Em breve
Em breve
A divulgar
A divulgar

Vem aí um novo concurso na Telebrás - Telecomunicações Brasileiras. A empresa pública, ligada ao Ministério das Comunicações, divulgou no Diário Oficial da União desta segunda-feira de 8 de março quem será a banca organizadora da sua nova seleção de servidores.

Segundo o documento - veja abaixo - o Cebraspe ficará encarregado de receber as inscrições e aplicar as provas do novo concurso. A seleção não terá custo para o órgão, visto que a arrecadação das taxas será utilizada para bancar a organizadora. Os cargos e vagas ainda não foram divulgados. Veja:

Telebras teve concurso autorizado e edital sai pelo Cebraspe
Telebras teve concurso autorizado e edital sairá pelo Cebraspe

Estranhamente um novo concurso foi anunciado no órgão, tendo em vista que o Governo Federal pretende privatizar a Telebras. O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, anunciou ainda no ano passado que o governo pretende privatizar, pelo menos, 12 estatais este ano. Entre as empresas previstas para serem desestatizadas em 2021, estão: Correios, Eletrobras, CBTU, Serpro, Dataprev e a própria Telebrás. Para essa venda acontecer, no entanto, o governo precisará da aprovação do Congresso Nacional para algumas empresas, como a Eletrobras.

Telebras teve último concurso em 2015

A TELEBRAS promoveu seu último concurso em 2015 para preencher 41 vagas e formar de cadastro reserva em funções de Especialista e Técnico em Gestão de Telecomunicações para lotação em Brasília, no Distrito Federal. As contratações se deram pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O mesmo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) coordenou aquela seleção e o edital reservou 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência e 20% para os candidatos negros.

Foram 37 vagas para Especialista em Gestão de Telecomunicações, cargo que exigiu nível superior na respectiva especialidade de atuação. As oportunidades foram para Advogado (1), Contador (4), Administrativo (7), Auditoria (2), Comercial (7), Estatística (1), Finanças (2), Engenheiro Civil (4), Engenheiro da Computação (1), Engenheiro Eletricista ou Eletrônico (2), Engenheiro de Redes (3) e Engenheiro de Telecomunicações (3). O salário era de R$ 6.929,58.

As outras 4 vagas foram para o cargo de Técnico em Gestão de Telecomunicações que pediu apenas ensino médio completo e tinha salário inicial de R$ 2.612,64.

Os admitidos tiveram ainda benefícios de auxílio creche, benefício-farmácia, plano de previdência complementar, opcional e ticket alimentação/refeição.

Provas da Telebras

O concurso teve prova objetiva sobre conhecimentos básicos e específicos, para todos; prova discursiva, também para todos os cargos; e ainda prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas ocorreram somente em Brasília-DF.

Veja mais das provas no edital do concurso Telebras de 2015.

A validade do concurso foi de dois anos e prorrogada ainda uma vez, por igual período.