A Caixa Econômica Federal inicia amanhã, 19, uma nova rodada de saque emergencial do FGTS em 2022. A medida foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto no dia 17 de março.

O valor máximo de retirada será limitado a R$ 1.000 por CPF. O calendário foi elaborado com base no mês de nascimento dos beneficiários, com um saque por mês liberado para cada grupo.

Cerca de 42 milhões de brasileiros serão beneficiados pela liberação do novo saque emergencial FGTS e já é possível descobrir quem terá direito consultando o saldo das contas do FGTS. Veja abaixo como fazer.

Como consultar o saldo no aplicativo FGTS?

O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para consultar informações sobre o seu FGTS. Ao acessar o app - disponível para celulares Android e iOS - é possível consultar o saldo de todas as contas do Fundo, bem como conferir o saldo de todas as contas existentes do FGTS.

O aplicativo informa também um extrato detalhado com todos os depósitos feitos pelo empregador e o crédito de JAM - Juros e Atualização Monetária (rendimento do saldo FGTS naquele mês).

Aplicativo FGTS oferece consulta ao saldo de todas as contas. Imagem: Ache Concursos
Aplicativo FGTS oferece consulta ao saldo de todas as contas. Imagem: Ache Concursos

Pelo app o trabalhador consegue ainda verificar o tipo de saque ativo na sua conta, que pode ser na modalidade saque-rescisão (demissão sem justa causa) ou saque-aniversário (saque anual no mês de nascimento).

O app do FGTS permite ainda solicitar digitalmente o saque do saldo por outros motivos previstos em lei, como casos de doenças graves, falecimento do trabalhador, calamidade pública, aposentadoria, conta inativa até R$ 80,00, entre outras situações.

Ao selecionar a modalidade de saque em que se enquadra a pessoa poderá ver diretamente no aplicativo os documentos necessários para efetuar a solicitação.

O acesso ao aplicativo FGTS é feito através do mesmo cadastro utilizado para acesso a conta poupança digital no Caixa Tem.

Vídeo incorporado do YouTube

Consulta do saldo FGTS no site da Caixa

Outra forma de acessar o saldo de contas do FGTS é pelo internet banking da Caixa pelo app ou site. Ao fazer login na sua conta Caixa o cliente poderá ter acesso ao saldo, fazer transferências e conferir o extrato e saldo do FGTS. Veja como fazer o primeiro acesso:

  1. Acesse o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts ou clique no botão abaixo.
  2. Informe o número do seu NIS ou CPF e clique em "cadastrar senha".
  3. Leia o regulamento e clique em "aceito".
  4. Preencha todos os campos com os seus dados pessoais.
  5. Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente.
  6. Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e o botão Acessar.

A Caixa disponibiliza ainda a possibilidade de receber atualizações sobre os depósitos e o saldo do FGTS via mensagem SMS no celular. Ao optar por essa modalidade o trabalhador receberá mensalmente um extrato informando os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do Fundo de Garantia.

A consulta do FGTS via SMS pode ser ativada pelo terminal de autoatendimento ou pelo site da Caixa.