A pandemia causada pelo novo coronavírus está forçando o adiamento de diversos concursos públicos previstos para 2020, incluindo o certame do Ministério Público da União (MPU). A suspensão foi anunciada pelo representante do Sindicato do órgão, Adriel Gael, em vídeo publicado no Youtube. Lá, Gael explica que o atual secretário-geral do MPU, Eitel Santiago, confirmou o adiamento do referido concurso para 2021 por causa do avanço do coronavírus pelo Brasil.

Em breve
Em breve
A divulgar
A divulgar

O representante do sindicato informa no vídeo que: "diante desse cenário, provavelmente o nosso concurso fique somente para o primeiro semestre do ano que vem".

Em todo país, há a suspensão de atividades como a realização de concursos e processos seletivos, para evitar o contágio da doença. Inclusive o Enem teve suas provas adiadas, estas que estavam previstas para novembro de 2020.

Então os interessados em trabalhar no MPU devem continuar com os estudos e aguardar as próximas decisões, pois o concurso continua nos planos da administração pública e será realizado após o término da crise causada pelo vírus.

Concurso do MPU seria realizado até o final de 2020

Antes da pandemia, o Ministério planejava realizar o concurso até o final do ano para reforçar o combate à corrupção e aos crimes ambientais no país, que seria ampliado com novas contratações de profissionais para o quadro de servidores do órgão.

Essa notícia foi passada ao jornalista da Folha de São Paulo, Frederico Vasconcelos, pela assessoria de impressa da Procuradoria Geral da República (PGR) em nota oficial, parte dela dizia que: "Nos meses de fevereiro e março o PGR proverá cargos de procurador da República em todo o Brasil, com a remoção de 16 membros e nomeação de 14 novos procuradores da República. Também está prevista a realização de concursos públicos para membros e servidores, até o final de 2020."

O Ache Concursos entrou em contato com a PGR para confirmar a realização do concurso, veja a resposta da assessoria de imprensa do órgão:

Novo concurso público do MPU está nos planos da administração pública.
Novo concurso público do MPU está nos planos da administração pública.

Último edital do MPU vence em dezembro de 2020

De acordo com o representante Gael, o sindicato pediu a suspensão da validade do último concurso do MPU por causa da pandemia. Mas em regra, o certame continua válido até dezembro deste ano, sendo que poderá ser prorrogado para o final de 2022.

O Ministério da União abriu inscrições em 2018 pela última vez, ofertando 47 vagas para os cargos de Técnico Administrativo e Analista, de nível escolar médio e superior respectivamente.