Atenção concurseiros. A Aeronáutica do Brasil acaba de divulgar cinco novos editais de abertura do concurso público que irá preencher 207 vagas em cargos de nível superior nos exames de admissão para cursos de Adaptação de Engenheiros, Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Capelães para ingresso no curso de formação/turmas de 2025.

08/02/2024
11/03/2024
16/06/2024
A divulgar
207
18/06/2024

Um dos editais abre 190 vagas no curso de adaptação de Médicos (CAMAR) nas especialidades de Alergologia (1), Anestesiologia (15), Anatomia Patológica (3), Cancerologia (5), Cardiologia (12), Cirurgia Cardíaca (1), Clínica Médica (4), Cirurgia Geral (6), Cirurgia Vascular Periférica (2), Dermatologia (7), Endocrinologia (5), Gastroenterologia (5), Geriatria (7), Ginecologia e Obstetrícia (12), Hematologia (1), Hemoterapia (1), Medicina Intensiva (5), Medicina de Família e Comunidade (10), Medicina Nuclear (1), Nefrologia (3), Neurologia (2), Oftalmologia (9), Otorrinolaringologia (10), Ortopedia (11), Pediatria (9), Pneumologia (2), Pediatria Neonatal (3), Psiquiatria (18), Radiologia (11), Reumatologia (3) e Urologia (1). A exigência é ter graduação em Medicina, registro no conselho da classe e não ter completado 36 anos de idade no ano de matrícula.

Um segundo edital tem 3 vagas para o curso de adaptação de Dentistas (CADAR) nas especialidades de Endodontia (1), Implantodontia (1) e Ortodontia (1). É exigido não ter completado 36 anos de idade no ano de matrícula, ter graduação em Odontologia e estar habilitado pelo respectivo conselho.

O terceiro edital abre 3 vagas para curso de adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) na especialidade de Farmácia Bioquímica. O candidato dever ter graduação em Farmácia, habilitação na especialidade que concorre e não ter completado 36 anos de idade no ano de matrícula.

Um quarto edital oferece 9 vagas para Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR) nas especialidades da Computação (5), Elétrica (2), Mecânica (1) e Telecomunicações (1). Os candidatos devem ter 36 anos de idade no ano de matrícula, graduação em Engenharia e formação ou habilitação na especialidade que concorre.

Já o último edital é para Capelães com uma vaga para Sacerdote Católico Apostólico Romano e uma vaga para Pastor (a) Evangélico. O candidato não pode ter menos de 30 anos nem completar 41 anos de idade no ano de matrícula, além de ter concluído a graduação em formação teológica regular.

Inscrições de fevereiro a março

As inscrições no concurso deverão ser realizadas entre os dias 08 de fevereiro e 11 de março de 2024, via internet, no endereço eletrônico da Aeronáutica www.fab.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Edital provas Aeronáutica

O concurso constará das seguintes etapas de avaliação:

  • Provas Escritas com questões de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), conhecimentos especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida) e redação;
  • Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
  • Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Prova Prático-Oral (PPO);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC).

As provas escritas estão marcadas para o dia 16 de junho de 2024, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Parnamirim (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Santa Maria (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM), em locais a serem divulgados provavelmente no dia 06 de junho

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 18 de junho o e os gabaritos definitivos até o dia 03 de junho. Veja aqui os editais do concurso público da Aeronáutica: