Mais de 5,6 milhões de brasileiros começam a receber a partir desta sexta-feira, 22, o benefício referente ao mês de março do BPC/Loas.

Depositado pelo INSS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) paga um salário mínimo (R$ 1.412) para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade.

O calendário do BPC/Loas segue as datas de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS, que também começam a receber hoje (22). Veja o cronograma completo abaixo.

INSS abre pagamentos do BPC/Loas em março
INSS abre pagamentos do BPC/Loas em março

Calendário BPC em março

Com depósitos até o dia 5 de abril, o Benefício de Prestação Continuada será disponibilizado para mais de 5,6 milhões de brasileiros a partir da sexta-feira, 22/03.

Vale lembrar que no feriado de Sexta-feira Santa (29 de março) não haverá pagamentos.

Confira as datas completas de pagamento:

Final do benefício Data de pagamento
1 22 de março
2 25 de março
3 26 de março
4 27 de março
5 28 de março
6 01 de abril
7 02 de abril
8 03 de abril
9 04 de abril
0 05 de abril

Como saber se o BPC foi liberado?

A solicitação do BPC pode ser feita tanto de maneira presencial, nas Agências da Previdência Social (APS), quanto de forma online pelo site ou aplicativo Meu INSS - https://meu.inss.gov.br/ - ou pelo número 135.

O app Meu INSS também permite a consulta ao extrato de pagamento do BPC, solicitar empréstimo consignado, agendar e remarcar perícias, entre outros serviços.

Ap Meu INSS tem consulta ao valor e extrato do BPC/Loas. Imagem: Ache Concursos
Ap Meu INSS tem consulta ao valor e extrato do BPC/Loas. Imagem: Ache Concursos

Quem recebe BPC tem direito a décimo terceiro?

Os segurados do INSS receberam recentemente uma excelente notícia: o pagamento do abono anual, ou 13º salário, será antecipado em 2024.

O decreto que antecipa o depósito da 1ª parcela para o mês de abril e a 2ª parcela para maio foi assinado por Lula no dia 13 de março.

Diante desse fato, uma dúvida que surgiu foi a respeito dos beneficiários do BPC/Loas terem ou não direito ao décimo terceiro salário? A resposta para essa pergunta é não.

Por se tratar de um benefício assistencial, e não vinculado a Previdência Social, os beneficiários do BPC não têm direito a receber 13º do INSS.