Saiu um novo edital de Processo Seletivo Complementar para atuar no Censo 2022. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 48.535 vagas para o cargo de Recenseador, para coletas no Censo Demográfico. As vagas são remanescentes do processo seletivo já realizado, onde postos não foram preenchidos.

09/06/2022
15/06/2022
R$ 3.500,00
48.656
Anexos

Do total de vagas, 29.045 são para ampla concorrência, 4.952 são para candidatos portadores de deficiência e 14.538 para pretos e pardos. As inscrições serão gratuitas, pela internet, e a seleção terá apenas avaliação curricular.

"O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição", disse Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos.

Confira a distribuição das novas vagas pelo país:

Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

O Recenseador tem como principal função entrevistar moradores. As vagas previstas no edital exigem nível fundamental completo e serão distribuídas em diversas unidades do Brasil.

O regime de contratação é de três meses, podendo o mesmo vir a ser prorrogado, de acordo com as necessidades do órgão de pesquisa e da disponibilidade de recursos orçamentários.

O candidato receberá uma remuneração de acordo com a sua produção, calculada por setor censitário, desta forma, quanto mais entrevistas forem realizadas, maior será sua remuneração, podendo chegar a R$ 3,5 mil mensais. A carga horária prevista para o funcionário será de no minimo 25h semanais, além da participação obrigatória no treinamento.

Exigências para o cargo

  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta;
  • Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
  • Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores;
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta;
  • Agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Inscrições no IBGE

As inscrições para o novo processo seletivo podem ser realizadas pela internet, no site www.ibge.gov.br/pss-complementar até o dia 15 de junho de 2022. É importante lembrar que não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Seleção

O processo de seleção complementar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística será realizado mediante análise curricular e de títulos. O candidato deverá guardar os títulos informados durante a inscrição para comprovar os mesmos no momento da contratação. Confira os títulos:

  • Para comprovação do ensino fundamental completo (antigo 1º grau) será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.
  • Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.
  • Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) completo será aceito o diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso.
  • Para comprovação do curso de graduação (ensino superior) incompleto será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra. No caso de trancamento de matrícula ou abandono de curso, será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar quais períodos e curso(s) o candidato frequentou.
  • Para a comprovação da conclusão do curso de graduação (ensino superior) completo será aceito diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso (com data da colação de grau). Este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar que permita identificar o número de créditos obtidos, carga horária, as disciplinas cursadas e notas obtidas de conclusão do curso.

Veja como será a pontuação na seleção:

FORMAÇÃO PONTOS
Ensino Fundamental (antigo 1º grau) completo 01
Ensino Médio (antigo 2º grau) incompleto 03
Ensino médio (antigo 2º grau) completo 05
Curso de graduação (ensino superior) incompleto 07
Curso de graduação (ensino superior) completo 10

Além da seleção, o candidato deverá realizar um treinamento obrigatório, antes de iniciar as atividade como recenseador

Os resultados poderão ser acompanhados no dia 20 de junho. Já o resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de junho.

Anexos