A Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, no estado do Espírito Santo, divulgou um novo edital de processo seletivo simplificado para o preenchimento de 25 vagas no cargo de Profissional de Apoio Escolar em atendimento às excepcionais necessidades da Secretaria Municipal de Educação.
| Cargo | Remuneração | Pré-requisito | Carga Horária |
|---|---|---|---|
| Profissional de Apoio Escolar | R$ 1.062,50 + R$ 300,00 (auxílio alimentação) | Certificado de Conclusão do Ensino Médio, acompanhado de Histórico Escolar expedido por instituição de ensino regularizada pelo órgão próprio do sistema de ensino | 25h semanais, podendo ser estendida até 40 horas |
Os profissionais de apoio escolar são profissionais que atuarão junto à equipe escolar, no que se refere ao apoio necessário aos estudantes com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que, em decorrência de necessidades específicas, precisam de mediação nas atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais.
Inscrições e provas
As inscrições estarão abertas entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2026, das 8h às 10h30min e das 12h às 15h30min, de forma presencial na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Firmino Dias, nº 438, Centro, Dores do Rio Preto-ES. Não será cobrada taxa de inscrição.
Provas
O processo seletivo será composto por três etapas:
- Inscrição e entrega de documentos, de caráter classificatório.
- Avaliação de títulos e experiência profissional, com análise de formação acadêmica e tempo de serviço.
- Formalização do contrato, após convocação e conferência documental.
1. TÍTULOS / FORMAÇÃO ACADÊMICA
| Título / Formação Acadêmica | Valor de cada título |
|---|---|
| Pós-graduação em Educação Especial ou área correlata à Educação Inclusiva (aceita 1) | 14,0 pontos |
| Graduação em Educação Especial (aceita 1) | 12,0 pontos |
2. TÍTULOS / QUALIFICAÇÕES (CURSOS)
| Cursos / Qualificações | Valor de cada título |
|---|---|
| Cursos com carga horária ≥ 121 horas (até 2 certificados) | 10,0 pontos cada |
| Cursos com carga horária de 61 a 120 horas (até 2 certificados) | 6,0 pontos cada |
| Cursos com carga horária de 31 a 60 horas (até 2 certificados) | 4,0 pontos cada |
| Cursos com carga horária de até 30 horas (até 2 certificados) | 3,0 pontos cada |
3. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
| Experiência Profissional | Valor |
|---|---|
| Experiência profissional no cargo e função pleiteada na área educacional, até 28 meses, considerando o período de 01/02/2020 a 30/11/2025 | 1,0 ponto por mês |
Em caso de empate, serão considerados critérios como maior pontuação em titulação, maior tempo de experiência e idade.
É de responsabilidade do candidato o acompanhamento deste processo seletivo por meio do site https://www.pmdrp.es.gov.br/processos-seletivos.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


