O governo do Distrito Federal publicou na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 23 de novembro, a Lei nº 6.720/2020 que altera a denominação da carreira de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, que agora passa a ser chamada de Gestão de Resíduos Sólidos da empresa de Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF).

Em breve
Em breve
R$ 6.760,00
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- Veja o documento das novas carreiras

O documento altera a nomenclatura dos cargos e o nível de escolaridade exigido, bem como o quantitativo para cada cargo. Um novo concurso do SLU-DF está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Distrito Federal para 2021. A previsão é de que sejam ofertadas 100 vagas para Assistente de Gestão em Resíduos Sólidos e 5 vagas de Analista de Gestão em Resíduos Sólidos.

De acordo com a Lei nº 6.720/2020, os cargos de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos (superior), Assistente de Gestão de Resíduos Sólidos (médio) e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (fundamental) passam a denominar-se, respectivamente, Gestor de Resíduos Sólidos (superior), Analista de Resíduos Sólidos (superior) e Técnico de Resíduos Sólidos (médio). Confira como ficam os requisitos para ingresso nos cargos:

  • para o cargo de Gestor de Resíduos Sólidos: diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente, fornecido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo
    Ministério da Educação, com formação nas áreas indicadas e, nos casos especificados no edital normativo do concurso, registro no respectivo conselho de classe;
  • para o cargo de Analista de Resíduos Sólidos: diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente, fornecido por instituição de ensino devidamente reconhecida
    pelo Ministério da Educação;
  • para o cargo de Técnico de Resíduos Sólidos: certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente expedido por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio
    do sistema de ensino e, nos casos especificados no edital normativo do concurso, curso de formação profissional e registro no respectivo conselho de classe.

A carreira de Gestão de Resíduos Sólidos passa a ter o seguinte quadro de cargos:

Cargo Quantitativo
Gestor de Resíduos Sólidos 135
Analista de Resíduos Sólidos 279
Técnico de Resíduos Sólidos 968

Remuneração dos cargos

De acordo com a estrutura remuneratória vigente desde 2018, os salários iniciais para os cargos do SLU-DF são de:

  • Gestor de Resíduos Sólidos
    R$ 5.070,00 (30h)
    R$ 6.760,00 (40h)
  • Analista de Resíduos Sólidos
    R$ 3.360,00 (30h)
    R$ 4.480,00 (40h)
  • Técnico de Resíduos Sólidos
    R$ 2.912,02 (30h)
    R$ 3.882,69 (40h)

Último concurso SLU-DF

Realizado em 2019, o último concurso público promovido pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal ofertou 138 vagas, sendo 46 vagas de provimento imediato e outras 92 para formação de cadastro reserva. As oportunidades foram para o cargo de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos nas especialidades de Administração (6), Arquitetura (2), Biologia (1), Ciências Contábeis (2), Comunicação Social/Jornalismo (2), Comunicação Social/Relações Públicas (1), Economia (2), Engenharia Ambiental (6), Engenharia Civil (8), Engenharia de Produção (2), Engenharia de Segurança do Trabalho (1), Engenharia Mecânica (2), Engenharia Química (1), Geografia (2), Informática (4), Modernização da Gestão das Atividades de Resíduos Sólidos (2) e Serviço Social (1). Houve ainda, inicialmente, a oferta de 4 vagas para a especialidade de Direito e Legislação, que posteriormente foi suspensa da seleção.

Organizado pelo Cespe/Cebraspe, o concurso teve somente etapa de provas objetivas como forma de avaliação dos candidatos. A prova foi composta de 50 questões de Conhecimento Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos. Confira mais informações no edital do concurso SLU-DF 2019.