A Caixa libera neste sábado, 1º de agosto, o saque da 3ª parcela paga aos inscritos no CadÚnico e pelo app ou site da Caixa que receberam o Auxílio Emergencial entre os dias 27 de junho e 04 de julho. A rodada de saques para este grupo foi transferida por causa dos novos calendários divulgados. Neste sábado (1º), o dinheiro estará disponível para retirada pelos 6,6 milhões de beneficiários nascidos em fevereiro e março.

Milhões de brasileiros esperavam sacar no dia 18 de julho alguma parcela do Auxílio Emergencial que já estava disponível no Caixa Tem, mas isso não foi possível. O motivo foi o novo calendário anunciado pelo Ministério da Cidadania e pela Caixa Econômica Federal no dia 17 de julho e que cancela as datas para saque que os beneficiários conheciam até então.

A mudança afetou os 40,4 milhões de brasileiros que receberam o Auxílio entre os dias 27 de junho e 04 de julho em conta poupança digital. Este grupo pôde movimentar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem e a partir do dia 18 começaria a rodada de saques. Três lotes de beneficiários formam esse grupo, são eles:

  • Lote 1: beneficiários que receberam a 1ª parcela até o dia 30 de abril;
  • Lote 2: beneficiários que receberam a 1ª parcela entre 16 e 29 de maio;
  • Lote 4: novos aprovados que receberam agora a 1ª parcela.

Para o lote 1 foi creditada a 3ª parcela no período citado acima. Já para os lotes 2 e 4 foram pagas a 2ª e 1ª parcelas respectivamente. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, esse grupo poderá sacar os R$ 600 na primeira rodada de pagamentos, que o banco chamou de ciclos, e ocorre entre os dias 25 de julho e 17 de setembro. Confira como ficam as novas datas para saque:

Ciclo 1
Mês de nascimento Saque e transferência
Janeiro 25 de julho
Fevereiro 1º de agosto
Março 1º de agosto
Abril 08 de agosto
Maio 13 de agosto
Junho 22 de agosto
Julho 27 de agosto
Agosto 1º de setembro
Setembro 05 de setembro
Outubro 12 de setembro
Novembro 12 de setembro
Dezembro 17 de setembro

Como a organização de pagamento por lotes deixa de existir este grupo que teria direito ao saque em espécie entre 18 de julho e 19 de setembro pôde sacar somente a partir do dia 25, quando iniciou o saque do Ciclo 1. Dessa forma, no primeiro ciclo dos novos pagamentos estes beneficiários poderão sacar duas parcelas se o dinheiro não tiver sido utilizado no aplicativo Caixa Tem.

Novos pagamentos ocorrerão em ciclos

O governo divulgou o calendário completo dos próximos pagamentos do benefício não só para os que recebem a 4ª parcela mas também para todos os aprovados até então. Os novos créditos do Auxílio Emergencial acontecerão em ciclos e conforme o mês de nascimento do beneficiário.

Mesmo com estas mudanças na organização dos pagamentos, a forma como o beneficiário irá receber continua igual. A Caixa Econômica Federal seguirá creditando os R$ 600 primeiro em conta poupança digital para depois liberar o valor para saque em espécie e transferência.

- Entenda como vão funcionar os novos ciclos de pagamentos do Auxílio

A cada ciclo de pagamento uma nova parcela será creditada. Dessa forma, entre os dias 22 de julho e 26 de agosto (1º ciclo de pagamento) os beneficiários aprovados em abril receberão a 4ª parcela e os que se cadastraram até 02 de julho, por exemplo, receberão a 1ª parcela.

Entenda como serão os novos pagamentos:

  • Ciclo 1 - pagamentos entre 22 de julho e 26 de agosto;
  • Ciclo 2 - pagamentos entre 28 de agosto e 30 de setembro;
  • Ciclo 3 - pagamentos entre 09 de outubro e 13 de novembro;
  • Ciclo 4 - pagamentos entre 16 de novembro e 30 de novembro;
Novos pagamentos do Auxílio serão em ciclos. Fonte: Caixa.
Novos pagamentos do Auxílio serão em ciclos. Fonte: Caixa.