

O interessado que preencha os requisitos deve acessar o site do Detran (www.detran.ce.gov.br), entrar em "habilitação" e em "CNH popular". Após, optar por primeira habilitação; informar CPF, CEP e enviar os dados.

*O site do Detran-CE vem apresentando instabilidade na tarde desta quarta-feira (13)

Após, um novo formulário pedirá os dados de contato e profissão. Será preciso anexar os documentos comprobatórios (residência, identidade, NIS, CPF), telefone e e-mail.

Após confirmado o cadastro pelo interessado, uma comissão do Detran-CE para este fim irá analisar o pedido, e a pessoa pode acompanhar o status do processamento de dados no site do Detran.

Ainda, quem se habilitae na categoria 'A' receberá um capacete, garantido pela Lei nº 15.931 de dezembro de 2015.

Beneficiários da CNH Popular receberão um capacete - Fonte: Governo do Estado
Beneficiários da CNH Popular receberão um capacete - Fonte: Governo do Estado