A Marinha Mercante divulgou por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), o edital de abertura do concurso para admissão às Escolas de Formação de Oficiais (concurso Marinha Mercante 2020). O ingresso na EFOMM se dará no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) do Rio de Janeiro-RJ, e no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA. São oferecidas 100 vagas, sendo 55 vagas no CIAGA e 45 para o CIABA.

15/06/2020
30/06/2020
29/08/2020
A divulgar
100
31/08/2020
Anexos

Poderão participar do certame candidatos de ambos os sexos, que tenham concluído o ensino médio até o fim de 2020, e ainda que tenham altura mínima de 1,54m e a máxima de 2,00m e idade entre 17 e 23 anos no dia 1º de janeiro de 2021.

Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

Inscrição em junho

As inscrições no concurso deverão ser realizadas das 12h do dia 15 de junho atá as 23h59min do dia 30 de junho de 2020, horário oficial de Brasília-DF, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.marinha.mil.br/ciaga. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 65,00.

A seleção dos candidatos será feita por meio das seguintes etapas:

  • Exame de conhecimentos eliminatória e classificatória
  • Seleção psicofísica eliminatória;
  • Teste de suficiência física eliminatória;
  • Período de adaptação e verificação de documentos eliminatória.

Na primeira etapa do exame de conhecimentos serão realizadas as provas de português, redação e inglês, e na segunda etapa as provas de matemática e física. As provas conhecimentos serão aplicadas nas cidades de Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Corumbá-MS, Cuiabá-MT, Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ, Paranaguá-PR, Porto Alegre-RS, São Paulo-SP, Vitória-ES, Amapá-AP, Belém-PA, Fortaleza-CE, Manaus-AM, Natal-RN, Parnaíba-PI, Recife-PE, Salvador-BA, Santarém-PA e São Luís-MA nos dias 29 e 30 de agosto de 2020, iniciando às 10h15min e com término às 14h15min, horário oficial de Brasília DF, nos locais a serem divulgados na página do CIAGA na Internet a partir de 17 de agosto.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas sairão no dia 31 de agosto. Já o gabarito definitivo será divulgado pelo site www.marinha.mil.br/ciaga a partir do dia 18 de setembro, junto com o resultado preliminar.

Prepare-se:

No dia 25 de janeiro de 2021 serão realizadas as matrículas e o início do curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM-2020).

Sobre a EFOMM

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc. O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos, sendo:

Um período acadêmico composto de seis semestres letivos, em regime de internato, com saídas (licenças) nos fins de semana, feriados e nas férias escolares;

Um período de estágio embarcado com duração mínima de doze meses de efetivo embarque e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses. É realizado em embarcações mercantes, de apoio marítimo ("offshore") e/ou plataformas, quando os alunos, como Praticantes de Oficial de Máquinas ou de Náutica, terão a oportunidade de aplicar e praticar, com supervisão, os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico. Excepcionalmente, parte do estágio poderá ser realizada em embarcações militares.

Atribuições

Os profissionais da Marinha Mercante, oficiais e subalternos, distribuídos em diversas categorias, exercem suas atividades, normalmente, a bordo de embarcações mercantes, ocupando posições de extrema responsabilidade.

O Oficial de Máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo que, nessa última função, é o responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas que movimentam os grandes navios mercantes pelos oceanos.

Já o Oficial de Náutica é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Navegação, depois como Imediato e, após, como Comandante, sendo que, nessa última função, é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos mares do mundo.

Anexos