A prefeitura de Tucano, cidade do estado da Bahia, reservou para este mês a abertura de um novo concurso para selecionar servidores em 31 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. São 23 para contratação imediata e 8 para formação de cadastro de reserva.

08/06/2022
28/06/2022
24/07/2022
R$ 1.705,93
31
25/07/2022
Anexos

Os candidatos efetivados irão receber R$ 1.705,93 para uma carga horária de 40 horas semanais. Para poder participar, o candidato deve possuir ensino médio completo.

O total das vagas está distribuído para atender as unidades de:

  • Antônio Pereira dos Santos Olhos D"água (3);
  • Miguel Cavalcanti - Cajueiro (4);
  • Caldas do Jorro Ii - Jorro (3);
  • Galdina Ana de Jesus Leite Cruzeiro (1);
  • Jose Moraes de Souza: Vila Progresso (1);
  • Maria Martins de Roma: Rua Nova (3);
  • Maria Rosa de Miranda Creguenhem (2);
  • Pedro Pimentel Neto Quixaba (2);
  • Pedro Vicente Freire: Jorro (2);
  • João Pereira Nunes: Tracupá (2).

Inscrições

Candidatos que queiram aproveitar esta oportunidade, poderão se inscrever entre às 00h do dia 08 de junho até as 23h59 do dia 28 de junho de 2022, pela internet, no endereço eletrônico https://acaobahiaorganizacao.com.br . Além da inscrição, é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de RS 70,00.

Seleção

O concurso para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será avaliado através de:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório;
  • Curso de Formação Inicial.

A primeira etapa de seleção, de prova objetiva, será realizada no dia 24 de julho de 2022, com locais e horários ainda a serem divulgados em edital divulgado no dia 18 de julho.

A prova objetiva compreenderá 40 questões de múltipla escolha, envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, conhecimentos em informática, conhecimentos gerais/atualidades e conhecimentos específicos. Confira o conteúdo programático da prova:

LÍNGUA PORTUGUESA: Intelecção de textos denotativos e/ou conotativos, intertextualidade. Acentuação gráfica e prosódica. Ortográfica (de acordo com o novo acordo ortográfico). Uso da crase. Pontuação. Frase, oração e período. Análise morfossintática em situações contextuais. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas: (monossílabos, dissílabos, trissílabos, polissílabos). Colocação Pronominal (próclise, mesóclise e ênclise). Regência verbal e nominal. Concordância verbal e nominal. Termos da oração: (essenciais, integrantes, acessórios). Período composto por coordenação e por subordinação. Semântica (ciência dos significados). Elementos da comunicação (emissor, receptor, código, mensagem, canal e referente). Funções da linguagem (referencial, emotiva, fática, poética, apelativa, metalinguística) Morfologia (classes gramaticais variáveis: artigo, adjetivo; numeral; pronome, substantivo e verbo) e (classes gramaticais invariáveis: advérbio, conjunção, preposição e interjeição). Vozes verbais: (ativa, passiva e reflexiva). Polissemia (figuras de linguagem). Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos). Signo linguístico (significante) e (significado) da palavra. Estrutura e formação das palavras.

INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows (2008/xp/vista/win7). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Windows Explorer. Internet. MS Office 2003/2007/XP - Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP - Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. E-mail.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES: Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, econômico e social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização Social, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Amplamente veiculados nos últimos dois anos pela imprensa falada e escrita nacional ou local (rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet).

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS: 1. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) - Lei nº 8080/90; (SUS) - Lei nº 8080/90; 2. Promoção, prevenção e proteção à Saúde; 3. Noções de Vigilância à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças; 4. Ações de Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família; 5. Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do (SUS); 6. Competências da União, Estados, Municípios e Distrito Federal na área de Vigilância em saúde; 7. PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 (Nova PNAB); 8. Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF); 9. Cadastramento Familiar e Territorial: finalidade e instrumentos; 10. Principais problemas da saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas; 11. Saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e idoso; 12. Educação em saúde: conceito, importância e instrumentos; 13. Sistema de Informação da Atenção Básica (E-SUS - SISAB); 14. Atribuições específicas e postura profissional do Agente Comunitário de Saúde; 15. Conceito de territorialização, microárea e área de abrangência; 16. Diagnóstico comunitário; 17. Visita Domiciliar; 18. Acolhimento e Vínculo; 19. Trabalho em equipe; 20. Abordagem comunitária em saúde; 21. O papel do Agente Comunitário de Saúde na Atenção ao Pré-natal, no Puerpério e nos cuidados ao Recém-nascido; 22. Importância e incentivo ao Aleitamento Materno; 23. Prevenção e cuidados nos casos de diarreia e infecções respiratórias; 24. Conceito da Estratégia de Saúde da Família; 25. Sintomas e orientações no tratamento de Tuberculose e Hanseníase; 26. Controle e sinais de alerta na Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus; 27. Prevenção e cuidados nas Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS; 28. Direitos Sexuais e Reprodutivos; 29. Registro das atividades do Agente Comunitário de Saúde; 30. Noções básicas sobre imunizações; 31. Conselho Municipal de Saúde: composição e importância

Na prova de títulos, os candidatos deverão encaminhar toda a documentação comprobatória através do site da empresa organizadora entre os dias 20 e 21 de agosto. Confira os títulos aceitos:

Quadro de títulos
Quadro de títulos

O Curso de Formação Inicial será realizado com carga horária de 40h e compreenderá avaliação e classificação de acordo com o aproveitamento do candidato.

O concurso possui validade de dois anos, contados a partir da data de divulgação da homologação final, podendo vir a ser prorrogado uma única vez, por igual período.