A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgou um novo edital para a realização de um concurso que busca provimento de uma vaga em cargo da Carreira do Magistério Superior. A vaga será para área de Gênero, Feminismo e Política.
O cargo de Professor Assistente exige doutorado na área de ciência política ou em áreas afins. A remuneração inicial é de R$ 13.288,85, por regime de trabalho de 40 horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva.
O turno de trabalho diurno e/ou noturno do candidato nomeado será definido pelo Departamento/Unidade. As atividades serão desenvolvidas no horário de acordo com a necessidade do Departamento/Unidade, sem direito de opção pelo candidato nomeado.
Inscrição e prova
As inscrições ocorrerão no período das 0h do dia 10 de novembro de 2025 até as 23h59min do dia 08 de fevereiro de 2026, apenas pelo e-mail concurso-prof-adjunto@fafich.ufmg.br. Será cobrada taxa de participação no valor de 215,99.
O concurso será composto de prova escrita com caráter eliminatório, julgamento de títulos e apresentação de seminário. As provas serão aplicadas em dia, hora e local a serem ainda divulgados pela Universidade.
Tipos de Prova
Fase 1 - Prova Escrita (Eliminatória)
- Caráter: Eliminatório.
- Objetivo: Avaliar o domínio teórico e metodológico do/a candidato/a na área do concurso.
Fase 2 - Julgamento de Títulos e Apresentação de Seminário
- Caráter: Classificatório (avaliação de méritos acadêmicos e capacidade de pesquisa/apresentação).
- Componentes:
-
-
Avaliação de Títulos: análise de produção acadêmica, experiência docente e formação.
-
Apresentação de Seminário: exposição oral de um projeto de pesquisa que represente a agenda de pesquisa do/a candidato/a.
-
Escopo do Seminário
O candidato deve apresentar um Projeto de Pesquisa autoral, alinhado com o ponto temático escolhido entre os indicados no edital. O tema/ponto precisa ser informado no ato da inscrição.
Pontos disponíveis para escolha:
- Teoria Política Feminista
- Epistemologias Feministas e Metodologia Científica aplicada aos Estudos de Gênero
- Gênero, Raça e Interseccionalidades
- Gênero, Poder e Representação Política
- Gênero, Governança e Políticas Públicas
- Gênero, Comunicação e Política
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.