Erro no Caixa Tem dá conta não localizada; veja como resolver

Usuários encontram diversos erros ao acessar o app Caixa Tem para movimentar o auxílio emergencial e o FGTS. Confira o que fazer nestes casos.

Por Caroline Fagundes Pieczarka

Desde o início do pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS pela Caixa Econômica Federal muitos usuários têm reclamado de diversos problemas encontrados no acesso ao aplicativo Caixa Tem. O app foi criado para crédito do benefício em conta poupança digital e agora está sendo usado para outros pagamentos como do FGTS e do Benefício Emergencial (BEm).

Para evitar aglomerações nas agências bancárias a Caixa decidiu realizar o pagamento do benefício para todos na poupança digital, movimentada exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo app os beneficiários têm a opção de fazer pagamento de boletos, pagar compras direto na maquininha e fazer compras virtuais. Entretanto, reclamações têm mostrado que nos últimos dias estes recursos não estão funcionando.

Fila virtual demorada e erros no app

Entre as reclamações mais recorrentes estão a demora na fila virtual para acessar o aplicativo, que muitas vezes tem levado mais de uma hora, problemas ao consultar o saldo, erro no pagamento de boletos e até mesmo a conta de muitos não estar sendo localizada pelo sistema. Na quarta-feira (1) a hashtag #CaixaTem esteve nos assuntos mais comentados do Twitter com relatos do mau funcionamento do aplicativo e nos dias seguintes uma pesquisa rápida na rede social indica que os problemas continuam.

Outro erro também tem deixado os beneficiários preocupados. Ao entrar no aplicativo a mensagem encontrada é "conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital aberta para você", o que leva muitos a acharem que a sua conta foi desativada. Segundo a Caixa, o erro está acontecendo devido ao número alto de acessos simultâneos no aplicativo. Com o calendário de pagamentos em andamento, a cada dia a Caixa credita o benefício para quase 7 milhões de brasileiros, o que gera um fluxo alto de acessos. Assim, o banco pede para os beneficiário tentarem acessar o app em horários alternativos, onde há menos fluxo de usuários, após as 22h.

Erro no Caixa Tem, como resolver?

Caso ocorra o erro de conta poupança não localizada para você, não se desespero. A sua conta e o seu benefício permanecem disponíveis e a mensagem é apenas um bug (erro) no aplicativo devido a sobrecarga de acessos. Portanto, não é necessário tentar se cadastrar novamente pois o sistema irá indicar cpf existente. A maioria dos erros citados acima podem ser evitados se o usuário acessar o aplicativo em horários de menor movimento, como das 20h às 08h. É importante também garantir que o aplicativo esteja atualizado para que os serviços funcionem normalmente.

Por enquanto o aplicativo Caixa Tem é a única forma de utilizar o auxílio emergencial ou FGTS pago pelo governo, já que os calendários divulgados para saque e transferência ainda estão distantes. Mas para não ficar refém do aplicativo da Caixa existem outras alternativas de como movimentar o seu dinheiro.

Uma delas é a transferência para conta em bancos digitais por meio de um boleto pago com o saldo no Caixa Tem (confira aqui o post com o passo a passo). A outra é transferindo o seu dinheiro para uma carteira digital, como o PicPay, Mercado Pago ou PagBank (veja aqui o tutorial de como fazer isto de forma simples).

Calendário da 4ª e 5ª parcela

A Caixa começou a creditar no dia 22 de julho a 4ª parcela do auxílio. Beneficiários receberão agora por ciclos, conforme a parcela a que tem direito. Alguns recebem agora a 1ª parcela, outros a segunda, outros a terceira e alguns a 4ª, conforme o mês de aprovação do pedido feito.

Veja abaixo como vai funcionar os novos pagamentos do Auxílio Emergencial:

  • Ciclo 1 - pagamentos entre 22 de julho e 26 de agosto;
  • Ciclo 2 - pagamentos entre 28 de agosto e 30 de setembro;
  • Ciclo 3 - pagamentos entre 09 de outubro e 13 de novembro;
  • Ciclo 4 - pagamentos entre 16 de novembro e 30 de novembro

Já para ter o dinheiro em mãos os beneficiários terão que aguardar o início do calendário para saque. O calendário foi dividido de acordo com o mês de nascimento do cidadão e a cada nova semana um grupo poderá fazer a retirada do benefício. O calendário para saque segue até 19 de setembro. Veja todas as datas:

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