Os usuários do Caixa Tem voltaram a relatar problemas de acesso ao aplicativo nos últimos dias. A ferramenta é usada por mais de 21 milhões de famílias para movimentar os valores recebidos do Bolsa Família, entre outros benefícios como abono salarial Pis/Pasep e saque do FGTS.

O aumento significativo nos acessos gerou instabilidade no Caixa Tem, deixando fora do ar alguns serviços como o pix, causando erro para localizar conta e impedindo que os usuários movimentem valores da conta.

Segundo monitoramento do site Downdetector, nas últimas semanas as principais reclamações dos usuários são falhas no login no aplicativo móvel (erro de conta não localizada), problemas com internet banking e transferência via Pix.

Benefícios são pagos no Caixa Tem

O app foi criado para crédito do benefício em conta poupança digital e é usado tanto para movimentação do Bolsa Família, quanto para outros pagamentos, como FGTS e abono salarial Pis/Pasep.

Para evitar aglomerações nas agências bancárias a Caixa decidiu realizar o pagamento do benefício para todos na poupança digital, movimentada exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo app os beneficiários têm a opção de fazer pagamento de boletos, pagar compras direto na maquininha e fazer compras virtuais.

Entretanto, reclamações têm mostrado que ultimamente estes recursos não estão funcionando corretamente.

Conta não localizada no Caixa Tem

Entre as reclamações mais recorrentes estão problemas ao consultar o saldo, falha no pagamento de boletos e erro de conta não localizada pelo sistema. Frequentemente os usuários relatam pelas redes sociais sobre o mau funcionamento do aplicativo e uma pesquisa rápida indica que os problemas continuam.

Ao entrar no aplicativo a mensagem encontrada é "conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital aberta para você" ou então "houve um erro ao consultar a conta disponível", o que leva muitos a acharem que a sua conta foi desativada.

Nos últimos dias, os erros que têm se repetido no app são o aviso "Erro ao localizar a conta. Não foi possível retornar os dados da sua conta" e o erro de conta bloqueada "É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência".

Segundo a Caixa, o erro está acontecendo devido a picos de acesso simultâneo no aplicativo. Por esse motivo, o banco recomenda que os beneficiário tentem acessar o app em horários alternativos, onde há menos fluxo de usuários, após as 22h.

Erro no Caixa Tem, como resolver?

Caso ocorra o erro de conta não localizada para você, não se desespere. A sua conta e o seu benefício permanecem disponíveis e a mensagem é apenas um bug (erro) no aplicativo devido a sobrecarga. Portanto, não é necessário tentar se cadastrar novamente pois o sistema irá indicar CPF já existente.

É importante antes de mais nada garantir que o aplicativo esteja atualizado para que os serviços funcionem normalmente. Em muitos casos, o aplicativo Caixa Tem é a única forma de movimentar valores do auxílio emergencial, Bolsa Família ou FGTS pago pelo governo.

A recomendação para evitar ou diminuir os erros no app é garantir que você possui instalado no celular a versão mais recente do Caixa Tem. A última versão foi lançada pela Caixa (v.1.87.1 lançada em 19 de dezembro de 2023).

Atualização cadastral deve ser feita no Caixa Tem

A Caixa informou no ano passado que os beneficiários devem atualizar o cadastro no aplicativo Caixa Tem para minimizar os problemas encontrados no app.

Para fazer a atualização cadastral no Caixa Tem o beneficiário deve acessar a conversa "Atualize seu cadastro" no aplicativo e enviar os documentos que serão solicitados: uma foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).

A Caixa salienta que o envio deverá ser realizado totalmente pelo celular e não há necessidade de comparecer a uma agência.