A Marinha do Brasil acaba de publicar um novo concurso público destinado a prover vagas para a admissão no Curso de formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP).

25/07/2022
14/08/2022
16/10/2022
A divulgar
40
18/10/2022
Anexos

O concurso busca selecionar cargos para suprir a demanda de Praças nas áreas de administração, hidrografia, informática, saúde e de manutenção dos meios existentes.

Após a seleção, o aluno aprovado realizará o curso de formação no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado no Rio de Janeiro, durante 17 semanas, para então ser nomeado Cabo do CAP.

De acordo com o edital, são ofertadas 40 vagas em diferentes especialidades, com exigência de nível médio/técnico:

ESPECIALIDADES VAGAS Exigência/Requisito
Administração 04 Técnico em Administração.
Estatística 02 Serão aceitos os candidatos que possuam o Registro de Técnico em Estatística de nível médio, conforme o art. 6º, da Resolução CONFE nº. 145, de 16 de novembro de 1983.
Contabilidade 02 Técnico em Contabilidade.
Edificações 02 Técnico em Edificações
Enfermagem 02 Técnico em Enfermagem.
Eletrônica 02 Técnico em Eletrônica.
Geodésia e Cartografia 02 Técnico em Geodésia e Cartografia
Técnico em Agrimensura
Técnico em Geoprocessamento
Gráfica 02 Técnico em Pré-Impressão Gráfica,
Técnico em Impressão Gráfica,
Técnico em Impressão Offset,
Técnico em Comunicação Visual,
Técnico em Design Gráfico e Técnico em Processos Gráficos.
Meteorologia 02 Técnico em Meteorologia.
Mecânica 02 Técnico em Eletromecânica, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Refrigeração e Climatização e Técnico em Fabricação Mecânica.
Metalurgia 02 Técnico em Metalurgia.
Motores 02 Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Máquinas Navais e Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas.
Marcenaria 02 Técnico em Móveis.
Processamento de Dados 06 Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Redes de Computadores.
Química 02 Técnico em Química.
Telecomunicações 02 Técnico em Telecomunicações.
Eletrotécnica 02 Técnico em Eletrotécnica.

Inscrições

Os candidatos interessados em participar da seleção, podem se inscrever através da internet, no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/sspm/ entre as 08 horas do dia 25 de julho até as 23h59 do dia 14 de agosto de 2022. Além da inscrição, o candidato deve imprimir o boleto com a taxa de inscrição e realizar o pagamento no valor de R$ 65,00 até o dia 18 de agosto de 2022.

Poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição, os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e doadores de medula óssea. A solicitação pode ser realizada via e-mail ou presencialmente em uma das OREL, entre os dias 25 de julho a 05 de agosto de 2022.

Seleção

A seleção do concurso compreenderá:

  • Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Redação, de caráter eliminatório e classificatório
  • Outros eventos complementares, de caráter eliminatório, envolvendo: Verificação de Dados Biográficos (VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i); Verificação de Documentos (VD); Avaliação Psicológica (AP); e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Prova Objetiva

A prova Objetiva, bem como a Redação serão realizadas no dia 16 de outubro e contarão com 4 horas para a realização de 50 questões e de um texto dissertativo.

A redação deve conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. O texto deve ser escrito de forma clara e coerente, tendo o título relacionado com algum assunto considerado de importância pela Administração Naval.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 18 de outubro, através da internet, no endereço eletrônico do órgão.

O candidato terá três dias úteis para a solicitação de recursos contra algum dos objetos da prova escrita, erros ou omissões nos gabaritos. Os recursos poderão ser encaminhados através da internet, no endereço eletrônico da Marinha do Brasil.

A validade do concurso se encerra com o início do Curso de Formação de Cabos, a ser realizado na data prevista do dia 19 de junho de 2023.

Anexos