Mais uma oportunidade de ingresso na carreira militar foi divulgada. A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou edital com normas para realização de concurso público que servirá para preencher 130 vagas na Aeronáutica, sendo 110 delas para o sexo masculino e 20 vagas para candidatas do sexo feminino para admissão no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) em 2023. Haverá ainda reserva de 20% das vagas para candidatos pretos e pardos.

04/04/2022
20/04/2022
03/07/2022
A divulgar
130
06/07/2022
Anexos

Para participar do certame, o candidato deverá cumprir todas as exigências do edital, como ter ensino fundamental completo e não possuir menos de 14 e 19 anos completos até 31 de dezembro de 2023, além de estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m.

Durante a realização do curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração de R$ 1.185,00, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si, conforme a tabela de salários dos militares. Veja o edital da seleção no quadro anexo.

Prepare-se: Apostila de estudo para Cadetes do Ar da Aeronáutica

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena-MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, de acordo com a Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011.

O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

Inscrição no concurso CPCAR

As inscrições estarão abertas das 10h do dia 04 de abril até as 09h do dia 20 de abril de 2022, por meio dos endereços eletrônicos www.fab.mil.br e http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Provas em julho

O certame terá as seguintes fases de avaliação:

  • Provas escritas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
  • Validação Documental.

As provas escritas ocorrem a partir das 9h40min do dia 03 de julho nas cidades de Belém-PA, Recife-PE, Natal-RN, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Barbacena-MG, São Paulo-SP, Pirassununga-SP, Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Manaus-AM, Boa Vista-RR e Porto Velho-RO, nos locais divulgados a partir do dia 15 de junho.

Prepare-se: Apostila de estudo para Cadetes do Ar da Aeronáutica

Os gabaritos provisórios sairão no dia 06 de julho por meio do endereço eletrônico http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br.

Do teste de aptidão física

O teste físico avaliará a higidez e o vigor físico do candidato, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para as atividades previstas no curso.

São índices mínimos de aprovação no TACF:

  • Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: 21 repetições para homens e 13 repetições para mulheres;
  • Flexão do tronco sobre as coxas: 38 repetições para homens e 30 repetições para mulheres;
  • Corrida 12 min: 2.050 metros para homens e 1.650 metros para mulheres.

Anexos