A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou os editais 60, 62, 63, 64, 65 e 66/2026 para realização de novos concursos públicos que somam sete vagas para professor integrante da carreira do magistério superior.
Os novos docentes terão jornada de 40 horas na semana e a remuneração é de R$ 6.581,01, podendo ser acrescida por titulação superior à exigida.
Confira as vagas abertas na UERJ conforme cada um dos editais divulgados:
- Fundamentos do Serviço Social (2) - Exige curso de graduação em serviço social e título de doutor em qualquer área.
- Pediatria (1) - Pede curso de graduação em medicina, certificado de conclusão de residência médica em pediatria ou título de especialista em pediatria e título de doutor em ciências médicas, ciências da saúde ou medicina.
- Taxonomia de Criptógamos com ênfase em Fitoplâncton (1) - Exige curso de graduação em ciências biológicas ou oceanografia e título de doutor em ciências biológicas (botânica ou biologia vegetal ou ecologia).
- Geomorfologia (1) - Pede curso de graduação em licenciatura em geografia e título de doutor em geografia ou geociências.
- Física da Matéria Condensada Experimental/Materiais Eletroópticos e Fibras Ópticas (1) - Exige curso de graduação em física (licenciatura e/ou bacharelado) e título de doutor em ciências ou em física ou em engenharia elétrica.
- Clínica Odontológica com ênfase em Dentística (1) - Exige curso de graduação em odontologia, certificado de especialização em dentística ou prótese dentária e título de doutor.
Como participar
Os candidatos poderão se inscrever a partir das 0h do dia 12 de janeiro até as 23h59min do dia 11 de fevereiro de 2026, exclusivamente pela internet, no site https://prossim.uerj.br, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 329,05.
No ato da inscrição, o candidato que declarar ter hipossuficiência econômica e possuir renda familiar per capita de até 0,5 salário mínimo pode pedir isenção da taxa.
Provas UERJ
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova escrita, prova de aula, prova prática ou teórico-prática, julgamento de títulos e trabalhos e prova de defesa de projeto de pesquisa.
A prova escrita visa analisar a profundidade do conhecimento, atualização na matéria, clareza de exposição, capacidade de síntese e ordenação lógica do pensamento.
As provas escritas serão realizadas nos dias 09, 23, 26 e 31 de março e no dia 06 de abril, de acordo com cada disciplina. Veja nos editais acima.
O concurso terá validade de dois anos a partir da publicação da homologação do resultado final no DOERJ, podendo ser prorrogado por igual período.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


